Quais são os princípios de projeto de rede mais frequentes?
Veja alguns dos princípios fundamentais que devem ser seguidos para o projeto de rede bem-sucedido:
As aplicações definem os requisitos do projeto. A rede é a estrutura que suporta a aplicação. Sem entender as características do aplicativo e seus requisitos, a rede não pode ser projetada.
Pessoal experiente. O projetista de rede necessita de experiência combinada com uma compreensão teórica das tecnologias e como elas se relacionam. As redes são projetadas em um laboratório e não em papel. Um laboratório é a ferramenta de projeto mais importante. Dada a complexidade dos projetos de internetwork mais avançados, um projeto não é válido até ser verificado no laboratório.
O projeto da rede geralmente envolve uma série de tradeoffs. O custo versus desempenho e disponibilidade geralmente é o tradeoff do projeto fundamental.
As soluções proprietárias não devem ser incentivadas, mas também não devem ser evitadas automaticamente. Existem casos em que os vendedores dominantes podem fornecer a melhor solução.
Simplicidade. A complexidade adicional desnecessária aumenta o custo de suporte e pode tornar a rede mais difícil de gerenciar. O aumento da complexidade só é justificável se houver um benefício ou requisito claro relacionado.
A previsibilidade é a marca de um bom projeto. Previsibilidade e consistência no desempenho, resiliência e escalabilidade é uma característica de uma rede bem desenhada.
O projeto requer uma equipe pequena e capaz. Projetar uma rede envolve equilibrar as prioridades, realizar compromissos e abordar uma ampla gama de questões técnicas, tanto a nível geral como detalhado. São necessárias pessoas com diferentes especialidades e pontos fortes em uma equipe de design. Alguns podem se concentrar no geral, enquanto outros podem ser candidatos para os detalhes específicos.
Até logo!