Conceitos são fundamentais para construir o conhecimento e inteligência na empresa, são usados como como ferramenta cognitiva, metacognitiva e de mediação, para ganhar educar, ensinar ganhar compreensão dos objetos e objetivos do conhecimento.
Conceitos são aConceitos são construtos do conhecimento e da aprendizagem conceitual.
São estrutruras gregárias e inteligentes construúdas pelo intelecto e pensamento crítico.
Aumentam o desempenho cognitivo e raciocínio lógico para deduzir, induzir e abduzir.
Facilitam a analogia e investigação de semelhanças entre coisas e conceitos.
Conceitos ajudam a desenvolver a inteligência cognitiva, emocional e científica na empresa.
Têm alta relação com pensamento crítico, aprendizagem, modelagem, mapeamento conceitual, mediação semiótica, modelagem e “gestão construtivista” do conhecimento da empresa.
bserve o mapa … uma referência gráfica que explica uma perspectiva para explorar a compreensão do “conceito do que é conceito”, como uma referência inicial de escopo a ser explorado … vale denotar a grande vantagem do uso de mapas conceituais e mentais, que transfere para o leitor vários caminhos ou formas não lineares de descrever relações entre coisas e conceitos (abstrações mentais).
Definições sobre o que é “Conceito”
A palavra “conceito” tem origem do latim “conceptus” … “coisa concebida” ou “formada na mente”.
Existem várias definições sobre o que é “conceito”, que se complementa e ajudam a compreender a sua importância.
Definições sobre o significado de “conceito”
Ato do Pensamento … estruturado, profundo, significativo, interpretável e repetitível.
Objeto do Conhecimento …
Bloco de Informação … conjunto de dados formatados para transportar significado, facilitar o processamento e aquisição de conhecimento.
Ferramenta Mental … utensílio, instrumento, artefato, meio, método, ténica, procedimento para aumentar o desempenho cognitivo.
Compreensão … descrição do entendimento das relações de causa e efeito entre sujeito e objeto, num dado contexto e situação.
Construto … produto construído a partir de conceitos, sem evidencias empíricas.
Explicação … descrição da compreensão da realidade por um sujeito sobre um ou conjunto de objetos ou conceitos.
Ideia … imagem mental descrita por meio de palavras, símbolos, proposições, sentenças e formas.
Gatilho mental … fator externo ou intero ao sujeito que pode acionar conceitos, atenção, pensamento, percepção, memória, emoção, sentimento, desejo e ação.
Modelo – a forma ideal, o paradigma, tendo por função a criação de outros como ele; já modelos teóricos são construções hipotéticas, teorizadas, modos de explicação que servem para a análise ou esclarecimento de uma realidade concreta.
Síntese … um conceito que representa ou signisfica um grupo de conceitos para descrevr uma oferta, produto. serviços, solução, que resolve uma necessidades, problema ou desejo específico.
Símbolo … uma marca, sinal, palavra; indica, significa ou é interpretada como a representação de uma idéia ou conceito.
Unidade de conhecimento … uma forma de moldar o conhecimento.
Conceito tem natureza gregária ou capacidade de viver em grupo.
É impossível definir qualquer conceito sem explicitar uma relação com outro conceito.
Um conceito não existe por si mesmo.
Conceitos são fundamentais para desenvolver funções, pensamentos, métodos, ferramentas cognitivas que usamos o tempo todo.
Modelo de Conceito
“Um conceito é uma integração mental de duas “coisas” (*) que possuem uma mesma característica distintiva (semelhança), com suas medidas particulares (diferenças) omitidas” … a imagem abaixo busca explicar visualmente isso.
É nomeado por uma “palavra chave” ou rótulo, num dado contexto (estrutura de conceitos relacionados entre si).
É um “mecanismo cognitivo” que grupa mentalmente diferentes coisas em uma única categoria, com base em alguma semelhança subjacente, que torna o grupo de coisas, em algum sentido, a mesma coisa.
É universal … por exemplo cão, gato, sol, amor, planejamento … podem ser expressos em qualquer linguagem.
