O aprendizado ativo com repetições espaçadas reduz o esquecimento e aumenta a velocidade da aprendizagem!
Como o aprendizado é afetado pelo conhecimento e compreensão anteriores?
Em 1885 o filósofo Hermann Ebbinghaus na busca de responder essa pergunta produziu a famosa Curva do Esquecimento que mostra como as informações são perdidas ao longo do tempo “quando não há tentativa de retê-las” na memória de longo prazo.
(… a curva mostra o esquecimento natural do cérebro quando não existe ação deliberada pela pessoa …e a partir daí o que pode ser feito pelo sujeito para melhorar o processo de aprendizado do objeto e objetivo do seu conhecimento … )
A curva explica que a maior parte do esquecimento se produz nos primeiros momentos logo após o processo de aprendizagem.
A decadência é significativa durante a primeira hora.
Após 20 minutos retemos 58% das informações (o declínio mais acentuado!)
Em 1 hora a retenção cai para 44%.
Em 24 hs para 33%, após 24 hs a curva fica nivelada e …
Caso não haja uma revisão, após 1 mês, restará apenas 20% de informação retida.
A velocidade do esquecimento depende de vários fatores:
- dificuldade.
- significância do assunto.
- forma de representação.
- fatores fisiológicos.
- estresse
- sono
Esse esquecimento não é por falta de qualidade da leitura … ele é normal!
Se não reutilizamos as informações, o nosso cérebro “deleta” ou “perde o acesso”.
É necessário o sujeito agir deliberadamente para o não esquecimento.
É necessário avisar o cérebro que trata-se de informação importante a ser retida na memória de longo prazo para poder ser acionada depois.
Depende de técnica que prendemos naturalmente ao longo do tempo e pode ser “fortemente alterada” pela ação, deliberada.
A repetição no aprendizado aumenta o intervalo ideal antes da próxima repetição ser necessária.
A repetição gera economia.
Retenções quase perfeitas podem exigir repetições iniciais diárias, mas depois podem ser feitas intervalada de anos.
O aprendizado ativo e inteligente reduz o esquecimento
São exemplos de métodos e ferramentas a leitura ativa, anotações, resumos, mnemônicos, mapas mentais, mapas conceituais e prática deliberada.
Neuroplasticidade da Memória
O esquecimento fisiológico da memória a faz mais adaptativa, eficiente, econômica, gerenciável, organizada e segura.
Lembrar e Esquecer são dois lados da mesma moeda.
Apagar informações irrelevantes ajuda o cérebro a se concentrar em aspectos mais importantes na tomada de decisões do dia a dia.
Lembrar é a forma como avisamos para o nosso cérebro o que é importante não esquecer.
Se lembrássemos de tudo o que já ouvimos ou vimos, nossa memória seria um grande emaranhado de informações inúteis atrapalhando a atividade cognitiva.
O fato de esquecermos determinados eventos, em especial aqueles de menor relevância, proporciona uma grande economia cognitiva.
O esquecimento denota que o nosso sistema de memória é adaptativo e retém apenas as informações mais relevantes para agir sobre o meio.
A memória diz respeito a retenção e recordação, a retenção é como escrever e a recordação é como reler o que foi escrito.