De uma forma geral existem 2 categorias de métodos para aumentar a memorização: 1) melhor representação na memória (mnemônicos ) e 2) repetição espaçada.
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A repetição espaçada distribui as atividades de aprendizagem ao longo de vários dias, de forma espaçada.
A revisão e repetição do aprendizado é fundamental já que reduz o esquecimento.
Não se pode deixar passar muito tempo para recordar, caso contrário a informação será apagada da memória de longo prazo e você terá que recomeçar do zero.
A releitura é um método adequado para fazer exercícios de “ repetição espaçada” quando se passou um tempo significativo após a leitura de um bloco de informação.
Continuar o estudo quando você já entendeu bem o material é chamado de sobre aprendizagem … você precisa cuidar para não exagerar na repetição da sobre aprendizagem para não desperdiçar o seu tempo.
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Para transferirmos informações entre as memórias de curto e longo prazos e recuperá-las quando necessário, é necessário tempo e prática … uma forma de fazer isso é usar a técnica de “repetição espaçada” … repetir o que você deseja reter (solução de problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias.
Entender e Compreender não são suficientes para criar e enraizar blocos de informação na memória de longo prazo, é necessário praticar.
Quando você se dedica a entender um determinado assunto, são criados traços de memória, conexões ainda fracas.
Quando você pratica, uma abstração, via uma ferramenta, manipula com bloco de informação mentalmente, em mais contextos, ele fica mais forte na sua mente.
Quanto mais praticamos, “mais enraizamos” o bloco e tornamos ele sólido e marcado na memória de longo prazo.
Diante disso, é importante na fase inicial do aprendizado, reforçar o padrão de aprendizado para que ele não desapareça da sua memória de longo prazo.
A repetição espaçada é o método recomendado para fazer isso.
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O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho. No entanto não é possível aprender sem repetição.
Porque a repetição grava o aprendizado na memória de longo prazo?
A “Repetição Espaçada” constrói estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários dias. Prolongar a prática de repetir o que você deseja reter por alguns dias faz a diferença.
Experiências demonstram que a prática de repetição espaçada por alguns dias é muito mais efetiva do que se você repetir várias vezes durante um único dia.
Podemos constatar isso quando deixamos para estudar apenas na véspera de provas ou discursos e poucos dias depois já esquecemos boa parte do todo.
Repetição Espaçada.
A Repetição Espaçada é a técnica de repetir o que você deseja reter (palavra, problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias … trabalhar o “objeto do aprendizado” diversas vezes em diferentes perspectivas, para que possa ser tratado de forma mais profunda em diferentes momentos … isso exige saber reconhecer e aplicar a melhor técnica cognitiva para as diferentes situações.
- O nosso cérebro esquece rápido e uma de suas características fundamentais é a plasticidade, que é a capacidade de se renovar e gerar novos neurônios … jogar fora o que não está em uso e criar novas conexões.
- Diante disso, para não esquecermos uma informação, precisamos repeti-la até que ela seja gravada na nossa memória de longo prazo.
- Um aprendizado ativo que passa por um processo de repetições espaçadas reduz o esquecimento e aumenta a velocidade e qualidade da aprendizagem.
- A repetições espaçadas constroem estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários ciclos e dias.
- O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho … no entanto não é possível aprender sem repetição.
- Uma boa prática é saber configurar repetições espaçadas usando diferentes ferramentas de aprendizagem, apropriadas para as diferentes situações da jornada de aprendizagem.
