O Mapa Conceitual ou Diagrama de Venn da figura tem como objetivo explicar o “Conceito de Paradigma”, através das suas relações com outros conceitos atrelados.
Paradigma é um padrão de pensamento, um pressuposto filosófico, teoria ou conhecimento que serve como base para o estudo de um campo científico.
É um conjunto de conceitos nucleares para fundamentar um conjunto de teorias de um domínio do conhecimento, ciência ou arte.
É de grande importância para todas as ciências e artes.
O conceito de paradigma permite “amarrar e desamarrar” conjuntos ou sistemas de tradeoffs ou relações de causa e efeito.
Concebendo um paradigma como um conjunto, cada elemento do “paradigma”, é essencial e está conectado a todos os outros elementos e existem vários outros conjuntos de paradigmas que se sobrepõe e se conectam numa rede.
O paradigma é como um código genético que representa uma rede conceitual complexa, que tem múltiplos caminhos, nós e relacionamentos, topologias, interesses de tráfego, modelos, métodos e ferramentas especiais para ser planejado, desempenhado, controlado e ajustado, para serem “modelados”, “remodelados” e “quebrados”.
Ou seja, o estudo de paradigmas é de caráter complexo, que deve ser modelado e simplificado para ter sentido prático e ferramental, ou seja, ajudar a fazer e refletir sobre os resultados, de forma sistemática.
O conceito de paradigma conecta ou “enreda” vários outros conceitos como, filosofia, ciência, inteligência artificial, conhecimento, conjectura, contexto, circunstância, situação, problema, motivos, causa raiz, teoria, modelo, simulação, método, ferramenta, técnica, prática e tecnologia.
Pensar em paradigmas ajuda a pessoa e empresa a gerenciar o todo, alinhar as suas partes, de forma mais simples e abstrata e também de forma mais apartada, desamarrada, ou metacognitiva, sem se ater nos detalhes, e com isso direcionar a atenção e pensamento e todo o sistema cognitivo para pensar no pensar, olhar tático e estratégico.
Pensar em paradigmas leva ao estado mental difuso, relaxado, de resolução de novos problemas e problemas complexos.
Diante disso, uma das formas de um paradigma ser representado é por “uma realização científica que serve como modelo”, como um conjunto de métodos e valores concebidos para repetir e reproduzir resultados consistentes com a teoria.
Paradigmas podem ser representados por modelos lógico-matemáticos, por um conjunto de parâmetros que modelam equações matemáticas.
Paradigma é tudo aquilo que serve como exemplo, modelo ou padrão para definir ou fechar a “equação de um sistema”, seja cognitivo, emocional, econômico, empresarial, pessoal, e assim por diante.
Paradigmas estão são ancorados e enredados por outros paradigmas.
Paradigmas estabelecem uma “estrutura” mental que nos permite interpretar, analisar, avaliar acontecimentos do dia a dia.
São regras Estabelecem fronteiras, limites, restrições e devem ser quebrados com a evolução da ciência e arte.
É o conjunto de teorias, experiências vividas e métodos usados, que servem para organizar a realidade dentro da nossa mente.
É também a forma que o sujeito vê e interage com o mundo, ou sua visão particular e essencial do mundo ao redor.
Afeta a forma das pessoas, empresas e sociedade conceber e intergir com o mundo.
Nas ciências sociais, o termo “paradigma” é usado para descrever o conjunto de experiências, crenças e valores que afetam a maneira como um indivíduo percebe a realidade e responde a essa percepção.
Ou seja, o paradigma representa as regras fundamentais ou crenças essenciais que o ser humano explica a sua existência.
Mudanças de paradigmas normalmente representam saltos evolutivos, transformações, criações, inovações que geram vantagens competitivas de alta percepção de valor e utilidade.
Normalmente precisam que os envolvidos na cadeia de valor concordem com todas suas aplicações, mudanças no ambiene e justificativas de valor.