É memorável … já que o conceito, por sua natureza gregária, está conectado com outros conceitos, pensamentos, sentimentos e emoções.
É impossível caracterizar qualquer conceito sem explicitar uma relação com outro conceito … um conceito não existe por si mesmo.
Os principais instrumentos para criar e desenvolver conceitos são símbolos, proposições, outros conceitos, mapas conceituais, grafo, imagem, definições, palavras
Conceito é uma ferramenta mental para criar gatilhos mentais e aumentar a capacidade dos processos de cognição, aprendizagem, solução de problemas, criação e comunicação.
8 Princípios para a Formulação de Conceitos
- Essencialidade … identificar características únicas ou diferentes. ex. superfície plana com suportes remete imediatamente ao conceito mesa.
- Especificidade … focar no que é o mais básico, simples, central e importante para diferenciar o conceito dos outros conceitos … ex. mesa é uma superfície plana com suportes.
- Semelhança … apresentar características comuns com outros conceitos … ex. todas as mesas têm superfície plana e suportes (não importa tamanho, formato ou material).
- Generalização … possibilitar a universalização e integração com outros conceitos. … ex. o conceito de mesa cobre todos tipos de mesa (cabeceira, jantar, cirurgia, estudo, trabalho, desenho, etc).
- Construtivismo … poder ser desdobrado ou construído via outros conceitos mais simples … ex. o conceito mesa é construído à partir dos conceitos de superfície, plano e suporte.
- Individualismo … admitir a existência diferentes indivíduos, com outras características relações não explicitadas que podem advir de razões diversas e / ou individuais.
- Dinamicidade … conceitos como representação da realidade necessitam ser evolutivos, flexíveis, articuláveis.
- Durabilidade … a conceitu
Essa característica integradora dos conceitos o tornam uma ferramenta poderosa e nuclear para a ciência de negócios.
10 Métodos para criar Conceitos
Veja métodos usados no processo de conceituação e os porquês.
- Avaliação … examinar conceitos e características, mensurar, determinar valor e importância de algo, examinar conceitos e características
- Conceituação … criar um conceito à partir de conceitos mais simples ou desdobrar um conceito em conceitos mais simples;
- Definição … explicar de forma clara e concisa um conceito, à partir de uma perspectiva.
- Equação … dispor e relacionar conceitos para conduzir a uma solução.
- Formulação … explicar um conceito de forma precisa, concisa e rigorosa, segundo uma fórmula.
- Modelagem … usar modelos (padrões) para explicar, construir, padronizar, representar ou simular coisas, sistemas, processos.
- Simbolização … usar símbolos para representar, sugerir, substituir alguma coisa ou conceito. ex. balança (justiça), pomba (paz), interrogação (pergunta), etc.
- Proposição … usar sentenças declarativas para associar, explicar e criar outros conceitos.
- Palavra Chave ... usar palavras ou símbolos linguístico para serem escritos, lidos, ouvidos ou falados.
- Mapeamento mental … explicar um conceito à partir de outros conceitos à partir de proposições representadas graficamente.
Conceito é uma ferramenta mental para criar gatilhos mentais e aumentar a capacidade dos processos de cognição, aprendizagem, solução de problemas, criação e comunicação.
Saiba mais. Mapa Conceitual, Informações, Blocos de Informação, Cognição.
Exemplo Simples de Conceituação
Conceito “mesa”.
- Passo 1 … observar várias objetos ou formas “mesas” e distingui-la outras “entidades” (categorias), como cadeiras e estantes.
- Passo 2 … Integrar (grupar) as mesas com base em semelhanças em uma nova unidade (categoria) que as contenha.
- Passo 3 … Criar o conceito “mesa”, para substituir ou representar todas as mesas (categoria), à partir de conceitos mais simples, como “uma superfície plana com suportes”.
Conceitos e Filosofia Empresarial
A validade dos conceitos é talvez a questão mais importante na filosofia empresarial.
- Conceitos válidos (justificados) representam a realidade e são construídos por um método objetivo, ou seja, lógico, não subjetivo.
- Conceitos por serem formados por métodos, também são práticos, voltados para a ação.
