
Definições de Marketing

Marketing é um dos principais componentes da gestão empresarial … para criar, comunicar, entregar e comercializar (trocar) ofertas para atender as necessidades, problemas, desejos e insatisfações de clientes e interessados”… estão interconectados e interdependentes com outras funções de da empresa, visando atingir o interesse e a satisfação do cliente”
Marketing é uma ciência multidisciplinar, que envolve outras ciências como Educação, Psicologia, Neurociência, Economia, Tecnologia de Informação … mas também é uma arte que busca a criação, conceitos, habilidade imaginativa, beleza, emoções, sentimentos, satisfação , relacionamento, para atrair clientes e facilitar a venda de produtos e serviços.
Marketing está atrelado ao Plano de Marketing, que define tudo; cuja parte estratégica define objetivos, SWOT, estratégias, pesquisas, situação corrente (SWOT), concorrência, orçamento e avaliação de desempenho e a parte tático operacional descreve o mix de marketing com estratégias 7Ps – produto, preço, promoção, praça, pessoas, processos e evidências físicas” (Colaborae)”.–