Gerenciar é aplicar métodos científicos para realizar experiências, reproduzir resultados, gerar produtos e serviços confiáveis em larga escala com eficácia, eficiêcia e economia.
- Aprender com a gestão de processos de negócios a desenvolver modelos (representações simplificadas da realidade para poder compreendê-la.
- Usar métodos para aumentar a inteligência ou vantagem competitiva para realizar uma tarefa.
- Ajustar ferramentas para ajudar o sujeito epistêmico a ganhar novas habilidades técnicas, cognitivas, emocionais e comportamentos.

Check List.
Gestão de Processo, Componentes e Princípios.
Propósito, Características e Aplicações.
- Alinhamento … a gestão busca otimizar planos, recursos, pessoas, informações, materiais, no entorno de atividades (lógica de processo – teoria) e tarefas (desempenho na ação – habilidade), para atingir objetivos e metas.
- Ambiente … pesquisa e ajusta o ambiente mais propício e provável.
- Atividade … o que deve ser feito para atingir o objetivo.
- Conhecimento … conjunto de memória, consciência, inteligência, familiaridade, teorias, fatos, habilidades, práticas, ra fazedr uma tarefa.
- Competência … o conjunto cohecimenro, habilidades e comportamentos recomendados, medidos e comprovados para gerenciar uma tarefa no seu planejamento, seu desempenho, controle e ajustes.
- Inteligência … usar ferramentas para aumentar a capacidade cognitiva para aumentar a eficiência da aplicação do conhecimento em novas situações.
- Ferramenta … recurso material ou abstrato para o sujeito interagir com o objeto do conhecimento e ambiente com ganho de eficiência medida e controlada.
- Comportamento … forma de reagir aos estímulos d ingternos e externos, interagir consiugo mesmo e com o ambiente e sociedade.
- Capacidades e
- Mudança … o que deve ser transformado – pessoa, ambiente, ferramentas, objetos do conhecimento e ambiente.
- Necessidade… o que é imprescindível para o sujeito e a razão.
- Objetivo … qual a qualidade do que se quer chegar e quantificar.
- Recurso …o que é importante, material ou não, para gerar produtos e serviços para o sujeito e mercado.
- Sistema … conjunto de componentes, conectados, organizados de forma inteligente e interdependentes para atingir e garantir padrões de qualidade.
- Resultados.
- Tarefa … quanto de trabalho para atingir metas e acordos envolvendo atividades, ferramentas e habilidades.
- ( ordem alfabética).

Conclusão.
O check list na sequência destaca de forma não exaustiva componentes principais da gestão de processos.
Lista propósito, características e aplicações da gestão de trabalho, para ensinar, aprender, listar princípios, questões a serem questionadas, repetidas e espaçadas ao longo do processo de gestão.
Direciona e dosa a atenção para a regulação e monitoramento de componentes essenciais (visíveis e invisíveis) do processo de negócio … exige “metacognição”, cognição de “nível superior”, autoregulaçãp e automonitoramento do próprio comportamento.
Como uma ferramenta de gestão este check list se propõe a ajudar a refletir, alinhar mentes, ideias, propósitos, características e aplicações da gestão.
Facilitar discutir, refletir, apontar e otimizar recursos, pessoas, informações, materiais críticos e relevantes no entorno de atividades (lógica de processo – teoria) e tarefas (desempenho na ação – habilidade).
Gerenciar recursos e processos tem como um propósito fundamental gerar mais consciência e fazer com que o sujeito compreenda as relações e hierarquias de causa e efeito das tarefas.
Olhar nos planos tático e estratégico, para construir todas as articulações necessárias e suficientes no plano operacional.