A abstração é um processo cognitivo para captar de forma simplificada e significativa a essência do mundo real.
É a ação ou efeito de abstrair, isolar mentalmente um elemento ou uma propriedade de um todo, para considerar individualmente.
É uma forma de representar e racionalizar a realidade, perceber, comparar ambientes, tarefas, memorizar, comunicar, aprender, ensinar, especializar e a partir daí ganhar vantagem competitiva.
É uma “habilidade nuclear” a ser desenvolvida pelo sujeito e empresa, como base para desenvolver as demais habilidades cognitivas.
Está diretamente associada a capacidade intelectual e inteligências lógica, matemática, linguística, espacial, fisico-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, artística e musical, naturalista.
É fundamental para fazer exames mais profundos sobre as próprias experiências ou sobre o que ocorre de mais íntimo em si próprio.
Aumenta o desempenho cognitivo, desenvolve a musculatura cerebral e mental.
Abstração, em ciência cognitiva, pode ser definida como “modelagem conceitual de habilidades mentais” ou ” modelo de arquitetura do pensamento”.
Por que estudar e usar a abstração?
Abstração está na base do processo de conceituação.
Conceituar é um processo cognitivo de alto nível que usamos para definições, formulas, equações, análise, síntese, enumeração, categorização, analogia, avaliação, julgamento, argumentação, indução, dedução, abdução, conclusão.
O estudo e aplicação de abstrações na empresa, dirigido para tarefas, produtos e serviços, desenvolve o “sujeito epistêmico” que estuda teoria do conhecimento e reflete sobre a sua natureza e suas relações dinâmicas e recíprocas com o objeto do seu conhecimento.
Modela o conhecimento e inteligência através de vários níveis de abstração, conectados de forma espiral, automonitorados e autoregulados.
Monitora e mede o conhecimento e inteligência do sujeito, sua capacidade de fazer abstrações, representar a realidade e resolver problemas.
Ajuda a desenvolver métodos científicos, produtos e serviços de informação e conhecimento.
Check List
Aplicações da Abstração
- Analise … dividir um todo abstrato (conceito) em partes mais simples, de várias formas, perspectivas, escalas e dimensões como etapa de resolução de problemas.
- Aprendizagem … adquirir conhecimento e inteligência, pensar como pensamos e integrar experiência e processo de aprendizagem.
- Contação de histórias … narrar, improvisar narrativas, interagir, comunicar, separar o todo em emoções, significados, gestos, ritmos, entonações, expressão facial, silêncios.
- Enumeração … bem ordenar, contar, determinar, quantificar elementos rever circunstâncias, sequenciar partes.
- Expansão da realidade … prover uma imagem mental, quebrar barreiras físicas e paradigmas.
- Imaginação … representar objetos segundo qualidades dadas à mente através dos sentidos, produzir imagens, ideias, concepções, visões de um indivíduo ou de um grupo.
- Intelectualização … desenvolvimento do pensamento crítico.
- Inteligência emocional … conscientização, desenvolvimento da autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade,
- Introspecção … absorver mentalmente a realidade, ajustá-la e interpretá-la, internalizar estímulos externos captados pelos sentidos, lembranças evocadas da memória, perceber si mesmo.
- Matemática … é o exemplo da pura abstração – uso de variáveis, constantes, operadores e regras, de forma ordenada e dedutiva, estuda e cria modelos de objetos abstratos, como números, figuras, equações e funções, para representar a realidade.
- Modelo de pensar … gerar idéias, conceitos, parâmetros, princípios, métodos, ferramentas, conhecimento e habilidade para representar e gerir a forma de pensar.
- Operação intelectual … é uma forma de pensar e “formular o discurso lógico” para a solução do problema, conflito ou tomada de decisão, poder dominar, resolver e sistematizar.
- Operação mental … combinar funções cognitivas, pode ser gerenciada, desenvolver habiliades cognitivas específicas, com insumos, recursos, funções, procedimentos e produtos cognitivos.
- Pensamento de nível superior … transformar conhecimento do senso comum em conhecimento de nível superior” filosófico ou científico.
- Quebra de paradigmas … expandir e modificar leis que governam o contexto, e estabelecem limites, barreiras físicas e mentais.
- Memorização … recriar experiências passadas, memórias vívidas com mudanças imaginadas.
- Solução de problemas … enumerar, analisar, sintetizar e concluir soluções de problemas.
- Metacognição … automonitorar e autoregular os processos cognitivos
- Relevância … a abstração é uma das coisas mais profundas e fundamentais do ser humano … está no núcleo do siertema cognitivo humano.
- Racionalização … justificar logicamente um comportamento.