- Conceitos representam aplicação de regras e princípios das ciências.
- Conceitos nos permitem manter o conhecimento dos fatos pela integração de inúmeras entidades concretas sob um único rótulo, como “mesa”, “empresa”, “estratégia de mercado”, “liderança”, etc.
” Sem conceitos, o mundo seria um caos complexo e não integrado”.
Conceitos e Linhas Filosóficas
Aqueles que rejeitam a razão também rejeitam a ideia de que a realidade é a base dos conceitos …
- Místicos (por exemplo, Platão, Agostinho) acreditavam que a base dos conceitos está em algum reino sobrenatural.
- Céticos (por exemplo, Hume) negam a possibilidade de conhecimento conceitual completamente.
- Cada linha filosófica entre esses extremos percebe e avalia a realidade e consciência de formas diferentes.
- Cada pessoa é influenciada por essas linhas ou pensamentos … que têm como base, os conceitos.
- Ou seja … a abordagem dos conceitos é uma questão fundamental na filosofia da educação pessoal e empresarial.
- Conceituar pode ser sinônimo de filosofar e buscar as melhores perspectivas, métodos e ferramentas para resolver problemas gerais e ajudar a resolver aqueles específicos.
Para um bom conceituador e entendedor um conceito é como uma imagem, vale mais do que 1000 palavras
Saiba mais. Filosofia Empresarial, Principais Filosofias Empresariais.
Conceito e Ciência
Conceito é um “formador de conhecimento” usado em todos os domínios de conhecimento.
- Informação … usar conceitos para organizar, grupar, categorizar, estruturar, acessar informação e conhecimento.
- Filosofia ... explicar a existência, conhecimento, valores, razão, mente e linguagem, via conceitos.
- Metafísica … usar conceitos para categorizar, entender a realidade, princípios e natureza das coisas.
- Epistemologia … estudar e construir o conhecimento via conceitos (unidades de conhecimento).
- Lógica … construir argumentos e justificativas para inferir teorias ou provar hipóteses.
- Ética … usar conceitos para definir princípios e regras de conduta.
- Etiqueta … usar conceitos para aplicar as regra de conduta.
- Educação … modelar e sistematizar estruturas, processos, propósitos, objetivos, currículos via conceitos.
- Cognição … aumentar o desempenho cerebral para controlar a atenção, memorizar, pensar, perceber, comunicar.
- Linguística … aumentar o desempenho da comunicação humana para ler, ouvir, falar e escrever.
- Psicologia … “engatilhar”, influir ou acionar pensamentos, estados mentais, sentimentos, comportamentos para a tomada de decisão.
- Marketing … representar uma boa ideia, proposição de valor, gatilho emocional, despertar atenção, interesse, desejo e ação de compra.
- Negócio … modelar processos de negócios.
Conceitos são descritores, organizadores, gatilhos, ganchos, atalhos, mnemônicos, argumentos, teorias, pensamentos …
Conceito e Construção de Blocos de Informação
- Conceito é um bloco de informação que explica uma ideia, ou seja tem um significado.
- É formado por proposições (sentenças declarativas) que conectam dois ou mais conceitos.
- É um mecanismo para aumentar o desempenho cerebral para desenvolver o conhecimento.
- Facilita o trabalho cerebral, já que tem múltiplas funcionalidades.
Saiba mais. Mapa Conceitual, Informações, Blocos de Informação, Cognição.
Desenvolver o conhecimento e inteligência …
Conceito e Abstração
Abstração é um processo conceitual (tipo de conceituação)
Onde regras e conceitos gerais são derivados do uso e classificação de exemplos específicos, significantes literais (“reais” ou ” concretos “), primeiros princípios ou outros métodos.
“Uma abstração” é o resultado desse processo – um conceito que atua como um substantivo comum para todos os conceitos subordinados e conecta quaisquer conceitos relacionados como um grupo , campo ou categoria . [1]
Conceitos e Frases Famosas
- Tudo em nós está em nosso conceito do mundo; modificar o nosso conceito do mundo é modificar o mundo para nós … Fernando Pessoa.
