Modelo de Fila Erlang C

Na teoria das filas , uma disciplina dentro da probabilidade , a fila M/M/c (ou modelo Erlang–C é um modelo de filas multiservidor. As chegadas formam uma única fila e são governadas por uma distribuição de  probabilidade de Poisson , existem “c”  servidores e os tempos de atendimento dos trabalhos são distribuídos exponencialmente.  É uma generalização da fila M/M/1 que considera apenas um único servidor.  Distribuição de…

Tradeoffs de Dimensionamento de Recursos

Na Matriz de Tradeoffs são descritos as relações de compromisso entre NS, carga de trabalho, ocupação, tamanho da equipe, skill, eficiência,TMA, carga nos recursos e ROI. Veja 6 princípios e tradeoffs que são usados pelo conhecimento básico de de teoria de filas para dimensionar, monitorar e gerir sistemas estocásticos, que caracterízam-se por trabalharem com cargas…

Modelo de Fila de Erlang

Objetivo: Resumir os modelos de Erlang utilizados para dimensionar recursos troncos telefônicos, de recursos e agentes. O modelo de erlang é um mdelo matemático estatístico criadono início do sistema de telefonia, O seu objetivo é responder a pergunta: quantos troncos telefônicos (recursos) são necessários para atender um determinado volume de chamadas de usuários na unidade…

Erlang e Teoria de Filas

A “teoria de Erlang” faz parte de uma teoria maior chamada “Teoria de filas”. Erlang é uma medida estatística de volume de tráfego telefônico. O modelo de Erlang B é utilizado para dimensionamento de recursos (não admite fila de espera) e o modelo Erlang C é utilizado para dimensionamento de agentes (admite fila de espera).…