Framework é um conjunto de conceitos usado para resolver um problema de um domínio específico … um kit de métodos, boas práticas e ferramentas.
Frameworks de TI são “fundamentais para empresas e em especial para àquelas de capital aberto que têm ações no mercado … são preditores da maturidade gerencial de uma empresa … são direcionados para alavancar negócios, ganhar vantagem competitiva … ensinar sobre planejamento, processos, atividades, situações, necessidades, problemas e desejos … permitem ganhar inteligência num determinado tipo de negócio … ajudam a formular estratégias financeiras, de processos, marketing e vendas … e isso bom para todos!
- Existem vários frameworks sobre governança corporativa e governança de TI.
- Os frameworks orientam na formulação de estratégias inteligentes, tornam processos e atividades mais padronizados, eficazes e direcionados para as necessidades do negócio.
- O resultado esperado é fazer indivíduos, times e a empresa trabalharem de forma alinhada, com maior produtividade, sem que isso implique em aumento de custos.
- Frameworkspodem ser vistos como uma tática bem definida para manipular com destreza ambientes organizacionais complexos.
- Devem gerar sugestões de solução para uma família de problemas semelhantes.
Saiba mais. Governança Corporativa, Gerência de Processos de Negócios.
BSC – (Balanced Scorecard)
O BSC é reconhecida como uma das práticas de gestão estratégica mais importantes e revolucionárias dos últimos anos para avaliar o desempenho de uma organização em muitas áreas diferentes. Pode ser visto em 3 perspectivas …
- Traduzir a estratégia da empresa em termos operacionais.
- Alinhar a organização a estratégia.
- Transformar a estratégia em tarefa de todos, em processos contínuos e gerenciar a mudança.
O BSC se organiza em torno de 4 dimensões estratégicas … com o objetivo de aumentar o “sincronismo” entre o planejamento estratégico e execução … que é uma das maiores causas do insucesso na implantação dos planos estratégicos das empresas!
- Dimensão Financeira … retorno sobre o capital.
- Dimensão Clientes … encantar e fidelizar o cliente.
- Dimensão Processos de negócios internos … baixo custo, seguro e confiável, zero defeitos, entregas pontuais.
- Dimensão Aprendizado … motivar e capacitar colaboradores.
O BSC desdobra cada dimensão em 5 componentes principais …
- Mapa estratégico … descrição das estratégias via hierarquia de objetivos e indicadores.
- Objetivo estratégico … o que deve ser alcançado.
- Indicadores … como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo? Quais os melhores indicadores em termos de clareza, facilidade de medição, foco em resultados, adequação, ter um responsável, alinhar e conectar objetivos?
- Meta … ível de desempenho, desafio, melhorias, habilidades para alcançar os objetivos.
- Plano de Ação … lista de ações, prazos e responsáveis.
Na dimensão FINANCEIRA são definidos os objetivos financeiros de longo e curto prazos …
- Os objetivos financeiros são também chamados de objetivos dos acionistas e tem papel preponderante.
- Têm conexões com as demais dimensões estratégicas do BSC, processo, cliente e aprendizagem.
- Abrange aumento das receitas, melhoria da relação custo e produtividade, aperfeiçoamento do uso dos ativos e redução de riscos.
- Após os objetivos financeiros vêm as dimensões clientes, processos e aprendizagem, articuladas e consistentes com a dimensão financeira.
Na dimensão CLIENTES são definidos objetivos SMART para vários indicadores…
- Mercados.
- Clientes e potenciais clientes.
- Quota de mercado.
- Retenção de clientes.
- Aquisição de clientes.
- Satisfação de clientes.
- Rentabilização de clientes.
- Mix de marketing.
Na dimensão PROCESSOS INTERNOS é analisada toda a cadeia de valor da empresa.
- Processos de inovação, operação e pós venda e responsáveis.
- Processos com maior impacto na satisfação dos clientes e também na satisfação dos objetivos financeiros da empresa.
- Processos e competências em que a empresa pode obter vantagens competitiva e o que lhes permitirá diferenciação da concorrência.
- Criação, produção e entrega de produtos.
- Serviços prestados após a venda.
Na dimensão APRENDIZAGEM o objetivo é oferecer a infraestrutura para desenvolver habilidades para atingir os objetivos nas dimensões financeira, clientes e processos.
- Capacidade – capacitação, competência, habilidade, conhecimento, inteligência, potencial.
- Alinhamento – orientação de acordo com a direção,
- Métodos e Ferramentas – meios, procedimentos e metodologias.
- Motivação – incentivo para um comportamento, motivo, justificativa.
- Autonomia – autossuficiência, independência e liberdade para atuar no escopo determinado.
