Um sistema é um grupo de elementos em interação ou inter-relacionados que agem de acordo com um conjunto de regras e tradeoffs para formar um todo unificado.
A teoria dos sistemas combina vários domínios da ciência … vê o mundo como um sistema complexo de partes interconectadas.
Explicar os sistemas, variáveis circunstanciais, escopo, limites e gargalos.
Tomar decisões … definir e escolher componentes que estão dentro do sistema e quais estão fora.
Modelar sistemas … representar simplificadamente a relação entre objetos, pessoas, tempo, ambientes, causas e efeitos, procedimentos e capacidades.
Prever comportamentos … analisar situações no presente e passado, identificar padrões mais complexos e prever o futuro.
Aplicar o método científico … aplicar conceitos e princípios cientificamente testados.
Pensamento Sistêmico
O pensamento sistêmico é habilidade adquirida para resolver problemas em sistemas complexos .
Busca mudar a “visão de mundo mecânico linear e estruturado” para uma “visão dinâmica, interconectada e orgânica”.
Com relacionamentos e ciclos de realimentação.
Prover uma visão não linear.
Voltada para resolver problemas mais complexos, como no ambiente de negócios.
Pensar sistêmico ou sistemático é estudar as coisas como um sistema de relações de causa e efeito.
Onde partes de um todo trabalham em sinergia para um propósito comum.
Tal como acontece na vida real, como no nosso corpo, mente e empresas, tudo é um sistema interconectado.
Pensar Sistêmico é pensar Holístico .
É o conceito de que uma teoria só pode ser entendida em sua totalidade.
Holismo é a ideia de que vários sistemas (por exemplo, físico, biológico, social) devem ser vistos como um todo, mais do que meramente uma coleção de partes e afirma que “o todo é maior do que a soma de suas partes”.
O pensamento holístico está na base do pensamento sinérgico.
Leva a uma interação ou cooperação que leva a um todo maior do que a simples soma de suas partes.
É uma abordagem intuitiva e racional.
Inclui fatores psicológicos e sociais, ao invés de apenas suas condições físicas ou sintomas.
Pensar Sistêmico é a habilidade de organizar as informações na mente do sujeito para tornar um “sistema de produção” mais produtivo.
Gerenciar as atividades em ciclos de 4 passos PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes
Essa forma simples de pensar a gestão permite sistematizar qualquer projeto, atividade ou tarefa, como comprar, vender, desenvolver conteúdo, fazer contatos, investigar.
Revisões Sistemáticas
A revisão sistemática é considerada a ferramenta mais confiável para identificar e resumir as evidências existentes no ambiente de negócio.
Pode ser descrita como a aplicação de Plano de Perguntas Diagnósticas.
O objetivo é ara aplicar as mesmas questões, em ciclos de PDCA diferentes e avaliar as mudanças nas respostas.
Revisões Sistemáticas incluem:
- pesquisa de informações
- critérios de categorização
- processo de seleção
- avaliação da qualidade.
- extração de dados
- frequência de interaçõe.
- resultados
- conclusões.
Esse método simples de perguntas e respostas sistemáticas, por iníduos e times, é projetadao para evitar vieses e tornar os resultados e conclusões tão objetivos quanto possível.
Revisões sistemáticas criam o hábito da gestão da informação e identificação e reflexão de mudanças.
São práticas retrospectivas e dependem fortemente da qualidade dos dados e informações.
Revelam viéses e resultados diferentes sobre a hipótese investigada e pode gerar conclusões diferentes à partir dos mesmos dados.
Quem
O pensamento sistêmico deve estar presente na mente de todos os colaboradores da empresa, para prover compreensão do todo, partes e papel de cada um.
Exemplo de usos do pensamento sistêmico …
Empresário … modelo de negócio da empresa, componentes e relações
Gerentes de produto … estratégias do ciclo de vida das ofertas de produtos e serviços.
Gerentes de marketing … desenvolver campanhas de aquisição, monetização e fidelização.
Vendedores … avaliar o que priorizar para atingir os objetivos de venda e de marketing (empatia sistêmica).
RH … desenvolver ganho de escala na educação e treinamento empresarial.
Por quê …
Reconhecer a complexidade de determinados problemas e a necessidade de olhar apurado, continuado, científico.
Resolver problemas mais complexos, envolvendo multivariáveis aleatórias que trabalham interconectadas.
Aplicar as técnicas de resolução de problemas e pensamento analítico.
Fazer inferências … analisar e prever o futuro do sistema (você, família, empresa, mundo), com foco no conjunto.
Buscar o conhecimento do todo para entender melhor as suas partes.
Entender as relações de causa e efeito entre as partes e o todo.
Como
- Pensar como um sistema … tudo pode ser modelado como um grupo de elementos em interação ou inter-relacionados, que agem segundo regras, para formar um todo unificado … fazer mapas mentais e conceituais, pensar em modelos de negócios, simulações, processos, serviços … é pensar sistêmico.
