Explicação é o “método de ensino” mais comumente usado por um sujeito (explicador) para fazer outros sujeitos (explicandos) a compreenderem um assunto (objeto do conhecimento) mais complexo.
O mapa conceitual da figura visa modelar e representar simplificadamente, o conceito de explicação para permitir compreender a sua importância na cientificação da empresa.
O método está na base de outros métodos de ensino como discussões, seminários, aulas práticas, tutoriais.
É composta de afirmações, perguntas, imagens, exemplos, comparações que tornam inteligível um objeto, fenômeno ou estado de coisas.
É a resposta para a pergunta ” Porque que as coisas acontecem? ” .
Explicação na Empresa
A explicação é uma habilidade fundamental na empresa para entender objetivos, a sua natureza complexa, tarefas, atividades e suas múltiplas relações de causa e efeito com os ambientes interno e externo.
É uma habilidade cognitiva de nível superior.
Para o sujeito aprender e ganhar conhecimento é necessário passar por vários estágios.
A taxonomia de Bloom é um modelo usado para representar os vários estágios evolutivos de aprendizagem e conhecimento.
Enquanto a descrição é informativa, a explicação é investigativa, exploratória, facilita a compreensão e explicita relações de causas e efeitos.
E a explicação só é boa, quando entendida pelo ouvinte.
A explicação exige mais do que a compreensão.
É um misto de ciência e arte, fornecer compreensão aos outros via a fala e escrita, segundo métodos críticos e criativos.
Busca descrever a realidade como ela é na sua opinião ou perspectiva.
Fazer alguém saber ou acreditar em algo que antes desconhecia, via associações, analogias, evidências, justificativas.
Toda a “teoria” é uma “explicação científica”, testada com fatos ou evidências e caracterizada por boas explicações.
Explicação Causal e Estatística
A explicação pode ser causal (dedução) ou estatística (indução).
Dedução / Explicação Causal … associa o objeto da explicação (explanandum) a uma teoria como base dedutiva … exemplo … todos os homens são mortais, Sócrates é humano e então Socrates é mortal.
Indução / Explicação Estatístico … associa o objeto da explicação a uma teoria com base estatística … exemplo … a maioria das pessoas que fumam cachimbo ficam com a boca torta.
Saiba mais. Lógica, Dedução, Indução, Abdução, Compreensão.
Explicação x Argumento x Justificativa
EXPLICAR é diferente de ARGUMENTAR … podemos ARGUMENTAR sobre um fato com outra pessoa e após uma conclusão EXPLICAR sobre o fato e se necessário ir além e JUSTIFICAR, que além de explicar, faz juízo de valor.
EXPLICAR “parte” de um “fato aceito” … contribue com a compreensão (foca no porque ou como).
Exemplo … “essa situação gera esse problema, com essas implicações e imagens de solução”
ARGUMENTAR “parte” de um “fato duvidoso” … contribue com o CONHECIMENTO (foca no o que).
A JUSTIFICAÇÃO vai além da explicação.
ARGUMENTOS, EXPLICAÇÕES e JUSTIFICATIVAS trabalham em sinergia na RETÓRICA, que estuda da persuasão – a capacidade de convencer as pessoas.
Justificar explica por que uma crença é verdadeira ou como alguém sabe o que sabe.
No entanto, explicar nem sempre e justificar … por isso o termo “explica, mas não justifica”.
Podemos explicar dar um relato detalhado e completo sem dar uma única prova e não justificar.
Quem
Quem gera e Quem recebe explicação … é um componente circunstancial 5W2H fundamental para o sucesso da explicação.
Um primeiro passo para desenvolver explicações é saber quem fala e quem escuta … quem são as personas envolvidas na explicação: o “explicador” e o “explicando”.
Ou seja para saber o que falar e como falar preciso saber para quem fala e que escuta … “casar essas duas pontas”.
Exemplos.
- O vendedor explica como a pessoa resolve as suas necessidades, problemas, desejos e insatisfações, com seus produtos, para atingir objetivos.
- O gerente de produto explica para a empresa e mercado a proposição de valor das ofertas para diferenciá-los.
- O gerente de RH explica para a empresa, funcionários e parceiros, as soluções de maior valor para a educação e aprendizagem empresarial.
- O empresário e líder explica o propósito dos objetivos e planos para motivar a empresa e pessoas a alcançá-los.
Porque Explicar?
Saber explicar provê um estado mental que leva pessoas e empresas ao topo da pirâmide cognitiva!
Todo o Sucesso tem ‘sempre’ uma boa explicação!
