A gestão pode ser modelada e estudada ancorada em 3 conceitos ou pilares … propósito ( porque), características (o que) e aplicações (como, onde, quando e quanto).
Veja a figura … que representa modela de forma simples, essencial, intuitiva e clara pelo diagrama de conjuntos da figura.
A teoria de conjunto e o “diagrama de venn” fornecem uma visão holística e conceitual entre conjuntos e seus elementos, relações, funções, dependências, causalidades, pertencimento, união, intersecção, complementação.
É uma forma de analisar e explicar “O que, Quem, Porque, Quando, Onde, Como e Quanto”.
Propósito … foca no “Porque” … busca pelo sentido e finalidade da existência, razão profunda que motiva ações.
O propósito é um componente fundamental … um guia para pensamentos, com portamentos e ações, conecta valores, direciona, e dá significado na vida, … é aquilo que você deseja alcançar ou realizar (um objetivo, finalidade, plano) … que te impulsiona além da obrigação … é uma ferramenta para conectar seus valores e paixões com o que você faz … seja pessoal ou profissional … e que pode beneficiar os outros … atrair objetivos e pessoas … motivar e racionalizar as intenções, atenções e ações.
Característica … foca no “O que“… é uma qualidade, atributo ou particularidade que identifica, define ou diferencia algo ou alguém de outros semelhantes, de forma articulada com o propósito e aplicações.
Característica pode ser física, psicológica, funcional ou simbólica, traços de personalidade (por exemplo … liderança) ou aspectos de um produto (por exemplo … preço, tamanho) … constrói a identidade de um conceito, empresa, tarefa, indicando suas propriedades e o que o torna único … contribui para a definição de uma propriedade (um conjunto mais amplo de características de um objeto, pessoa ou sistema.
Aplicação … foca no Como, Onde, Quando e Quanto … pôr em prática”, executar, realizar ou implementar uma ideia, plano, conhecimento ou intenção … transformar abstrato em concreto … agir em vez de apenas planejar ou pensar sobre algo.
Aplicação tem como sinônimos como fazer, realizar, executar, implementar ou aplicar … fundamental para alcançar resultados e concretizar objetivos … não esperar pelas condições perfeitas … começar simples a ação vale mais do que várias ideias complexas não realizadas … disciplina acima de tudo … o lema é transformar pensamento em ação, com ou sem inspiraçao, focar no presente e o que pode ser feito hoje.
Análise das Relações entre Propósito, Características e Aplicações.
Uma vez entendido cada conceito seu significado é ampliado pela análise das relações da tríade Propósito x Características x Aplicações.
Características e Propósito … ( O que e Porque).
Características e o Propósito estão intrinsecamente ligados … características são atributos que possibilitam a realização do propósito.
O estudo da relação entre característica e propósito é fundamental em vários contextos da gestão … responder perguntas do tipo: como combinar características de forma unica para um determinado propósito? Como adequar características ao propósito? Qual o design e fundamentação funcional? Como usar o propósito para orientar o desenvolvimento de características? em resumo … como fazer o conjunto de características revelar ou inferir propósitos e vice-versa? Quais os atributos da marca, missão, competências e valores que devem ser caracterizados e desenvolvidos? (essa é uma pequena lista de perguntas não exaustivas)
Características e Aplicações ( O Que e Como)
A relação entre características de algo e como são suas aplicações é direta e fundamental, pois as propriedades (o que – conjunto de características) específicas de um material determinam sua adequabilidade para uma determinada função ou uso … selecionar um produto, serviço, recurso baseia-se em como suas características (físicas, químicas, mecânicas, abstratas, pessoais) atendem aos requisitos da aplicação desejada.
Propósito e Aplicação (Porque e Como)
A relação entre propósito e aplicação (ou colocár propósito em prática) é direta, simbiótica e essencial para a eficácia e o significado de qualquer empreendimento, pessoal ou profissional. O propósito atua como a bússola ou o “porquê”, enquanto a aplicação é a ação ou o “como” e o “o quê” que concretiza essa direção.

Conclusão.
Análise de propósito, características e aplicações provê uma análise mutuamente exclusiva e completamente exaustiva sobre um fato ou qualquer coisa.
| Tipo de Análise | Variáveis Circunstanciais |
|---|---|
| Propósito | Porque |
| Característica | O que |
| Aplicação | Como, Quando, Onde e Quanto. |
- Características representa “o que” de algo, natureza, função, qualidade, propriedade de um objeto.
- Propósito … representa “o porque”, razão, motivação, da existência, características de algo (contexto, ambiente, ferramenta, sujeito ou objeto), de tomar uma decisão ou executar uma ação.
- Aplicações representam como, onde, quanto e quanto o objeto será usado pelo sujeito.
- A análise desses três conceitos ou dimensões cisrcunstanciais é fundamental para qualquer processo de asprfendizagem, ensino, especialização, para identificar mudanças, ajmustes, equilíbrio entre essas tr~es dimensões que estão sempre amarradas e interconectadas.
- Pegunte sempre para você mesmo e diante de solução de p´roblçemas: qual o propósito, características e aplicações da minha solução ou estratégia sob análise.
- Crie um modelo que permita comparar alhos com bugalhos e inovar significados e fo