- Não se pode formar bom conceito de quem não tem boa opinião de pessoa alguma … Marquês de Maricá.
- O conceito de inimigo não é completamente certo e claro, a não ser que o inimigo esteja separado de nós por uma barreira de fogo. Jean-Paul Sartre.
- A liberdade é um conceito vago.Otto von Bismarck
- Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia (conceito) que fazemos de alguém … Fernando Pessoa.
- Mesmo o conceito mais firme tem algo frouxo, múltiplo, equívoco … Friedrich Nietzsche
- O que você pensa sobre mim não vai mudar quem eu sou, mas pode mudar o meu conceito sobre você. Dr. House
- Enquanto o conceito de vencedores existir também existirá o de perdedores. Madara Uchiha
Conceito e Aprendizagem
Conceitos são ferramentas que constroem ideias, que constroem atitudes, que constroem a compreensão, crenças, valores, pensamentos dominantes, que regem nossos sentimentos, a nossa forma de comunicar, decidir e influenciar!
CONCEITO > COMUNICAÇÃO > IDEIAS > COMPREENSÃO > CRENÇAS > PENSAMENTO > SENTIMENTOS > ATITUDES > DECISÃO.
Conceituar fundamental na aprendizagem.
Os nossos pensamentos usam conceitos para descobrir, entender, compreender, aprender, comunicar, ensinar e se especializar.
Conceitos funcionam como gatilhos e ganchos mentais para ajudar a criar hábitos de aprendizagem e solução de problemas, comutar pensamentos.
Quando criamos conceitos, mudamos ideias, atitudes, percepção, pensamentos e crenças.
Uma dificuldade frequente na prática da conceituação é escolher os melhores conceitos (os mais simples) cuja compreensão seja mais fácil daquele que se quer definir.
Saiba mais. Taxonomia de Bloom, Ganchos e Gatilhos Mentais, 10 Gatilhos para Influenciar a Compra, Atitudes, Comportamento Assertivo, Memorizar, Tomar decisão, Aprender.
A importância dos Conceitos em Marketing
Conceitos são fundamentais no marketing e vendas … funcionam como referências, unidades de sentimentos e emoções para despertar atenção, interesse, desejo e ação – AIDA nos potenciais compradores.
- Em marketing, “um conceito criativo é uma grande ideia” e fator de vantagem competitiva.
- Um conceito em marketing está embutido numa marca ou proposta de valor de uma oferta, para captar o interesse do potencial comprador , influenciar resposta emocional e inspirar a agir.
- Conceitos em marketing são usados como uma “ferramenta unificadora” em todas as mensagens de uma campanha de marketing.
Definição … uma ferramenta para descrever Conceitos
Definição é uma explicação clara e concisa de um conceito.
- Combina palavras chave e conceitos para descrever conceitos e pode variar em precisão e popularidade.
- Existem diferentes tipos de definição … intencional, extensional, descritiva, estipulativa, etc, cada qual com seu objetivo.
- Por exemplo, a “definição estipulativa” guia uma discussão específica e só é rejeitada se contiver uma contradição lógica.
- Já a definição descritiva pode ser julgada como certa ou errada … no entanto, a definição precisa, estende a definição de dicionário (“definição lexical”) com um elemento adicional, para restringir a definição que faz referência.
Saiba mais. Definições de Marketing
Conceito e Significado … aquilo que um conceito quer dizer
Significado é uma definição atribuída a um termo, palavra, frase, conceito … relevância que se dá a algo … valor … aquilo que alguma coisa quer dizer …
- Significado é um “conceito”.
- Significado é uma “relação” entre conceitos.
- Significado é uma “proposição” que conecta conceitos”.
- Significado é uma “ideia”, uma “imagem mental” de representação de um objeto.
- Significado fornece um propósito para pessoas e empresas.
- Significado fornece valores ou padrões para julgar e tomar decisões.
- Significado é estudado em múltiplas disciplinas, como psicologia, filosofia, linguística, semiótica, sociologia, marketing, comunicação.
- Significado tem múltiplas definições dependendo da disciplina
- Significado explica a ocorrência de uma palavra.
