Um mapa mental é um diagrama que simula a estrutura lógica do nosso modo de pensar; assemelha-se a um neurônio ou uma árvore vista de cima.
- É criado em torno de um conceito principal, desenhado no centro, ao qual são adicionadas relações com outros conceitos, via ramos, imagens, palavras chaves.
- Deve ser feito como uma rápida descrição de um tema, cobrindo as características principais que se deseja focar.
- Organiza visualmente as informações.
- É um método eficiente para melhorar a memorização e aprendizagem.
- É voltado para a gestão de informações e conhecimento.
- Pode ser desenhados à mão ou no computador.
- É hierárquico à partir do conceito principal ,e mostra relações entre peças do todo.
- Mapeia informações usando ramificações e mapas radiais.
- Representa a percepção do ponto de vista de uma pessoa ou uma empresa sobre alguma coisa.
- É informal.
- É um conjuntos de palavras chaves estruturadas pelo contexto mental da pessoa com mnemônicos visuais.
- Pode usar vários “artifícios cognitivos”, como uso de cores, ícones e links visuais.
–
Como fazer um mapa mental?
–
–
Diretrizes gerais:
- Conceito Principal. Inicie no centro com uma imagem do assunto.
- Simbologia. Use várias cores, para a estimulação visual e também para codificar ou agrupar; use imagens, símbolos palavras palavras chaves por todo o mapa mental.
- Linhas. Coloque cada palavra e/ou imagem numa linha; conecte as linhas a partir da imagem central; use linhas centrais mais grossas e afine-as à medida que irradiam para fora do centro.
- Estilo. Desenvolva seu próprio estilo de comunicação pessoal de mapeamento da mente; use ênfase e mostre associações.
- Estrutura. Mantenha o mapa mental claro, usando hierarquia radial, ordem numérica ou contornos para agrupar ramos; não tornar o mapa muito complexo e desdobrar um ramos mais complexos num outro mapa.
–
Por que os Mapas Mentais?
–
–
As razões que fazem o mapa mental uma ferramenta efetiva de aprendizado, são muitas.
- O mapa mental reduz, simplifica e seleciona as informações que serão mais relevantes.
- É uma forma eficiente de fazer anotações (inteligência linguística); segue uma forma mais natural do cérebro organizar e processar ideias.
- Ajuda o cérebro a fazer novas associações mais rapidamente entre os conceitos chave, e com isso, facilita a resolução de problemas e torna a criatividade mais fluente (inteligência lógico matemática).
- Aumenta e testa o entendimento do bloco de informação já que é necessário entender o assunto para poder fazê-lo (inteligência lógico matemática).
- São muito mais eficientes que as anotações típicas e lineares que estamos acostumados a fazer; o padrão linear expressa cada ideia em linhas e regras gramaticais (sujeito, verbo, predicado, …); as palavras chave ficam escondidas no meio de outras informações de menor informações semânticas (que geram significado) e isso atrapalha o cérebro fazer associações de conceitos (inteligência
- Aumenta a capacidade de concentração, armazenamento, retenção e recuperação de informação; as anotações lineares cansam, nos fazem entrar no modo zumbi (sonhar acordado), nos distraem; exigem muito esforço para pouco resultado; usam muitas palavras; é um método baseado em transcrição e sintetização, que é mais fácil, não necessita de compreensão, que o torna ineficiente em termos de armazenagem, retenção e recuperação do conhecimento;
- Desenvolvem a inteligência cinestésica/espacial, já que conjugam imagens, cores, hierarquia, escopo; dão mais prazer; exigem concentração para conversão de uma mídia totalmente diferente do mapa mental;
- Exigem mais concentração, atenção e potencial criativo do nosso cérebro – ensinar primeiro para nós mesmos; isso facilita repasse do conhecimento, mesmo que seja para nós mesmos; as anotações são produzidas com outro tipo de mentalidade.
- São eficientes para aprendizado ativo, mixar informações de várias fontes,
–
Mapas Mentais e Mapa Conceituais: qual a diferença?
Os mapas mentais diferem dos mapas conceituais em que os mapas mentais se concentram em apenas uma palavra ou idéia, enquanto mapas conceituais conectam várias palavras ou idéias. Além disso, os mapas conceituais geralmente têm rótulos de texto em suas linhas / braços de conexão. Os mapas mentais baseiam-se em hierarquias radiais e estruturas de árvores que denotam relações com um conceito central de governo, enquanto mapas conceituais são baseados em conexões entre conceitos em padrões mais diversos. No entanto, qualquer um pode fazer parte de um sistema maior de base de conhecimento pessoal .
Palavras chave associadas aos mapas mentais: diagrama, estrutura, lógica, modo de pensar, organização visual, método, ferramenta, memorização, simplificação, conceitos, idéias, palavras, imagens, descrição, características, informações, conhecimento, aprendizagem, planejamento, criatividade, inovação, comunicação, resolução de problemas, relevância, associações, velocidade, fluência.
Saiba mais. Aprender a Aprender; Como se tornar mais inteligente?; Ferramentas Cognitivas; Conceitos, Definições e Palavras Chaves; Perguntas; Mapa Mental; Mapa Conceitual.