Saiba mais. Formulação de Objetivos e Metas, Objetivos SMART, Objetivos Empresariais, Objetivo Financeiro, Objetivo de Processos, Objetivos de Clientes.
SOX – Sarbanes-Oxley Act
A Lei Sarbanes-Oxley é uma lei estadunidense, assinada em 30 de julho de 2002, motivada por escândalos financeiros corporativos … foi redigida com o objetivo de evitar a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança da governança corporativa.
- Apelidada de Sarbox ou ainda de SOX, visa garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo ainda regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações, de modo a mitigar riscos aos negócios, evitar a ocorrência de fraudes ou assegurar que haja meios de identificá-las quando ocorrem, garantindo a transparência na gestão das empresas.
- Os motivadores do Sarbanes-Oxley Act foram os escândalos financeiros acontecidos em companhias abertas nos Estados Unidos.
- O objetivo da lei é proteger os investidores de fraudes contábeis e financeiras de companhias abertas, assim como instituir uma série de penalidades contra crimes relacionados. Seu foco é sobre controles internos e relatórios financeiros.
As seções 302 e 404 do SOX são de especial importância para TI.
Resumo da Seção 302:
- Os CEO (diretor geral) e CFO (diretor financeiro) devem revisar os conteúdos dos relatórios financeiros em termos de veracidade e completude.
- Precisam manter controles e procedimentos internos para a emissão dos relatórios.
- Os sistemas de controle internos devem ser projetados sob a supervisão deles e deve deve ser avaliada a efetividade do controle desses relatórios.
- Mudanças, deficiências dos sistemas de controle e fraudes significativas envolvendo gerências ou empregados com um papel significativo, devem ser comunicadas.
Resumo da Seção 404
- A administração tem a responsabilidade de estabelecer, manter e avaliar a estrutura de controle interno e procedimentos para relatórios financeiros.
- Deve realizar uma auditoria externa específica para avaliar esta efetividade.
O SOX é uma referência de conformidade para todas as empresas de capital aberto. O conhecimento e a aplicação dos seus princípios contribui para maiores níveis de maturidade de governança de TI das grandes empresas.
- Concomitantemente com a SOX diversas leis e padrões internacionais foram criadas como certificações (compliance), para garantir a credibilidade das empresas
- Um ambiente SOX exige uma série de controles.
- A melhor maneira estar compliance (em conformidade) com a SOX é seguir frameworks de organizações internacionais …
COSO – Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission
COSO é uma organização privada criada nos EUA em 1985 para prevenir e evitar fraudes nas demonstrações contábeis das empresas … suas recomendações são amplamente praticados e são referência no Brasil e no mundo …
- O COSO estabelece um modelo de CONTROLE INTERNO para assegurar o atingimento dos objetivos, de maneira correta e com a mínima utilização de recursos.
- Tem como conceito que o CONTROLE INTERNO é um PROCESSO … é um meio para um fim, não um fim em si mesmo.
- É afetado pelas PESSOAS … não é apenas política, manuais e formas.
- Deve fornecer apenas uma GARANTIA RAZOÁVEL, e não uma garantia absoluta, à administração e ao conselho de uma entidade.
- É orientado para ATINGIR OBJETIVOS em várias categorias (dimensões).
- Deve ser realizado pelo conselho de administração e executivos seniores para fornecer “segurança razoável” ao cumprimento dos objetivos nas seguintes categorias:
- Eficácia e eficiência das operações
- Confiabilidade de relatórios financeiros e
- Conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis
COBIT
COBIT é um framework de boas práticas consagrado no mercado para a Governança de TI … reduzir risco, aumentar a confiabilidade e segurança das empresas … aplicar técnicas de gerenciamento de qualidade, modelar análises para aumentar a confiança e o valor de TI.
- COBIT significa Control Objectives for Information and Related Technology ou Objetivos de Controle para Informações e Tecnologias relacionadas.
- Cobre todos os níveis de controle interno exigidos pela SOX.
- Propõe um modelo de governança de TI com o conceito de que “os recursos de TI devem estar alinhados com os requisitos de negócio”.
- É um modelo flexível e adaptativo, mas também genérico e subjetivo, existem hiatos entre ” o que fazer” e “como fazer” e empresa que não se adaptam.
- É indicado para optimizar os investimentos de TI, melhorar o retorno sobre o investimento (ROI) e fornecer métricas para avaliar KPIs.
- Tem como pilar vincular metas comerciais, objetivos de TI, níveis de maturidade de governança de TI e responsabilidades de processos de negócios de TI.
- É independente de plataforma, tipo de negócio, valor e participação que TI tem na cadeia produtiva da empresa.