Devem ser regidos por normas e tem autoridade sobre o conhecimento humano.
Paradigmas tem associação direta com o mindset ou mentalidade ou perfil de inteligência emocinal de uma pessoa que afeta a forma de pensar e perceber w se comportar de uma pessoa.
Geralmente mudam adicalmente todo o processo de fabricação de um determinado produto, a oferta de um serviço ou transporte.
Na linguística os pa
radigmas
Exemplos de Mudanças de Paradigmas
Teoria da relatividade … tempo e massa são variáveis dependentes e não independentes como afirmava Newton.
Inovação de Valor … reduzir custos e desempenho ao mesmo tempo.
- Paradigma é uma palavra grega e significa “padrão de conceitos de um domínio de conhecimento”.
- Não foca especificamente num domínio e sim dá os contornos gerais dele.
- E também cria limites para a visão periférica e a imaginação.
- E neste ponto cria o tradeoff visão focada x visão perifèrica.
- O conceito de paradigma é usado para orientar o público ou audiência ou mercado sobre as regras que dominam o ambientee.
- Ilustrar ocorrências semelhantes ou legítimas no ambiente e fazer “conexões distantes no domínio”.
- A função da análise de paradigma é modelar e quebra de paradigmas.
- Paradigma são exemplos de “ações que ocorreram anteriormente e são semelhantes ou opostas àquelas em discussão presente”.
- Pode significar uma estrutura filosófica ou teórica de qualquer tipo
- Não é estruturado de forma rígida ou mecânica, mas criativa e flexível.
Paradigma e Estratégica .
Efetivamente falando, o conceito de paradigma ajuda a estabelecer o escopo e aplicação da ciência na empresa.
Perguntas paradigmáticas podem ser construídas para “cercar ou delimitar o escopo” da empresa, para melhor conhecer, medir, explorar e expandir o seu modelo de negócio.
Visualmente falando a análise de paradigma deve permitir traçar a “maquete da empresa” e à partir daí o melhor modelo de negócio a ser adotado.
Exemplos de “perguntas paradigmas” são:
- O que deve ser OBSERVADO e EXAMINADO?
- Qual o tipo de PERGUNTAS que devem ser feitas e sondadas para obter respostas em relação a este assunto, a essas “fronteiras”?
- Como deve ser a ESTRUTURA das PERGUNTAS?
- Quais as PREVISÕES feitas pela teoria primária dentro da disciplina?
- Como CONDUZIR EXPERIMENTO, com EQUIPAMENTO e FERRAMENTA?
- Como INTERPRETAR RESULTADOS das INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS?
Paradigmas e Viéses
A convicção de que o paradigma atual é a realidade tende a desqualificar evidências que possam minar o próprio paradigma e levar a um acúmulo de anomalias não reconciliadas, até a a derrubada revolucionária do paradigma vigente e sua substituição por um novo.
O processo de mudanças de paradigma compara-se à mudança perceptiva que ocorre quando nossa interpretação de uma imagem ambígua “muda” de um estado para outro, tal como a conhecida ilusão do coelho-pato …
Paradigmas e Dualidade
A ilusão do pato–coelho é uma imagem ambígua em que um coelho ou um pato pode ser visto.
Não é possível ver o coelho e o pato simultaneamente, mas eles coexistem.
Após ser usada pelo psicólogo Jastrow, a imagem tornou-se famosa por Ludwig Wittgenstein, como um meio de descrever duas maneiras diferentes de ver a mesma realidade.
Veja outros exemplos …
Paradigma, Ciência e Método Científico
Existem paradigmas mais estáveis, antigos ou mais difíceis de serem mudados, um exemplo disso, é o modelo padrão aceito na física.
Em contrapartida, outros são revolucionários, como a Inteligência Artificial, cujas fronteiras estão no estágio do ciclo de vida de crescimento e se expandem a cada dia.
