O que é?
Definição é uma explicação clara e concisa de um conceito.
Combina palavras chave e conceitos para descrever conceitos e pode variar em precisão e popularidade.
Existem diferentes tipos … intencional, extensional, descritiva, estipulativa, etc, cada qual com seu objetivo.
- A “definição estipulativa” guia uma discussão específica e só é rejeitada se contiver uma contradição lógica.
- Já a definição descritiva pode ser julgada como certa ou errada.
- No entanto, a definição precisa, estende a definição de dicionário (“definição lexical”) com um elemento adicional, para restringir a definição que faz referência.
Quem?
#
Quem participa e se beneficiará?
O responsável.
O leitor.
Os interessados.
Porque?
A definição é usada para permitir um “entendimento comum” de uma palavra, um conceito ou assunto.
E embora tenhamos a tendência de definir corretamente nossas palavras e frases para que todos entendam, muitas vezes não fazemos isso com nossas atividades, projetos, programas ou iniciativas.
Na maioria das vezes, fazemos isso mal, ou superficial … estamos mais acostumados a ler definições do que fazer definições.;
Por que é normal dificuldades para definir as coisas se isso é tão importante?
R: A racionalização para definir algo de forma adequada, chegar à sua natureza essencial, é difícil, não acontece simplesmente … é preciso esforço, conhecimento e habilidades.
Qual o valor que o esforço de definição fornece?
Saber definir permite vários benefícios … comunicação, planejamento, reflexão, conceituação, especificação
- Atentar.
- Aprender.
- Conceituar.
- Comunicar.
- Contextualizar.
- Circunstanciar
- Estruturar
- Explicar.
- Informar.
- Memorizar.
- Padronizar.
- Planejar.
- Precisar.
- Resumir.
- Sintetizar.
- Refletir.
- Refletir e estruturar a mente antes de “começar” alguma coisa.
- Avaliar a perspectiva paradigmática do definidor.
- Comunicar o padrão a ser seguido.
- Expressar um modo de pensar.
Saiba mais. Definições de Marketing