- Pensar científico … usar métodos científicos para fazer e testar hipóteses e teorias, de forma controlada, para não só entender as relações de causas e efeitos no sistema, como também explicar, prever mudanças no todo (sistema) e suas partes e interferir nessas relações e resultados.
- Pensar crítico … pensar profundo, reflexivo, criterioso, cuidadoso, em camadas, para pensar sistêmico e tratar a complexidade e abrangência dos problemas que se propõe a resolver … entender que não existe pensamento sistêmico sem pensamento crítico.
- Pensar sistêmico
- Compreender a importância do todo e sua influencia nas partes, sem desmerecer as partes.Pensar na forma (todo) que sintetiza os conteúdos (partes). Analisar a influência do todo nas partes … o ambiente, espaço, tempo, limites, estrutura, propósito, processos e funcionamentos … ir além das partes através de uma perspectiva maior que contempla todas as outras partes de um domínio de conhecimento alvo.Todo sistema deve ser mais do que a soma de suas partes interdependentes, naturais ou artificiais.O pensamento holístico é diametralmente oposto ao pensar egocêntrico.
- Identificar as oportunidades de aplicação do pensamento sistêmico Criar modelos ou mapas conceituais que associa diferentes elementos que compõem um sistema, para que ele possa ser simulado e analisado em funcionamento e as relações de causas e efeitos possam ser percebidas.
Diferenças entre Pensamento Sistêmico e Analítico
A principal (e dramática) diferença é que o pensamento analítico parte de um único problema específico e busca as diversas e possíveis causas, enquanto o pensamento sistêmico parte de diversos problemas (“sintomas” sistêmicos), aparentemente desconexos, para chegar à uma única causa central.
O pensamento sistêmico é aplicado para problemas mais complexos e estratégicos, envolvendo múltiplos fatores, variáveis, novos cenários, altos volumes de informação, aleatoriedade, risco, ampliar a realidade, agregar inteligência artificial e permitir identificar padrões nunca antes percebidos.
O pensamento sistêmico usa os outros tipos de pensamento para modelar a realidade e resolver os problemas de uma forma completa.
Por exemplo, o pensamento sistêmico ajuda a escolher o melhor método (eficácia), enquanto o pensamento analítico aplica o método de forma eficiente (eficiência) … ou seja, um pensamento complementa o outro … devem trabalhar de forma balanceada.
O pensamento sistêmico é mais complexo e exige mais das capacidades cognitivas e é importante para todos.
Principalmente perceber que as coisas são mais complexas do que parecem e que você coopera e é influenciado por esse sistema … ou seja você é mais influenciado do que influi … não pensar sistêmico é como não pensar nas forças que regem a sua vida além da sua vontade.
O pensar sistêmico é é pensar fora da caixa
A escolha entre aplicar o pensamento sistêmico ou analítico não é importante, mas sim saber usá-los de forma combinada
O que é a solução avaliar cenários novos e menos conhecidos o pensamento analítico pode ser uma ferramenta limitada, não que seja ruim, mas pode levar a bloqueios filosóficos ou de resolução de problemas novos …
o pensamento analítico é ótimo para coisas bem conhecidas e ambientes bem controlados, já o pensamento sistêmico é mais diferenciado e utilizado em ambientes novos e menos estruturado e sem fronteiras, envolvendo múltiplas disciplinas.
- sabera diferenças entre um pensamento e outro é importantes para você saber usar essas duas ferramentas ou mais importante do que iss, saber usar as duas estratégias …
- Usa o pensamento analítico para ajudar a compreender a complexidade do sistema e como as partes contribuem para a operação do sistema como um todo.
- Pensar sistêmico é ver tudo interconectado, como tudo na vida e o modelo mental precisa considerar isso na sua essência.
- É uma forma de pensar para evitar ou resolver conflitos interpessoais, sociais, organizacionais, envolvendo múltiplas variáveis.
Pensar sistêmico tem aplicação no planejamento estratégico para “gerar um norte”, sincronizar as partes e evitar tomar decisões isoladas.
- Exige ir além do individual e subjetivo e entrar em uma consciência coletiva única, em uma rede propositadamente construída com outras pessoas.
- Sintetizar a compreensão do todo … descrever partes e conexões que constituem a dinâmica do todo e como tudo está interconectado, ciclos e fluxos de feedback.
- Intervir em ciclos de PDCA … pelo entendimento do tipo e dinâmica do sistema.
- Ver o mundo na ótica de processos … isto significa que os sistemas se alteram com o passar do tempo, podemos então pré-supor mudanças periódicas que podem ser cíclicas.
Pensamento analítico – parte de um único problema específico e busca as diversas e possíveis causas.
Pensamento Sistêmico parte de diversos problemas (“sintomas” sistêmicos), aparentemente desconexos, para chegar à única causa central.
O pensamento científico usa uma grande variedade de métodos científicos que adotam regras ou teorias testadas e aprovadas, para desenvolver uma “experiência bem controlada” e produzir “conhecimento científico”.
Saiba mais. Pensamento Focado e Difuso.