
A Metodologia “Baron Emotional Intelligence Quotient (EQI)” é uma ferraenta de autodignose da inteligência emocional, publicada em 1996 e bastante usada … É considerada uma medida válida e confiável de inteligência emocional baseada em revisão independente … as avaliações são normalmente feitas por supervisores, colegas de trabalho e subordinados diretos no trabalho, bem como por amigos e familiares.
Descrição | Pergunta de Diagnóstico | |
Auto Estima. | capacidade de respeitar e aceitar-se como basicamente bom | Estou satisfeito comigo mesmo? |
Autoconsciência | capacidade de reconhecer seus sentimentos. | É difícil para mim descrever meus sentimentos? |
Assertividade | capacidade de expressar sentimentos, crenças e pensamentos, e defender seus direitos de forma não destrutiva. | É difícil para mim dizer não quando eu quero? |
Independência | capacidade de ser auto-direcionado e auto-controlado em seus pensamentos e ações, e ser livre de dependência emocional | Eu costumo me apegar aos outros? |
Auto-realização | É a capacidade de perceber suas capacidades potenciais, | Eu tenho uma boa ideia do que eu quero fazer na vida? |
Empatia | capacidade de estar atento, entender e apreciar os sentimentos dos outros | Sou bom em entender como as outras pessoas se sentem? |
Responsabilidade social | é a capacidade de se demonstrar como um membro cooperativo, contribuinte e construtivo do grupo social | Eu me incomodo em tirar vantagem de outras pessoas, quando elas merecem. |
Relações interpessoais | capacidade de estabelecer e manter relações mutuamente satisfatórias que se caracterizam pela intimidade e por dar e receber afeto. Um exemplo é: eu não mantenho contato com amigos. | Eu mantenho contato com amigos? |
Teste de realidade. | capacidade de avaliar a correspondência entre o que é experimentado e o que objetivamente existe. | Eu tendo ao exagero? |
Flexibilidade | Capacidade de ajustar as emoções, pensamentos e comportamentos a situações e condições em mudança. | É facil par mim me adaptar a novas condições? |
Resolução de problemas | Capacidade de identificar e definir problemas, bem como gerar e implementar soluções potencialmente eficazes. | Geralmente fico preso quando penso em diferentes formas de resolver problemas? |
Tolerância ao Stress | Tolerância ao estresse é a capacidade de resistir a eventos adversos e situações estressantes sem desmoronar ao lidar ativamente e positivamente com o estresse | Me mantenho em equilíbrio |
Controlar um impulso | é a capacidade de resistir ou retardar um impulso, unidade ou tentação de agir., e um exemplo é: eu costumo explodir com raiva facilmente. | Eu costumo explodir com raiva facilmente? |
Otimismo | é a capacidade de olhar para o lado mais brilhante da vida e manter uma atitude positiva mesmo diante das adversidades. |
Pontuações médias a acima da média no EQ-i ™ sugerem que o entrevistado é eficaz no funcionamento emocional e social, o que significa que ele provavelmente é emocionalmente e socialmente inteligente.
Quanto mais altas as pontuações, mais positiva é a previsão para um funcionamento eficaz no atendimento das demandas e pressões ambientais.
Por outro lado, a incapacidade de ser eficaz em um bom desempenho e a possível existência de problemas emocionais, sociais e/ou comportamentais são sugeridos pelos escores baixos.
Pontuações significativamente baixas em – Tolerância ao Estresse, Controle de Impulsos, Responsabilidade Social, Teste da Realidade e Resolução de Problemas – indicam o potencial para sérias dificuldades no enfrentamento diário.

Inteligência
A inteligência está por trás da capacidade de perceber, pensar, sentir e agir de forma que gerencie efetivamente as demandas ambientais e ajude a alcançar resultados construtivos.
Inteligência Cognitiva – QI
Grande parte das pesquisas tradicionais sobre inteligência tem se concentrado no papel da inteligência cognitiva (QI), que é definida como a capacidade de: entender, aprender, lembrar, pensar racional e resilver problemas
- Entender … qual a lógica?
- Aprender … como aplicar o conhecimento?
- Lembrar … memorizar, fazer conexões neurais
- Pensar racionalmente … usar a lógica, experiências passadas, fatos e pesquisas para planejar e tomar decisões.
- Resolver problemas.
Capacidade Mental Geral
Acredita-se que as habilidades cognitivas existam em uma hierarquia com o mais alto nível referido como capacidade mental geral (GMA), dividida em inteligência fluida (Gf) e inteligência cristalizada (Gc).
- Gf refere-se ao processamento de informações … e capacidade de raciocínio.
- Gc refere-se à capacidade de memorizar … adquirir, reter, organizar informações em vez de processar.