- Significado aumenta a capacidade de memorização.
- Significado dá sensação de controle.
- Significado desenvolve autoestima.
- Significado desenvolve a inteligência emocional.
Significados estão no centro de nossa experiência e também no centro de tudo o que fazemos … é apenas por meio de significados que damos sentido à nossa existência … a maior busca na vida de um indivíduo é encontrar significados e propósitos.
A capacidade de criar e compreender o significado das ideias é considerada uma característica essencial e definidora do ser humano.
As ferramentas cognitivas mais efetivas para criar significados são os Conceitos, Proposições, Palavras Chaves, Perguntas, Mapas Mentais e Mapas Conceituais.
Saiba mais. Declaração de Propósito, Mapa Conceitual, Proposição de Valor.
Palavra Chave para Rotular Conceitos
Palavras-chave ou keywords são palavras, frases ou expressões usados para descrever de forma específica o desejo de busca dos usuários nos serviços de pesquisa da internet e servem para trazer os resultados naturais mais relevantes, junto de anúncios de texto … sempre seguindo critérios semânticos ou por meio de semelhanças e sinônimos.
Qual a utilidade do uso de Palavras chave?
Palavras são rótulos para nomear conceitos, numa dada estrutura de conceitos (contexto).
- Palavra-chave é uma palavra usada para resumir um texto ou uma ideia
- É uma fração, unidade de informação ou representação de um conceito ou relação entre conceitos.
- Identifica conceitos, ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas na Internet.
- São importantes no processo de otimização de mecanismo de pesquisa ( Search Engine Otimization).
- Afetam a visibilidade on-line de um site ou de uma página da Web nos resultados de pesquisas da Web.
Palavras chave são usadas como insumos para ferramentas como o Google Keyword Planner ou o Keyword Tool para atividades de criação de conceitos, conteúdo, otimização de mecanismos de pesquisa, publicidade ou outras atividades de marketing
Exemplos de Conceitos, Definições e Palavras Chave.
Conceitos na Aprendizagem
Veja na sequência uma lista de conceitos que contribuem de forma relevante para os processos cognitivos e de aprendizagem de indivíduos, times e empresas …
- Conceito
- Definição
- Processo educacional
- Múltiplas inteligências
- Processos cognitivos básicos
- Processos cognitivos superiores
- Metacognição
- Atenção
- Pensamento focado e difuso
- Palavras chave
- Ferramentas mentais
- Inteligência competitiva
- Inteligência emocional
- Aprender a aprender
- Perguntas
- Dados, informação e conhecimento
- Solução de problemas
- Leitura ativa
- Escrita ativa
- Escuta ativa
- Visualização Mental
- Memorização
- Repetição espaçada
- Gatilhos mentais
- Mapa mental
- Mapa conceitual
- Gestão do tempo
- Práticas deliberadas para especialização
- Sono
- Neurociência
Conceitos no Planejamento Empresarial
Veja na sequência uma lista de conceitos que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento de habilidades de planejamento empresarial
- Análise de Dados
- Análise de Tradeoffs
- Análise Situacional
- Análise Causa Raiz
- Análise SWOT
- Análise de Desempenho
- Formulação de Propósito
- Formulação de Estratégias
- Formulação de Objetivos
- Formulação de Metas SMART
- Método de Gestão PDCA
- Modelo de Negócio
- Pensamento Estratégico
- Planejamento Empresarial
- Processos de Negócios
- Processo de Planejamento
- Plano de Contato
- Plano de Marketing
- Plano de Negócio
- Plano de Venda
- Plano Estratégico
- Plano Financeiro
- Plano Operacional
- Planos Empresariais
- Tomada de Decisão
- Gestão de Risco e Incerteza
- Indicadores Financeiros
- ROI
Conceitos de Marketing
Veja na sequência uma lista de conceitos que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento de habilidades de marketing
- Marketing como Ciência
- Marketing como Arte
- Plano de Marketing
- Pesquisa de Marketing
- Segmentação de Mercado
- Avatar
- Potencial Comprador
- Necessidades, Problemas, Desejos e Demandas.
