Como funciona de uma forma geral o sistema de sinalização da telefonia?
A sinalização é um termo utilizado em telefonia para a troca de informações de controle entre dois elementos da rede. É inteligência do sistema de telefonia. É um sistema de protocolos.
Vide figura (lado esquerdo).
Os três tipos de sinalização na telefonia são:
- Sinalização Acústica (alerta) – uma série de tons audíveis emitidos pela central ao aparelho telefônico como tom de discar, tom de ocupado, etc. É a sinalização entre as centrais e as pessoas.
- Sinalização de Linha (supervisão) – é a troca de informações entre juntores (circuitos que supervisionam as linhas entre centrais). Quando um usuário A tira o fone do gancho, a central A reserva um juntor de origem e troca informações com o juntor de destino para reservar uma linha. Exemplos: fora do gancho, sinal de chamada, sinal de ocupado, sinal de atendimento, desconexão, etc.
- Sinalização de Registro (endereçamento) – é a troca de informações entre processadores de controle das centrais que trocam informações relativas a números, tipos de assinantes chamador e chamado e estados de assinantes.
Funcionamento simplificado de uma chamada telefônica:
- Para iniciar uma chamada telefônica a pessoa levanta o fone e ouve um tom de discagem (a central telefônica sinaliza para o equipamento telefônico um tom de discagem – sinalização acústica).
- A pessoa disca um número (isso gera uma troca de sinalização com a central) – uma sequência de tons.
- Dentro da rede pública, várias centrais telefônicas poderão ser envolvidas para estabelecer a conexão até a central de destino do assinante chamado. Cada central nesse caminho troca sinalização com a central vizinha.
- Na central de destino o assinante de destino será avisado sobre a chamada entrante ( sinalização semelhante ao do passo 1) – a central através de mudança de voltagem faz o telefone tocar no destino (sinalização de chamada).
- O cliente no destino tira o telefone do gancho (sinalização do telefone para a central indicando o atendimento) e a conexão é estabelecida.
Existem 2 modelos de sinalização na telefonia: canal associado e canal comum.
Canal associado. Onde todas as sinalizações (de linha, de registro e acústica) e a transmissão de voz (conversação), são transmitidos, no próprio canal de comunicação. Por exemplo, o sistema PCM (32 canais), permite a sinalização por canal associado via o canal 16 para sinalização de linha e a sinalização de registro é feita através dos canais 1-15 e 17-31. Usado nas comunicações analógicas, na borda da rede de telefonia.
Canal Comum. Uma outra forma de sinalização mais moderna e flexível, utiliza um canal separado somente para sinalização – é denominada sinalização por canal comum (CCS – Common Channel Signaling). O objetivo de utilizar um canal comum é criar uma rede somente de sinalização. Com as redes separadas são obtidas as seguintes vantagens:
- Informações são trocadas rapidamente entre processadores.
- Atender tipos diferentes de serviços.
- Modificações podem ser feitas por software. Por ex., inclusão de novos serviços.
- Informações relacionadas a uma chamada podem ser enviadas durante o andamento daquela chamada. Por ex., transferência de chamada ou conexão de um outro assinante em uma chamada em andamento (conferência a três).
- A rede de sinalização pode ser utilizada para outras finalidades, como manutenção e gerenciamento da rede.
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