Conceitua-se tecnologia como tudo aquilo que leva alguém a evoluir, a melhorar ou a simplificar os sistemas no seu entorno.
Embora não exista uma definição única e universal de TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação – o termo é aceito como significando uma combinação de todos os dispositivos, componentes de rede , aplicativos e sistemas para permitir que pessoas e organizações interajam no mundo digital.
- Inclui o hardware de computadores, rede, dispositivos, um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, funções de hardware, software e telecomunicações, e assim por diante.
- Engloba tanto internet quanto redes móveis.
- Inclui tecnologias antigas, como telefones fixos, rádio e televisão – todos os quais ainda são amplamente utilizados hoje.
- Inclui novas tecnologias como mobilidade, comunicação, celular, cloud computing, datacenters, redes corporativas, juntamente com tecnologias de ponta, inteligência artificial e robótica.
Impacto social e econômico das TIC
As TIC são usadas para transações e interações econômicas, sociais e interpessoais e influenciam drasticamente como as pessoas trabalham, se comunicam, aprendem e vivem …
No passado, computadores atendiam telefones e direcionavam chamadas para as pessoas apropriadas para responder, agora, os robôs ou softwares não apenas podem atender as chamadas, mas podem, com frequência, lidar de maneira mais rápida e eficiente com as solicitações de serviços dos chamadores … estabelecer diálogos.
A importância das TIC é rotulada como a Quarta Revolução Industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.
Os “novos poderes” da transformação virão da engenharia genética e das neurotecnologias, duas áreas que parecem misteriosas e distantes para o cidadão comum … também chamada de 4.0, a revolução acontece após três processos históricos transformadores … a primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830 … a segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa … e a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.
Agora, a quarta mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas … a automatização acontece através de sistemas ciberfísicos, possíveis graças à internet das coisas e à computação na nuvem.
Os sistemas ciberfísicos, combinam máquinas com processos digitais, para tomar decisões descentralizadas e cooperar com humanos mediante a internet das coisas.
O princípio básico é que as empresas poderão criar redes inteligentes que poderão controlar a si mesmas.
Revolução 4.0 significa nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.
A quarta revolução tem o potencial de elevar os níveis globais de rendimento e melhorar a qualidade de vida de populações inteiras … a possibilidade de fazer pagamentos, escutar e pedir um táxi a partir de um celular antigo e barato.
Obviamente, o processo de transformação só beneficiará quem for capaz de inovar e se adaptar.
Os perigos do cibermodelo
As capacidades de TIC não são distribuídas uniformemente … países, regiões e empresas mais ricas desfrutam de mais acesso aos recursos e capacidade de aproveitar as vantagens e oportunidades oferecidas pelas TIC … o efeito pode ser mais devastador que aquele gerado pela terceira revolução.
Em 2020 no entorno quase 80% das pessoas em todo o mundo tem acesso a um celular, mas o acesso à Internet via banda larga móvel ou fixa continua a ser proibitivamente cara em em muitos casos … no ntoe4 bilhões não têm acesso à Internet e no entorno de 1/4 desses internet danda larga
Evolução do Mercado TIC
Várias tecnologias estão mais baratas para fornecedores de TIC e seus clientes, ao mesmo tempo em que são oferecidas novas oportunidades de mercado.
- Para as empresas, os avanços TIC trouxeram uma enorme quantidade de economias de custos, oportunidades e conveniências
- Variam de processos de negócios altamente automatizados que cortam custos, ao big data, compras pela internet, telemedicina e mídias sociais que oferecem infinidades de opções em ´para comprar, comunicam e interagir.
- TIC é também a responsável por grandes avanços, devido a troca de mensagens e experiências.
- Indústria (processo de automação), comércio (gerenciamento e publicidade), setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata), educação (processo de ensino aprendizagem e educação a distância) … são fortemente influenciados por TIC.