- Teorização … especular, considerar, argumentar, fazer hipóteses, raciocinar, mediar, e assim por diante.
- Treinamento Cognitivo … treinar tarefas, descrever, imaginar, narrar e ouvir histórias e lições aprendidas.
- Visualização … formar imagens que não estão à vista; transitar e refletir em várias perspectivas.
Saiba mais … Check List
Abstração está na núcleo do sistema cognitivo humano, permite o cérebro abstrair a realidade para selecionar, resolver, interpretar memorizar, simbolizar, aprender.
Exemplos de Abstrações
Matemática … é uma ciência puramente abstrata; usa variáveis, constantes, operadores e regras para fazer abstrações de forma ordenada, equações, funções, etc.
Contrato de serviço … um documento com foco na essência do negócio e papel social, sem entrar em detalhes dos processos, recursos e produtos envolvidos.
Programas de computador … conjunto de intruções ou abstrações que o computador entende e realiza operações lógicas.
Comunicação … uso das palavras e sentenças para escrever e ler.
Interfaces … na programação orientadas a objetos para a simplificação de centenas de linhas de programação.
Informação … o processamento e formatação de dados como nomes, números, imagens, símbolos, palavras, desenhos, fórmulas, mapas, para informar e reduzir incertezas.
Etc.
Como fazer Abstrações?
- Formular objetivo do conhecimento para liderar e alinhar o processo de abstração.
- Criar conceitos associados aos objetivos para especificar, mensurar, posicionar, temporalizar.
- Olhar o objeto do conhecimento em várias perspectivas para identificar situação corrente e possíveis.
- Definir escopo conjunto de conceitos que representam a realidade e foco do objetivo do conhecimento.
- Analisar conceitos e suas relações com conceitos vizinhos.
- Identificar e explicitar caminhos lógicos.
- Sintetizar conceitos num conceito novo.
- Buscar o essencial e esconder conceitos e relações desnecessários.
- Não focar em representar a realidade como ela é exatamente.
- Focar na forma simples para facilitar a conceituação e demais operações mentais.
- Introspecpectar a realidade , absorvê-la e interpretá-la, tentar perceber a intimidade da própria experiência
- Pensar racional, para interpretar e compreeender a experiência além de fazer e acessar um nível de compreensão e abstração superior.
- Aprender teorias, métodos, ferramentas que permitam modelar, simular e reproduzir sentimentos e pensamentos.
- Justificar valor para proposições, pensamentos, métodos, ferramentas, tarefas, produtos, serviços e soluções.
- Imaginar movimentos que não existem e poderiam existir.
- Visualizar e analisar situações estratégicas.
- Encurtar uma ideia por não considerar todos os aspectos.
- Idealizar e criar uma ideia geral de um problema a ser resolvido.
- Identificar e filtrar atributos associados a objetos.
- Criar mecanismos para autoregular e automonitorar pensamenos e tarefas (metacognição).
( são muitas formas e essa ista está longe de ser exautiva).
Saiba mais … Check List
Problemas resolvidos em um nível abstrato não têm garantia de serem soluções reais para o problema original, mas se a abstração for realizada de maneira significativa, eles têm uma grande probabilidade de aplicabilidade.
Gerar um símbolo na mente associado a realidade.
Não se concentrar no complexo, ou não levar em consideração várias coisas ao mesmo tempo, e sim separar, selecionar e se concentrar em algo específico; montar o “quebra cabeça”; exige seletividade.
Selecionar linguagem para pensar de forma abstrata e flexível, não presa ao concreto, mas dependente dele ou relacionada a ele.
Abstração é uma das coisas mais profundas e fundamentais estudadas pelo ser humano, que cria regras e conceitos que redefinem a própria forma de pensar.
Existem várias formas de fazer abtrações mais conscientes, com maior nível de utilidade e qualidade, que possam facilitar a aprendizagem de tarefas de forma acelerada e continuada.
Na empresa, isso é feito pelo processo de gestão individual e coletiva.
Técnicas e ferramentas de abstração devem ser estimuladas e desenvolvidas pela gestão da empresa para induzir e facilitar o processo de abstração e vários tipos de pensamentos adequados e efeicientes.
Isso passa necessariamente em saber fazer operações conceituais, gerar planos de referência, intruções e ferramentas de gestão de tarefas.
O processo de gestão e conceituação modelam as abstrações e ajudam a direcionar os pensamentos e compirtamento das pessoas na execução das tarefas.
Teste seu Conhecimento
- O que é abstração?
- Quais são os tipos de abstração
- Porque a abstração é “tão” importante?
- Quais os conceitos chave relacionados a abstração?
- Quando aplicar a abstração na empresa?
- Como pode ser desenvolvida, estimulada, controlada, acionada, via método científico?