A educação é o sistema que reune processos e recursos para facilitar ensinar e aprender, adquirir conhecimento e inteligência.
A educação transfere conhecimento, desenvolve a inteligência e a pessoa como ser humano e ensina a construir o conhecimento.
A educação pressupõe uma rede de pessoas com a intenção de aprender.
Conhecimento é o acúmulo de informaçõe que gera substância, algo concreto, consolidado … conhecimento só existe, se gera mudança qualificável e quantificável.
Pode-se ser muito inteligente e se ter poucos conhecimentos, e poucas coisas realizáveis, como também, se ter muito conhecimento e não ser muito inteligente.
Cada lado dessa moeda tem seu valor, justificação, aplicação e diferenciação e estão “umbilicados”.
O conhecimento é fruto da inteligência e têm uma relação dual, onde um afeta o outro sempre.
A sabedoria poderia ser definida como o balanço perfeito entre essas duas partes.
O mais comum é um ser preditivo do outro, já que o conhecimento é fruto de um processo inteligente, que é influenciado pelo conhecimento.
Metaforicamente falando podemos dizer que inteligência está mais para a forma e conhecimento mais para conteúdo.
Ser inteligente é a capacidade mental de aprender e solucionar problemas, tomar decisões, criar e inovar.
Nós seres humanos precisamos e lidamos com diferentes tipos de educação: familiar, corporal, intelectual, técnica, especializada, e assim por diante.
A educação empodera a pessoa desenvolve a personalidade, identidade, razão, moral, autoconsciência, comportamento, cultura e direito de propriedade …. e essa lista é infinita.
Quando estudamos e aprendemos, estruturamos e desenvolvemos funções cognitivas, como a atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem, aprendizagem, que suportam o “conhecimento e a inteligência – a capacidade de aplicar o conhecimento.
Tudo isso é genericamente conceituada na neurociência como conexões neurais (daí vem o nome de redes neurais ou redes de computadores que simulam o sistema neural humano) .
São como uma grande rede de computadores bilhões de conexões, conectando neurônios, formando autoestradas de informação e conhecimento, que vão se construindo e se autodistruindo pelo fenômeno da neuroplasticidade (capacidade de esquecer para tornar o cécrebro mais eficiente e sem lixo … o que não se usa, vira lixo).
As atividades, métodos e ferramentas filosóficas, científicas e empresariais têm como propósito fazer o sujeito ativar caminhos, acessar estados mentais superiores, se familiarizar com esses estados mentais, descrevê-los e experencià-los.
A teoria e prática de educar e ser educado “integra” novos componente funcionais dinamicamente em arranjos memoráveis, na mente humana, de forma cada vez mais abstrata (compactada) e eficiente, adicionando e sobrepondo camadas de inteligência, verdadeiros “containers” de conceitos formatados, como “novas lentes perceptivas”, que apuram a visão do sujeito e a transforma em conhecimento científico e intuitivo (este, uma espécie de destilado cogntivo, sem uma formulação consciente, mas experencialmente bem concebida).
No cenário atual, na era da sociedade da informação, da sociedade do conhecimento e da sociedade de bens de serviço, a educação é a chama que ilumina a inteligência humana e artificial.
Diferença entre Educação e Aprendizagem
Educação
Educação é um processo de dar a alguém os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento pessoal … transmitir saber dar ensino e instruir.
O conceito de educar inclui transferir conhecimento e construir conhecimento.
É desenvolver mecanismos para estimular o raciocínio, aprimorar senso crítico, faculdades intelectuais, físicas e morais.
O homem é um ser que precisa de educação, orientação e informação continuamente.
O fluxo de informação e conhecimento não deve parar.
A educação é algo que cabe em qualquer lugar.
Aprendizagem
Aprendizagem é um processo mental de aquisição de conhecimento, via experiências afetadas por fatores emocionais, neurológicos, relacionais, ambientais e educacionais.
A aprendizagem muda comportamentos.
É o resultado da interação de estruturas neurais do cérebro com o meio ambiente.
Aprender envolve modular atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem … de forma consciente.
Depende do sistema educacional e dos recursos e tecnologias de aprendizagem.
No construtivismo, corrente epistemológica mais moderna e em crescimento, especialmente apropriada para o ambiente das empresas e de tarefas, o foco da estratégia pedagógica está na implementação e uso de ferramentas, interação, práticas e técnicas, aprender e trabalhar são a mesma coisa, e diante dessa quebra de paradigma aprender e trabalhar on the job ou aprender a trabalhar e trabalhar e aprender.
Para que isso sejua possível é necessário mudanças na forma traducional de educar e aprender.
A figura do professor é substituída por um sistema de facilitação e mediação, focado no uso, interpretação, padronização, experienciação menos teoria e mais prática teórica – prática baseada em modelos e métodos e ferramentas científicas.
Existe aí, um redirecionamento de foco e habilidades de transferência de conhecimento para construção de conhecimento.
Em vez de guardar o resultado, memoriuzar a fórmula ou equação e recsolver uma categoria de problemas e soluções, sem abandonar e menosprezar o impotante papel da memória, mas usá-la de forma mais eficaz, eficiente e produtiva.
Através de práticas e ferramentas mentais de aplicação diária criar o hábito científico e artístico ou qualquer outra especialidade ou ciência de valor que se queira endereçar.
O sujeito não é mais professor, vira facilitador, co-autor ou mediador do “processo de construção do conhecimento e métodos de aprendizagem” e não um “transferidor de conhecimento”.
A educação é o “cultivo sábio, esperançoso e respeitoso da aprendizagem, realizado na crença de que todos devem ter a chance de compartilhar a vida”.
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