Garantir Compreensão … usar conceitos para modelar e representar objetos físicos a abstratos, tais como produtos, recursos, pessoas, procedimentos, regras, planos, avaliações, metas, estratégias, métodos, ferramentas.
Pensar Analítico … descrever o pensamento ou a ação passo a passo, para resolver problemas.
- Pensar Crítico … pensar cuidadoso, avaliar conceitos, relações, escopo, necessidade, suficiência, objetivos, justificar crenças.
- Pensar Lógico … raciocinar, fazer operações lógicas, indução, dedução, comparação, análise, síntese e analogia.
- Pensar Sistêmico … entender alguma coisa e suas relações de causa e efeito como parte de um sistema maior.
- Desenvolver a IE … desenvolver deliberadamente a autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Persuadir … fazer as outras pessoas olharem na sua perspectiva e a colaborarem com seus objetivos.
- Etc.
Um aspecto-chave da explicação é a ênfase no “POR QUE” as coisas acontecem.
Para explicar para os outros você precisa primeiro explicar para si.
Quando Explicar?
Em todas as situações de negócio que demandem compreensão do modelo e processos de negócio, proposta de valor, clientes alvo, estruturas de receitas, custos, ofertas, objetivo, situação, meta, estratégias, planos, execuções / operações, controles e informação, ajustes e avaliação.
- Garantir a compreensão de objetivos, necessidades, problemas, desejos, soluções, etc, para atingir um objetivo específicos, sejam cognitivos ou práticos.
- Em situações importante, mais complexas e de alto valor.
- Quando queremos convencer e garantir engajamento das pessoas.
- Quando queremos que o mercado entenda o nosso público alvo.
- Para ensinar métodos ou ferramentas específicas e de aprendizagem on the job.
- Quando queremos induzir ou corrigir uma forma de pensar ou agir de uma persona.
- Quando queremos motivar.
- Quando queremos atrair a atenção, interesse, desejo e ação
- Quando queremos aumentar a percepção do valor das coisas, por exemplo para veder.
Como
A Explicação deve ser encarada como uma ferramenta básica de autodesenvolvimento.
Usar métodos e ferramentas cognitivas
Usar conceitos,
Usar associações proposições, sentenças
Usar associações, analogias, evidências, justificativas, solução de problemas.
Para explicar o professor, facilitador ou autodidata deve usar métodos e ferramentas eficazes, para tornar a atividade fluente e replicável.
Deve ser válida no contexto específico e compreendida pelo ouvinte.
Precisa ser percebida como de alto valor e interessante … e isso é uma responsabilidade do explicador.
Explicações ruins ou inadequadas fazem mal e levam à confusão e vícios … métodos de explicações devem seguir os princípios da objetividade.
A explicação são proposições construídas para descrever fatos, esclarecer causas, contextos e consequências e associar regras ou leis já existentes.
Ferramentas que EXPLICAM e geram COMPREENSÃO
- ANALOGIAS
- 5W2H … explicar qualquer coisa via 7 VARIÁVEIS CIRCUNTANCIAIS … o que, porque, quem, quando, onde, como, quanto.
- PDCA … explicar a GESTÃO … PLANEJAR >DESEMPENHAR > CONTROLAR > AJUSTAR
- SMART … explicar OBJETIVOS de forma ESPECÍFICA > MENSURÁVEL > ACESSÍVEL e TEMPORAL.
- SWOT … explicar a situação e o nível de competitividade: FORÇAS x FRAQUEZAS x OPORTUNIDADES x AMEAÇAS e ALTERNATIVAS ESTRATÉGICAS..
- AIDA … explicar como fazer uma PROPAGANDA e PROMOÇÃO de VENDAS … despertar ATENÇÃO > INTERESSE > DESEJO > AÇÃO.
- SPIS … explicar como INVESTIGAR: SITUAÇÃO > PROBLEMA > IMPLICAÇÃO > SOLUÇÃO, antes de propor soluções.
- FORMULA de VALOR … explicar o VALOR = ROI = BENEFÍCIOS / CUSTOS / RISCOS de qualquer coisa.
- MATRIZ DE VALOR … explicar GRAFICAMENTE como desenvolver propostas de valor com, FOCO, SINGULARIDADE e MENSAGEM CONSISTENTE.
- TOMAR DECISÃO … explicar o método de decisão racional em 5 etapas: CONSCIENTIZAR > INFORMAR > ALTERNATIVAS > VALOR da DECISÃO > AVALIAÇÃO da DECISÃO.
- CONTAR HISTÓRIAS de SUCESSO DE PRODUTOS … explicar a situação
- FUNIL de MARKETING …
- …
EXPLICAR > raciocinar > compreender > relacionar conceitos > empatia > ensinar > perspectivar > resolver problema >