Uma analogia muito usada sugere que a inteligência cognitiva é como um computador com Gf sendo o processador de informações e Gc sendo as memórias.
Pesquisas mostraram que a capacidade mental geral GMA permanece estável ao longo da vida de uma pessoa, tem uma base genética significativa, está associada a desempenho do trabalho, proficiência em treinamento
Inteligências Múltiplas
Gardner (1983) expandiu o conceito de inteligência cognitiva, sugerindo que a inteligência abrange elementos cognitivos e pessoais (emocionais).
Inteligências Emocional
- O componente pessoal (emocional) inclui dois componentes gerais referidos como habilidades intrapessoal e interpessoal.
- Salovey e Mayer (1990) define IE como a capacidade de perceber, entender, expressar, facilitar e gerenciar emoções em si mesmo e nos outros.
- Goleman (1995) popularizou o conceito de IE como “capacidade de reconhecer e gerenciar emoções em nós mesmos e em outros para que nos ajude a lidar com as demandas e pressões ambientais”.
- Critérios sugeridos e posteriormente atualizados por Salovey e Mayer (1990, 1997) para desenvolver a Inteligência emocional são centrados na percepção, consciência, compreensão, expressão, facilitação e gestão da emoção dentro de si e apoiando os outros a fazer o mesmo.
Os cinco componentes principais são:
- Intrapessoal … autoestima, autoconsciência, independência, autorealização.
- Interpessoal … empatia, responsabilidade social e relações interpessoais.
- Adaptabilidade … flexibilidade e resolução de problemas.
- Humor geral … otimismo e felicidade.
- Autocontrole … inclui tolerância ao estresse e controle de impulso.
Pesquisas mostram que as conceituações e medição da IE têm um impacto positivo no desempenho individual, desempenho da equipe e performance organizacional, na satisfação dos funcionários, atendimento ao cliente, satisfação do cliente, sucesso de vendas, liderança, mudança organizacional, gestão de conflitos.
Inteligências Cognitivas, Emocionais e Desempenho
Tanto o QI quanto o QE são preditores significativos de desempenho em uma ampla gama de situações de desempenho … e a associação entre inteligência emocional e desempenho se torna mais positiva à medida que a inteligência cognitiva aumenta
- A inteligência cognitiva é um melhor preditor de desempenho em tarefas individuais, enquanto a inteligência emocional é um melhor preditor de desempenho no trabalho em equipe.
- Essa abordagem de competência emocional em grupo para modelar a dinâmica e o desempenho da equipe sugere que tanto o QI quanto o QE contribuem para a eficácia do trabalho em equipe.
Membros da equipe com IC suficiente, mas com IE insuficientes EQ podem encontrar-se em uma situação onde eles não têm a competência emocional necessária para tirar proveito de sua inteligência cognitiva … e que pode ser ainda mais agravada pela capacidade relativamente menor de gerenciar a dinâmica emocional desafiadora associada ao fracasso. Um membro da equipe que é um ativo cognitivo pode se tornar um passivo da equipe como resultado de um QE insuficiente, ou um membro da equipe com QI marginal, mas com EQ relativamente maior, provavelmente será considerado um ativo para a equipe devido à sua capacidade de apoiar padrões de engajamento construtivos e emocionalmente competentes que ajudam a equipe a desenvolver confiança e coesão.
Avaliação de Pensamento Crítico de Watson Glaser.
O Watson Glaser (Watson & Glaser, 1980) é um teste de capacidade mental geral que visa as habilidades importantes envolvidas no pensamento crítico que exige responder oitenta perguntas.
O teste é composto por cinco seções que medem as seguintes habilidades cognitivas – inferência, reconhecimento de suposições (hipóteses), dedução, interpretação e avaliação de argumentos.
- Inferência … capacidade de discriminar entre graus de verdade ou falsidade de inferências extraídas de determinados dados.
- Suposição … envolve reconhecer suposições ou pressupostos não declarados em determinadas declarações ou afirmações.
- Dedução … determinar se certas conclusões necessariamente seguem a partir de informações em determinadas declarações ou premissas.
- Interpretação … requer avaliar se generalizações ou conclusões com base em determinados dados são justificadas.
- A avaliação dos argumentos requer a distinção entre argumentos fortes e relevantes e aqueles que são fracos e irrelevantes para uma questão ou questão específica.
- O teste demonstra correlações significativas com outros testes de capacidade mental geral, desempenho acadêmico (Coate, Lehman, & Stranak 2005) e desempenho do trabalho (Spector, Vance, Schneider, & Hezlett 2000). O teste é amplamente utilizado na indústria como uma ferramenta de seleção para prever o sucesso em empregos que requerem pensamento crítico.