Qual a relação entre disponibilidade, confiabilidade e manutenibilidade?
Confiabilidade, Manutenibilidade e Disponibilidade são indicadores probabilísticos e essenciais para projeto, implantação e operação de serviços.
Confiabilidade é a probabilidade de um sistema ter um desempenho satisfatório, durante certo intervalo de tempo, em determinadas condições. Pode ser representada pela popular exponencial negativa, ou seja:
- c = = e- λt, a confiabilidade de um sistema diminui ao logo do tempo segundo uma exponencial negativa;
- onde λ é uma constante denominada taxa de falha do sistema, e t é o tempo.
- O inverso de λ é denominado MTBF (Mean Time Between Failures = Tempo Médio entre Falhas).
- Às vezes, utilizamos a expressão da Confiabilidade, outras vezes utilizamos seu parâmetro λ ou seu inverso, MTBF.
Manutenibilidade é um parâmetro (variável) de projeto e instalação, que expressa a probabilidade de um item ser restaurado numa condição definida, dentro de um determinado intervalo de tempo, quando a manutenção é feita de acordo com os procedimentos e recursos técnicos logísticos especificados. O MTTR (Mean Time To Repair), ou tempo médio para reparo, é um indicador normalmente utilizado para avaliar a manutenibilidade
Disponibilidade é a probabilidade de que o sistema estará operacionalmente disponível, quando acionado de uma forma aleatória num ponto do tempo.
Pelas definições observamos que Disponibilidade é uma função da Confiabilidade (MTBF) e Manutenibilidade (MTTR):
Disponibilidade = MTBF/MTBF + MTTR,
Ou seja, Disponibilidade é a relação entre o tempo que um sistema está operacional comprado com o tempo total observado.
Até logo!