Qual a função de um servidor de arquivos ?
O servidor de arquivos fornece um ponto centralizado na rede para armazenamento e compartilhamento de arquivos entre os usuários – os usuários podem acessá-lo diretamente no servidor de arquivos, em vez de precisarem repassar o arquivo entre cada computador. Qualquer computador pode ser configurado para atuar como um servidor de arquivos e existem várias formas de implementar.
A tecnologia de armazenamento foi desenvolvida para operar várias unidades de disco formando uma “matriz de discos” (sistema de armazenamento), que normalmente tem funcionalidade cache (armazenamento temporário de memória mais rápida do que os discos magnéticos) e funções avançadas como RAID (Redundant Array of Independent Disks) – tecnologia de virtualização que transforma múltiplos unidades de disco físicas em uma única unidade lógica, que permite diferentes níveis de confiabilidade, disponibilidade, desempenho, capacidade e virtualização do armazenamento.
Um servidor de arquivos pode ser dedicado ou não-dedicado (em rede):
- Um servidor dedicado é projetado especificamente para uso como servidor de arquivos, com estações de trabalho conectadas para ler e escrever arquivos e bancos de dados.
- Um servidor não dedicado na Internet são frequentemente acessados por File Transfer Protocol (FTP) ou Hyper Text Transport Prococol (HTT).
- Servidores em uma LAN são geralmente acessados por protocolos SMB / CIFS (Windows e Unix-like) ou NFS (sistemas Unix-like).
Saiba mais. Servidor de Arquivos, Sistemas de Armazenamento em Rede, Tecnologias de Acesso de Dados, RAID – Redundant Array of Inexpensive Disks, DAS – Direct Attached Storage, NAS – Network Atacched Storage, SAN – Storage Area Network, Armazenamento na Nuvem, SaaS e Armazenamento.