Analogia e uma forma de pensar sobre semelhanças entre diferentes fenômenos da natureza … é o tipo de pensamento mais básico que usamos.
O pensamento analógico está na base de todos os outros tipos de pensamentos racionais.
É um tipo de pensamento que cria abstrações e simplificações por semelhanças.
É uma operação cerebral para aumentar a eficiência cognitiva, processar e armazenar informações.
Analogia diz respeito a relações semelhantes entre relações (e não entre conceitos).
Facilita a compreensão, aprendizagem e comunicação.
Analogia e Lógica
A analogia é um tipo de argumento de semelhança entre relações que precisa ser validado pelos outros tipos de pensamentos, principalmente o pensamento lógico.
Podem evoluir para argumentos indutivos, dedutivos e abdutivos.
Características do Pensamento Analógico
Quais são as características do pensamento analógico?
Conceito … analogia é uma relação de semelhança entre relações, acontece quando a relação de “A com B” e “C com D” são semelhantes entre domínios diferentes.
Aprendizagem … analogia é fazer associações entre relações entre conceitos novos e antigos e expandir o conhecimento.
Transferência de Conhecimento … analogias ultrapassam as fronteiras entre domínios do conhecimento e possibilitam usar ideias, aprendizado ou especialização de um domínio para obter descobertas em outros.
Resolução de Problemas … analogias ajudam a projetar o conhecimento de uma situação bem compreendida e solucionada para outra menos familiar ou mais abstrata.
Tomada de Decisão … as analogias facilitam compreender novas situações à partir de situações semelhantes e tomar decisões mais rápidas.
Comunicação … uma boa analogia vale mais do que mil palavras … ajusta a linguagem entre fonte e destino e melhora a compreensão da informação.
Lógica … o pensamento analógico formula ideias via comparações e o lógico as valida, para que conceitos diferentes e indesejáveis do “análogo” passem para o que se quer representar, ensinar ou comunicar.
Incerteza e Criatividade … o raciocínio analógico não oferece certeza, somente uma certa dose de probabilidade, mas abre o espaço para a invenção artística e científica.
Quando não compreendemos alguma coisa, a causa está em não termos encontrado nenhuma referência nos conhecimentos já adquiridos para incorporar a nova informação e integrá-la em seu sistema cognitivo … ESTÁ FALTANDO ANALOGIA … associações.
Resumidamente falando, o pensamento analógico usa conceitos de semelhança, associação, comparação, categorização e metáfora.
Aplicação das analogias exige cuidados para que conceitos diferentes e não desejáveis do “análogo” passem para o que se quer ensinar ou comunicar.