- O COBIT é um integrador de outros frameworks e resume os principais objetivos num único framework guarda chuva … está posicionado em um nível hierárquico superior e harmonizado com outros padrões de TI tais como COSO, ITIL, ISO 9001, ISO 27000, CMMI e PMBOK.
- Cobre quatro domínios seguindo o modelo PDCA (Planejar, Realizar, Checar, Melhorar) da ISO 9001.
COBIT tem como pilar vincular metas comerciais a objetivos de TI, com métricas e modelos de maturidade, responsabilidades dos proprietários de processos negócios e de TI.
Desafios para a implantação do Cobit
- Cultura > tendência de se preocupar mais com desempenhar, menosprezar o planejar, falta de compreensão do que é TI.
- Maturidade > dificuldade de compreender as necessidades do cliente, entregar a qualidade esperada ou incapacidade de realizar o PDCA.
- Interpretação > dificuldade para desdobrar conceitos corretamente.
- Multiplicar conhecimentos > dificuldade de não só repetir, como perpetuar, ciclos de PDCA para melhoria de processos.
Cubo de Cobit
O Cubo do COBIT é o modelo que representa como os seus componentes se inter-relacionam … como os processos de TI devem gerenciar os recursos de TI para suportar os requisitos de negócios … é uma boa forma de ter uma visão geral da articulação desses componentes … vale mais do que mil palavras.
Requisitos dos Processos de Negócios
- Efetividade: relevância, corretismo e consistência.
- Eficiência: melhor uso dos recursos, produtividade e economia.
- Confidencialidade: proteção e privacidade.
- Integridade: fidedignidade, totalidade e validade.
- Disponibilidade: acessibilidade quando exigida pelo negócio.
- Conformidade: com leis, regulamentos e obrigações contratuais.
- Confiabilidade: informação apropriada para tomada de decisão
Processos de TI
- 4 domínios, + 34 processos e +200 objetivos de controle
Atributos de Valor do COBIT
O COBIT dá importância aos seguintes atributos de valor …
- Alinhamento com os processos de negócio.
- Atender requerimentos de governança corporativa.
- Satisfação de usuários.
- Otimização do uso da Informação.
- Agilização, integração e padronização da Infraestrutura de TI.
- Automação de negócios e controle.
- Transparência, entendimento dos custos, benefícios, estratégia, políticas e níveis de serviços de TI.
- Infraestrutura, capacidades e otimização.
- Habilidades de TI.
- Relacionamentos na cadeia de valor.
- Usabilidade e Desempenho.
- Redução de defeitos.
- Manutenção, resiliência e recuperação de incidentes.
- Disponibilidade.
- Custo-benefício.
- Precisão.
- Qualidade e Expectativas.
- Proteção e responsabilização de todos os ativos de TI.
- Integridade da informação e infraestrutura de processamento.
- Conformidade.
- Melhorias contínuas.
Benefícios Potenciais do COBIT
- Gerenciar INFORMAÇÕES de alta qualidade para suportar as DECISÕES de NEGÓCIO.
- Atingir OBJETIVOS ESTRATÉGICOS e obter benefícios comerciais através do USO EFICAZ e INOVADOR da TI
- Alcançar a EXCELÊNCIA OPERACIONAL, através da aplicação confiável e eficiente da tecnologia.
- Manter RISCOS de TI relacionados a um nível aceitável.
- Otimizar o CUSTO de SERVIÇOS de TI.
- Suportar a CONFORMIDADE com leis, regulamentos, acordos contratuais e políticas.
Saiba mais.
PMBOK – Project Management Body of Knowledge
PMBOK é um livro que apresenta um conjunto de práticas em gestão de projetos e constitui a base do conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI.
- O guia é publicado pelo Project Management Institute e baseado em processos e subprocessos para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante um projeto.
- Aplica uma abordagem semelhante à empregada por outras normas como a ISO 9000 e CMMI.
- Descreve a gerencia de projetos em dez áreas de conhecimento:
- integração
- escopo
- tempo
- custos
- qualidade
- recursos humanos
- comunicações
- riscos
- aquisições
- envolvidos do projeto.
A abordagem PMBOK se assemelha à empregada por outras normas como a ISO 9000 e o CMMI.
ISO 9001
A família ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão … ISO 9001 trata dos requisitos que as organizações que desejam atender à norma devem cumprir.
- ISO significa “International Organization for Standardization“, congrega mais de 160 países e tem suas origens desde 1946, em Londres.
- ISO 9001 é um padrão de gerenciamento de processos e qualidade dos produtos e serviços, usado no mundo todo.
- Todos os padrões de sistema de gestão (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e outras) seguem a metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act), melhoria constante.