Convivemos com vários tipos de paradigmas.
A essência e benefício fundamental do método científico é permitir investigações científicas ortodoxas sobre novos fenômenos que podem contradizer ou refutar paradigmas de um domínio da ciência.
Entenda ortodoxia da ciência como condição de cumprimento absoluto de todas as decisões, preceitos e ideais do método científico.
Paradigmas e Mudanças
As mudanças de paradigma tendem a aparecer em resposta ao acúmulo de anomalias críticas.
Alguns exemplos de mudanças de paradigma contemporâneas incluem:
- Ciência … mudança de “provar a verdade” para testar a “falseabilidade” da teoria.
- Marketing de Serviço … mudança de foco de gestão de produto para a gestão de serviços e processos.
- Transformação Digital … mudança de ambiente e processos de produção analógicos (pessoas) para ambientes e processos digitais (computadores).
- Redes de Comunicação SDN … transição de redes físicas baseadas em hardware e equipamentos para redes definidas por software.
- Computação em Núvem … mudança uso de recursos distribuídos e dedicados, para compartilhamento de recursos centralizados via rede Internet..
- Rede Internet … mudança de vários modos de comunicação privados de tecnologias fechadas e centralizada para uma arquitetura IP única de tecnologia aberta e descentralizada.
- Mobilidade … mudança de uso de recursos físicos fixos com movimentação de pessoas para recursos móveis para acompanhar as pessoas em qualquer lugar.
- Inteligência Artificial ... a transição da IA clássica (algoritmo especialista) para a IA orientada por dados (aprendizagem de máquina).
- Marketing Digital … a mudança de comprar de forma analógica para comprar de forma digital.
- Aprendizagem Cognitiva … mudança de aprender “o que” para aprender “como” ;
- Gestão do Conhecimento … mudar da educação tradicional professor aluno para a educação aprendiz e facilitação.
- Gestão de Informação … mudar de conteúdos para formatos.
- Gestão de Inovação … mudar o foco de criar para inovar – criar novos usos de algo já criado.
- Gestão de comunicação … mudar de conteúdos para formatos
- Imagens … mudar de texto para imagens que valem mais do que mil palavras.
- Conceitos … mudar de definições para conceitos, ao invés de universalizar
- Gestão de Dados …
- Gestão da Oferta … mudar a perspectiva de produto para necessidades do cliente.
- Gestão da Fluência Situacional em Vendas … mudar de fluência de produto r características para a conexão necessidades e soluções
- Gestão do Relacionamento … mudar de uma venda excepcional primoroza para uma venda segmentada em etapas.
- Autodidatismo ….
- aprender de forma Construtivista ou de ser “ensinado” para construir o saber.
O conceito é uma construção de sentido sobre alguma coisa ou tema determinado. Já a definição tende a representar o que a coisa ou tema é realmente. Ambos são construções sociais que permitem que uma ideia seja comunicada e compreendida
Avaliação da Mudança e Progresso de Pradigmas
Talvez a maior barreira para uma mudança de paradigma, seja a realidade da paralisia do paradigma : a incapacidade ou recusa de ver além dos modelos atuais de pensamento.
Pode ser difícil avaliar se uma determinada mudança de paradigma realmente levou ao progresso … explicar mais fatos, explicar fatos mais importantes ou fornecer melhores explicações, porque a compreensão de “mais importante”, “melhor “, etc. mudou com o paradigma.
Existem muitas situações que as duas versões da realidade são incomensuráveis
Outro uso da palavra paradigma é no sentido de ” visão de mundo “. Por exemplo, nas ciências sociais, o termo é usado para descrever o conjunto de experiências, crenças e valores que afetam a maneira como um indivíduo percebe a realidade e responde a essa percepção.