Boas Práticas para Repetição Espaçada
Sequência | Atividades Chave | Descrição |
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1o Passo Planejar | Planejar PDCA Metas SMART Blocos de 30 min. Ferramentas Foco no Processo | 1. Identificar o objetivo – descobrir, entender, compreender, aprender, comunicar, ensinar ou especializar? 2. Usar o método PDCA e elaborar um plano simples segmentado em “n blocos de 30 minutos”. 3. Dividir blocos de 30 minutos em 2 partes – 25m de trabalhado focado e 5m de pensamento difuso ou recompensa. 4. No final de cada bloco checar o desempenho … atingi o objetivo em 30 minutos? … segui o plano? evitei distrações e interrupções? Quais os ajuste no plano ou execução? |
2o Passo Preparar | Preparar Leitura de Helicóptero Escopo Estrutura Relevâncias Pontos de Atenção | 1. Fazer leitura rápida ou “exploratória” ou “escopo” do aprendizado. 2. Observar estrutura, capítulos, títulos, subtítulos, tópicos, imagens, palavras chave, perguntas, conclusões e testes. 3.Anotar passagens relevantes para atingir os objetivos SMART. 4. Identificar passagens dispensáveis ou que possam ser mais rapidamente entendidas. 5. Sinalizar para o cérebro conceitos e relações importantes e de interesse que devem ser exploradas e memorizadas. |
3o Passo Leitura | Leitura detalhada. Seletividade Relevância Compreensão Tempo Custo | 1. Selecionar o bloco de informação (objeto de aprendizagem) que será alvo de leitura detalhada, baseado nos passos 1 e 2. 2. Focar tendo como referência informações do planejamento (metas) e preparo (estrutura do conteudo) . 3. Descartar informações não relevantes 4. Fazer uma leitura de compreensão, com atenção e foco, para as passagens relevantes. 5. Identificar os novos conceitos e seus significados e fazer anotações via “associações” com conceitos conhecidos |
4o Passo | Anotações Marcar Associar Resumir Observar Memorizar | 1. As anotações são usadas para comentar, esclarecer, elucidar, explicar e fazer associações. 2. Anotar exige concentrar atenção, escrever, relembrar, fazer associações, conexões neurais e memorizar. 3. As anotações podem ser marcações, símbolos, desenhos, imagens, frases e palavras chave. 4. São úteis para facilitar próximas sessões de repetições espaçadas e a jornada de aprendizagem como um todo. 5. Dentre as vantagens da anotação estão melhor memorização e compreensão de texto. |
5o Passo | Reflexão Checar Autoconsciência Pensar Meditar Autoconscientizar Perceber | 1. Pensar e analisar o que está fazendo, fez, experimentou, aprendeu e como aprendeu. 2. Ampliar a visão e compreender causas e consequências do aprendizado. 2. Pensar e analisar o que está fazendo, fez, experimentou, aprendeu e como aprendeu. 3. Entrar em contato consigo mesmo. 4. Assumir o controle e fazer mudanças pensamento reflexivo significa ter uma visão mais ampla e compreender todas as suas consequências. |
6o Passo | Imaginação e Visualização | 1. Se conscientizar que imagens valem mais do que mil palavras. 2. Usar imagens para facilitar entender, compreender, aprender, memorizar comunicar e ensinar. 3. Avaliar o nível de entendimento, compreensão, aprendizagem e comunicação pela facilidade de associar imagens. |
7o Passo | Questionamento | 1. Esclarecimento… qual o entendimento, intenção, essencialidade, conceitos, exemplos? 2. Suposições … eu posso supor isso? 3. Evidências ou linhas de raciocínio … quais são as evidências? 4. Pontos de vista ou perspectiva … existem alternativas? 5. Implicações e consequência … qual a gravidade e urgência? |
8o Passo | Sumarização e Resumo | Sumarizar 1.Focar na essência do objeto do aprendizado. 2. Informar o necessário e suficiente. 2. Gerar uma versão encurtada do bloco de informação para permitir velocidade de compreensão e comunicação. 3. Usar frases e palavras chave para serem lembradas. 4. Focar na essência do objeto do aprendizado. 5. Aplicar uma estrutura claramente organizada em termos espacial, lógico, sequencial e cronológico. Resumir = Sumarizar + Interpretar + Opinar … |
9o Passo | Relembrar | 1. Fechar os olhos e tentar lembrar “rapidamente” dos conceitos recém aprendidos. 2. Avaliar se as informações e conceitos foram compreendidos e memorizados. 3. Avaliar a necessidade de uma nova repetição espaçada. 4. Sempre relembrar a sessão anterior no início de uma nova repetição espaçada. 5. Sempre relembrar a sessão corrente no final de uma repetição espaçada. |
10o Passo | Mapas Metacognitivos | 1. Usar mapas mentais e mapas conceituais permite registrar o aprendizado com metalinguagens combinando conceitos, palavras chave, imagens, cores, desenhos, hierarquia. |
Repetição Espaçada
- A formação de blocos tem como princípio selecionar as ideias principais, exige seleção (tomada de decisão) e conscientização, que são processos cognitivos de enraizamento de blocos de conhecimento.
- No processo de formação de blocos de informação a recordação deve ser espaçada;
- Não se pode deixar passar muito tempo para recordar, caso contrário a informação será apagada da memória de longo prazo e você terá que recomeçar do zero.
Releitura x Relembrar
A releitura é um método adequado para fazer exercícios de “ repetição espaçada” quando se passou um tempo significativo após a leitura de um bloco de informação.
- Recordar é uma das ferramentas mais eficientes para o aprendizado; é muito mais eficaz do que reler; demanda muito mais concentração da atenção.
- A simples leitura pode dar a ilusão de competência.
- O melhor tipo de autoteste é recordar, “fechar o livro” e tentar se lembrar do que leu; quando recordamos exigimos concentração do cérebro
- Praticar problemas e conceitos em uma variedade de situações ajuda a construir blocos enraizados e com riqueza conceitual;