A “teoria de Erlang” faz parte de uma teoria maior chamada “Teoria de filas”.
Erlang é uma medida estatística de volume de tráfego telefônico.
O modelo de Erlang B é utilizado para dimensionamento de recursos (não admite fila de espera) e o modelo Erlang C é utilizado para dimensionamento de agentes (admite fila de espera).
A fórmula de Erlang diz que a probabilidade de bloqueio GoS é função da intensidade de tráfego A e número de canais de serviços N.
(ou seja, modela a taxa de sucesso e qualidade de serviço pela probabilidade de bloqueio).
A probabilidade de bloqueio na fórmula de Erlang significa qualquer congestionamento no servidor ou ocupação de tronco.
GoS (G) ou a probabilidade de encontrar canais ocupados na engenharia de tráfego, é um parâmetro importante: expressa o “nível de qualidade” exigido do sistema de comunicação para atender uma carga de trabalho com uma capacidade de serviço.
Modelo de Fila – Erlang B e C
Dois modelos são muito usados em teoria de tráfego:
- Erlang B. Não existe formação de fila … se uma requisição encontrar um recurso ocupado ela é descartada e não entra na fila … por exemplo, no caso de dimensionamento de linhas telefônicas, fixa e celular … uma chamada ou solicitação de serviço, quando encontra o destinatário ocupado, é descartada. O usuário deverá tentar o acessar o recurso até conseguir.
- Erlang C. Existe formação de fila. Se uma requisição encontrar um recurso ocupado, ela irá aguardar na fila até ser atendida. Esse modelo é aplicado em redes de computadores, como a Internet, contact centers, serviços digitais em rede, onde os usuários ficarão na fila por um determinado tempo. É fácil perceber que o resultado do dimensionamento resultante da fórmula Erlang C gerará uma quantidade de recursos maior do que a fórmula Erlang B, mas também existem vários outros fatores que interferem e diminuem a disponibilidade do servidor e esse efeito é contrabalanceado.
Conclusão
Para dimensionarmos recursos para ofertas de tráfego aleatório, devemos usar teoria de filas.
A fórmula Erlang B é usada para dimensionar recursos sem fila de espera.
A fórmula Erlang C para sistemas com fila de espera.
A fórmula de Erlang correlaciona: Taxa de bloqueio, intensidade de tráfego e número de servidores.