- Abdutivo … fazer inferências lógicas à partir de observações mais simples e prováveis para chegar a uma conclusão plausível, pensar diferente e complementar ao pensamento de dedução e indução … um tipo de pensamento científico … analisar conclusões (efeitos) e regras para se chegar as premissas (causas).
- Analógico … criar e fazer associações, analogias ou representações de novos conceitos usando semelhanças entre conceitos familiares e mais próximo … facilitar comparações, compreensão e comunicação.
- Analítico … dividir e enumerar um “todo” ou “problema” em partes menores e mais fáceis de serem resolvidas.
- Artístico … expressar emoções, história, cultura, valores estéticos, beleza, harmonia, equilíbrio, funcional
- Cartesiano … pensamento racional, metódico, matemático, geométrico, que busca evidencias, usa a análise e síntese, enumeração e perguntas hiperbólicas ou céticas, para ganhar conhecimento e resolver problemas.
- Científico … aplicar métodos não refutáveis, para ganhar conhecimento, formular, testar, validar, comunicar hipóteses e conclusões.
- Criativo … produzir novas ideias, experiências, realidades, quebrar paradigmas, buscar soluções flexíveis, originais, artísticas e funcionais.
- Crítico … conduzir o pensamento filosófico para julgar ou atingir um objetivo, de forma disciplinada, neutra e com sabedoria.
- Dedutivo – fazer inferência partindo de uma certeza mais geral para a interpretação de dados ou fatos mais específicos (causas e efeitos).
- Deliberativo … tomar decisões com lógica, critérios, valores e princípios éticos.
- Difuso … estado mental relaxado ou de atenção não focada; adequado para a solução de novos problemas, criação e inovação.
- Estratégico … projetar o futuro, antever os efeitos das ações, inovações e criações.
- Filosófico …. metafísico, lógico, epistêmico, ético, estético, político.
- Focado … pensar de forma concentrada para resolução de problema ou executar tarefa.
- Epistêmico … gerir o conhecimento, formular objetivos, estratégias e ferramentas para aprender
- Ético … gerir comportamentos; – regular, distinguir e orientar bom comportamento e intensões.
- Holístico … avaliar e distinguir as características essenciais do todo, além das suas partes componentes.
- Indutivo … raciocinar lógico, do específico para o geral, que considera um número suficiente de casos particulares para concluir uma verdade geral. … pensamento científico.
- Inovativo … ir além de ser criativo e desenvolver novas aplicações para as criações.
- Intuitivo …
- Lógico … pensar de forma estritamente baseada em regras de validade ou inferência, com argumentos, premissas e conclusões.
- Metafísico … pensar na existência, no propósito da vida, pensar além da física, categorizar os conceitos fundamentais.
- Objetivo …centrar no objeto, que não depende do sujeito que o detém, para compreender, explicar, buscar verdades.
- Operacional Prático … fazer planos; aplicar o conhecimento de maneira simples e adaptável ao ambiente para atingir metas.
- Racional … … basear na razão e conhecimento.
- Reflexivo … pensar crítico sobre si mesmo, mudar crenças, valores e comportamentos.
- Sistêmico … entender holístico; como diferentes partes dos sistemas se inter relacionam e influenciam o todo.
- Subjetivo … visão condicionada somente por sentimentos e afirmações arbitrárias do sujeito.
- Tácito … pensar baseado na prática, experiência e habilidades individuais e não traduzível por linguagem.
- Tático …
Este check list lista 30 tipos de pensamentos e os descreve rapidamente.
É um guia rápido para “estudar pensamentos”.
Explicita as semelhanças e diferenças entre vários tipos de pensamentos.
Objetiva facilitar a compreensão dos principais tipos de pensamento e comparar semelhanças e diferenças.
Ajuda a introspectar, fazer “leituras ativas” espaçadas … voltadas para um objetivo cognitivo específico.
Facilitar estudar, refletir re planejar pensamentos mais adequados para situações.
Pode ser usado para metacognição que é a auto regulação e auto monitoramento do pensamento.
Planejar formas de pensar, combinar pensamentos, montar esquemas de pensamentos e entender melhor como se combinam e levam a estados mentais convenientes para tratar vários tipos de situação.
Compreender as principais semelhanças e diferenças entre os pensamentos.
Diagnosticar os pensamentos dominantes individual e empresarial.
Identificar gaps de pensamento e comportamentos.
Suportar a prática de pensamentos específicos na execução de tarefas e alinhamento de equipes.
Formular planos de referência para acionar e desenvolver pensamentos.
Conscientização
De uma forma geral, as empresas dão pouca atensão gestão do conhecimento (epistemologia empresarial) e menos ainda a gestão do pensamento.
Por falta de orientação, atenção e ferramentas, não cultivam os “pensamentos empresariais” fundamentais.
Para ganhar fluência, agilidade precisamos direcionar a atenção para compreender e projetar os estados mentais individuauis, táticos e coletivos mais apropriados.
Pensamento e Inteligência
Ser inteligente é saber escolher o melhor pensamento para tomar decisões.
O pensamento é uma das funções findamentais da cognição humana: pensamento, atenção, percepção, memória, linguagem e aprendizagem.
As funções cognitivas trabalham em conjunto e geram estados mentais, que só o sujeito tem acesso “epistêmico” privilegiado.
Externamente, os pensamentos só podem ser inferidos à partir de sinais externos.
Existem várias abordagens para estudar e compreender o pensamento e suas relações com estados mentais, consciência, intensão e função.
Gestão do Pensamento
Todos os de pensamento listadas estão presentes e podem ser desenvolvidos pela gestão empresarial e individual.
Os pensamentos e hábitos, precisam ser gerenciados e repetidos em razão da neuroplasticidade – a capacidade cerebral de esquecer.
Os pensamentos mais tivos aivos não serão esquecidos e os menos ativos ficarão adormecidos e até esqucidos.
Esse check list rápido sobre pensamento tem como objetivo sumarizar e ajudar a entender e “esmiuçar” os vários tipos de pensamento.
Observe que todos os pensamentos estão interconectados e podem ser acionados à partir de outros.
Cada pessoa tem um mix de pensamentos dominantes baseados nas suas crenças, valores e modelos de negócios.