Qual a importância da Economia nos projetos de rede?
Equilibrar requisitos de custo com os demais requisitos é um dos aspectos mais difíceis de um projeto de rede. A essência está na palavra compromisso ou tradeoff. As redes não só devem atender a uma determinada especificação técnica, mas também devem ser rentáveis em sua concepção e implementação.
Pode ser necessária uma maior largura de banda para garantir o melhor desempenho da aplicação, mas existe um ponto de corte onde a compra de mais largura de banda não é mais rentável.
Os circuitos de backup podem ser necessários para garantir a resiliência ao longo do caminho do cliente para o servidor no caso de uma falha no caminho de dados primário. Esta tecnologia de backup deve ser de velocidade semelhante ao link principal para evitar o serviço degradado durante uma condição de falha. É uma decisão econômica para o cliente se o serviço degradado ou não pode ser tolerado durante um cenário de falha.
Uma rede também deve ser caracterizada por custos de funcionamento relativamente consistentes, tal como os custos de suporte. Os dois maiores custos de operação de rede geralmente são rede WAN e suporte. Suporte é também o elemento de custo mais negligenciado principalmente porque é notoriamente difícil de quantificar.
É necessário um nível significativo de experiência para suportar uma rede privativa. Contratar e manter esses conhecimentos é caro. No entanto, sem ter essa experiência interna, o custo do suporte à rede provavelmente será ainda maior com a necessidade de consultores externos e outros terceiros serem usados para “preencher as lacunas” e garantir uma operação diária suave.
Até logo!