Storytelling é uma das técnicas mais eficientes para deixar um conteúdo atrativo. … é a arte de contar histórias, usando, para isso, técnicas de roteiros, scripts, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.
Na empresa podemos usar a contação de histórias em varias situações:
Contar história da marca.
Descrever clientes alvo, através de personagens, situações, contextos, paradigmas, necessidades, coisas importantes e parecidas com aquelas vivenciadas pelo potencial comprado. inspira e motivar fazer mudanças lucrativas e vantajosas.
Veja este check list para ajudar a contar qualquer história!
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Ckeck List – Como Contar Histórias
Veja este check list para ajudar a contar qualquer história!
- Focar na“ “plateia” … esse é o primeiro passo … quem será o cliente alvo para selecionar: 1) história, 2) personagens, 3) forma, 4) conteúdo e 5) momento mais adequados para contá-las … a melhor forma de filtrar e selecionar o cliente ideal é via marketing de relacionamento, marketing digital, ferramentas de relacionamento e segmentação do tipo funil de marketing.
- Atenção e Interesse … não focar em produtos; contar situações, necessidades, problemas, insatisfações, desejos e soluções de sucesso e prováveis para a platéia; as pessoas dão ouvidos áos problemas e suas soluções e não para produtos.
- Encantamento … “conheça a ti mesmo” … encantar NÃO é bajular e sim ser autêntico, trabalhar o seu interior, vem de dentro para fora, é ser bem humorado, ousado e divertido; exige autoconsciência e empatia, primeiro a história tem que nos encantar, para depois encantar a vizinhança.
- Motivar as pessoas … as histórias criam não só encantamento, mas uma atmosfera motivacional para o ouvinte transformar a história contada em sua própria ideia e experiência; olhar novos caminhos de solução; se automotivar e irradiar a sua motivação.
- Imaginação … quando lemos , escutamos ou contamos histórias, muitas partes do nosso cérebro se iluminam e criamos imagens; isso é muito mais do que a leitura de fatos e dados … “imagens valem mais do que mil palavras”.
- Replicação … histórias são mais fáceis de serem memorizadas e propagadas pelas pessoas; facilitam o marketing boca a boca.
- Tomada de decisão … as histórias devem ser ajustadas e endereçadas para despertar gatilhos emocionais e influenciar as decisões das pessoas.
- Promoção indireta … contar histórias é um método usado para promover ofertas e empresas de forma indireta; tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo.
- Gerar confiança e fluência. Você pode aumentar o seu desempenho a cada história que conta e refinar a sua linguagem corporal e verbal.
- Fluência situacional … quando contamos uma história bem planejada, podemo observar a atenção e interesse das pessoas e aplicar planos de referência pré concebidos e atrelados as histórias e ganhar fluência situacional.
Contar história > Cliente Alvo > Problemas > Desejos > Atração > Encantamento > Motivação > Memorização > Reprodução > Influencia > Promoção > Fluência Situacional
O processo é acumulativo … O primeiro passo é fundamental … use essa sequência de estágios como check para contar histórias de sucesso!