Os cientistas sociais adotaram a expressão kuhniana “mudança de paradigma” para denotar uma mudança na forma como uma determinada sociedade organiza e compreende a realidade. Um “paradigma dominante” refere-se aos valores, ou sistema de pensamento, em uma sociedade que são mais padronizados e amplamente aceitos em um determinado momento. Os paradigmas dominantes são moldados tanto pela bagagem cultural da comunidade quanto pelo contexto do momento histórico. Huchin [34]descreve algumas condições que facilitam um sistema de pensamento para se tornar um paradigma dominante aceito:
- Organizações profissionais que dão legitimidade ao paradigma
- Líderes dinâmicos que introduzem e propõem o paradigma
- Revistas e editores que escrevem sobre o sistema de pensamento. Ambos disseminam as informações essenciais para o paradigma e dão legitimidade ao paradigma
- Órgãos governamentais que dão crédito ao paradigma
- Educadores que propagam as ideias do paradigma ensinando-o aos alunos
- Conferências conduzidas que são dedicadas a discutir ideias centrais para o paradigma
- Cobertura da mídia
- Grupos leigos, ou grupos baseados nas preocupações dos leigos, que adotam as crenças centrais do paradigma
- Fontes de financiamento para pesquisas futuras sobre o paradigma
Outros usos
fzer você olhar o leão e percorrer circullarmente as várias perspectivas, desde as mais am´las às mais próximas, envolvidas nas várias camadas, ou estágios que podemos explorar do pensamento estratégico.
Cada um desses estágios são estados mentais que crregam pacotes de conceitos, procedimentos, qualidades para resolver determinados tipos de problemas, desde os mais distantes até os imediatos.
Pergunte para você mesmo, como explorar essas várias visões e ganhar com isso em termos de cogição e tomada de decisão?
Ao tentar responder essa pergunta, olhando para o mapa, é possível você ter uma visão rápida da minha compreensão e o porque do uso da ferramenta e seu propósit e benefícios.
O mapa estratégico “olhar da montanha” é uma ferramenta mental ou cognitiva para orientar o pensamento estratégico, em em várias situações ou escopos.
sobre o pensar estratégico.
PARADIGMAS ESTÃO NO CENTRO DO PENSAMENTO E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E IMPORTANTEMENTE, PODEM SER REVISITADOS, ELIMINADOS e AMPLIADOS.
Paradigmas como tudo mudam e por estarem muitas vezes longe do pensamento cotidiano são esquecidos.
Para para pensar em paradigmas diferenciar um pensador comum de um pensador estratégico.
Um pensador estratégico entenda como um pensador como eu e você. que usa ferramentas mentais paracalibrar paradigmas.
A criação e inovação é fruto da capacidade humana em ajustar paradigmas.
A ciência e o método científico é a ferramenta racional par testar, refutar, ajustar, inovar paradigmas.
A reflexão, a gestão, o pensamento crítico é a forma filosófica, científica e artística, de manter sempre na mente a percepção, atenção, acesso imediato aos nossos paradigmas e não esquecê-los.
A fluência no trato de paradigmas eu vejo como característica presente em todos os saltos qualitativos e avançoes nos seres humanos e mais particularmente nas empresas.
Paradigmas orientam o propósito, que orienta objetivo, que orienta a análise de situação; análise de situação orienta a fomulação de metas; estas suportam as estratégias que são sintetizados no plano; o plano é renovados a cada ciclo de gestão, é uma “síntese pró-ativa” de intensões e orientações práticas das execuções, uso de recursos, técnicas, ferramentas, desempenhos, controles e ajustes.
A análise de paradigma não é um tipo de análise pontual, ao contrário, é difusa, ampla e perene … está em você o tempo todo, de forma destilada, pelos processos e estados mentais predominantes de cada indivíduo.
Paradigmas empresariais
Uma vez entendido o conceito de paradigama fica mais fácil e claro, compreender o conceito de proposição de valor.
Quais são os paradigmas empresariais?
Qual a sua resposta para essa pergunta?