- Concorrência
- Marca
- Oferta
- Comportamento do Consumidor
- Percepção do Consumidor
- Valores
- Valor
- Valor Percebido
- Percepção de valor
- Satisfação
- Proposição de Valor
- Vantagem Competitiva
- Método ACIDA
- Mix de Marketing 7P
- Produto
- Preço
- Promoção
- Praça
- Processo
- Pessoa
- Evidências Físicas
- Serviço
- Solução
- Marketing de Transação
- Marketing de Relacionamento
- Marketing Digital
- Funil de Marketing
- Gatilhos Mentais para Comprar
Conceitos do Marketing Digital
Veja na sequência uma lista de conceitos que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento de habilidades de marketing digital
- M
- Anúncio digital, canais, retargueting, tráfego, geração, controle e avaliação
- Avatar.
- Blogs.
- Call to Action.
- Campanhas de e-mail Marketing.
- Campanhas de marketing, aquisição, monetização e fidelização.
- Canais de Marketing Digital.
- Clientes Leads e Potenciais.
- Conteúdos Digitais.
- Funil do Marketing Digital.
- Google analytics.
- Jornada do Cliente.
- Marketing de Conteúdo.
- Marketing de Relacionamento.
- Marketing Digital.
- Mídias Sociais, Facebook, Twitter, Google, YouTube, Pinterest, Linkedin.
- Mobilidade.
- Motores de Busca
- Oferta Desvinculada, Vinculada e Alto Desconto.
- Oferta Upsell e Cross-sell.
- Ofertas Digitais;
- Ofertas do Marketing de Conteúdo.
- Palavras Chave
- Pesquisas
- Portabilidade
- Posts.
- SEO.
- Títulos Digitais.
- Web site, Land Page, Home Page, Página de Produtos, Squeeze Page, e-commerce.
Palavras chave – conceito, definição, palavra chave.
Resumo sobre Conceitos, Definições e Palavras chaves
- Conceitos, definições e palavras chave são ferramentas mentais, que ajudam a entender, compreender, aprender, comunicar e ensinar e estão intimamente relacionados.
- Conceituar é dizer sobre algo que você conhece, sente ou percebe, à partir de outros conceitos … varia de acordo com a suas experiência e perspectiva … não exige precisão absoluta … trata-se de um ponto de vista, é uma definição mais espontânea.
- Conceitos constroem ideias, que constroem crenças e valores, que regem nossos sentimentos, comportamento, forma de comunicar e decidir.
- Em marketing, “um conceito criativo é uma grande ideia”, está embutido numa marca ou proposta de valor de uma oferta e pode ser usado em todas as mensagens de um campanha de marketing e apelos à ação.
- Definição é “dizer o que algo é” de forma precisa e aplicada a qualquer lugar do mundo e que amplia o seu significado ao longo do tempo … é usada para refletir, descrever conceitos, aprender, precisar e significar.
- Palavras chave são usadas como rótulos de conceitos, servem de referência a pesquisas e cada vez são mais importantes para elaborar títulos, conteúdos e campanhas na Internet, para despertar a atenção, gerar tráfego e vender produtos e serviços.
Conceitos, Definições e Palavras chaves estão intimamente relacionados e são muito utilizados na aprendizagem e marketing.
Teste seu conhecimento sobre conceitos, definições e palavras chave.
- O que é um Conceito?
- O que é Proposição?
- O que é Definição?
- O que é Palavra Chave?
- O que é Significado?
- Faça uma sentença relacionando Conceito, Proposição, Definição, Palavras Chave e Significado.
- Faça um mapa conceitual relacionando Conceito, Proposição, Definição, Palavra Chave e Significado.
- Qual a importância (propósito) dos conceitos e como podemos usá-los e obter vantagem competitiva com seu uso?
- Responda a mesma pergunta para Proposição, Definição, Palavra Chave e Significado.
- Quais as similaridades e diferenças de conceitos e definições?
- O que é uma palavra chave?
- Qual a importância das palavras chave?
- Qual a relação entre palavra chave, Internet e mecanismos de busca?