Tem várias aplicações …
Servir como base para acordos contratuais com fornecedores para garantir a qualidade do produto e inserção em contratos …
Unificar padrões de requisitos de qualidade para simplificar e gerar economia em toda a cadeia de abastecimento …
Reduzir carga administrativa de manter vários conjuntos de informações e conhecimentos em manuais e procedimentos de qualidade para apenas um único conjunto integrado.
Gerar benefícios financeiros ou retorno sobre os ativos superior em comparação com organizações semelhantes sem certificação.
É baseada em sete princípios de gestão da qualidade e lida com os fundamentos dos sistemas de gerenciamento da qualidade….
- Foco no cliente, necessidades, requisitos e expectativas.
- Liderança, propósito e direção da empresa.
- Engajamento das pessoas e habilidades sejam usadas em benefício da empresa.
- Abordagem do processo, atividades e recursos.
- Melhoria geral da empresa como objetivo permanente da organização.
- Tomada de decisão baseada em evidências análise de dados e informações.
- Gestão de relacionamento com fornecedores, contratados, provedores de serviço.
A ISO não certifica organizações por si só … existem vários organismos de certificação que auditam as organizações e, com êxito, emitem certificados de conformidade ISO 9001.
CMMI – Capability Maturity Model Integration
CMMI é um modelo de referência que contém práticas necessárias para desenvolver “maturidade” em disciplinas específicas em engenharia de sistemas, engenharia de software nos seus vários estágios, concepção, desenvolvimento, aquisição, entrega e manutenção.
- O modelo é gerenciado pelo Instituto CMMI, uma organização da ISACA.
- O seu foco é “Melhorar processos de uma empresa” … integrar processos para melhorar produtos e foi construído considerando três dimensões articuladas:
- Pessoas
- Ferramentas
- Procedimentos
- É caracterizado por estágios ou níveis de maturidade medidos para um conjunto de processos, que podem estar no mesmo nível ou não:
- Nível 1 – Inicial – processos imprevisíveis.
- Nível 2 – Gerenciado – processos gerenciados por projetos e ações reativas.
- Nível 3 – Definido – gerência de processos e ações proativas.
- Nível 4 – Quantitativamente gerenciado – processos medidos e controlados
- Nível 5 – Em otimização – foco contínuo na melhoria de processos.
- As “Avaliações CMMI” recebem uma classificação de nível de maturidade de 1 a 5 e um perfil de realização de nível de capacidade … para identificar as áreas de melhorias para evolução de níveis … para informar “habilidades empresariais” a clientes e fornecedores e atender requisitos contratuais de clientes.
BPM (Business Process Management)
Os sistemas BPM são sistemas de gerenciamento e automação dos processos operacionais de rotina da empresa … otimizam processos, reduzem custos e identificam gargalos.
- Os softwares que são utilizados para automatizar a gerência de processos de negócios são os BPMs, que incluem: mapeamento dos processos de negócio ponta-a-ponta, desenho dos fluxos e formulários eletrônicos, definição de workflow, regras de negócio, integradores, monitoração em tempo real das atividades e alertas.
- BPM ajuda a maximizar os resultados e o desempenho de processos, trazendo melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, aumento da satisfação dos clientes através de produtos e serviços com um nível superior de qualidade.
- É uma disciplina para aumentar a capacidade de mudança dar uma abordagem holística de gestão e otimização de processos de negócios, alinhar os processos da organização com os desejos e necessidades dos clientes.
- Princípio do BPM. Entender os objetivos e estratégias de negócios em primeiro lugar para depois analisar os processos atuais e identificar os processos que proporcionem o maior retorno sobre o investimento.
- Decisões financeiras. Além de decisões rápidas e melhores, a empresa requer decisões financeiramente sólidas. Usando BPM, as decisões feitas podem ajudar a maximizar o retorno financeiro devido a: 1) redução do tempo gasto, 2) maximização do uso de recursos e 3) redução de resíduos ou retrabalhos. O objetivo é a empresa ver todo o panorama do processo e custos, assim poder fazer decisões locais e seus efeitos em âmbito mais global.
Saiba mais. Processos de Negocio
ISO 27000
ISO 27001 é um padrão para sistema de gerência da segurança da informação publicado em outubro de 2005 pelo International Organization for Standardization e pelo International Electrotechnical Commision …
- Sugere domínios a serem observados e gerenciados por qualquer empresa para uma visão completa da segurança.
- A série ISO 27000 está de acordo com outros padrões de sistemas de gerência ISO, como ISO 9001 (Sistemas de Gerência da Qualidade) e ISO 14001 (Sistemas de Gerência Ambiental), ambos voltados para assegurar melhores práticas e padrões de certificação.
- Cada domínio sugere uma determinada área de atuação dentro da Segurança, desde a Segurança física, que abrange, por exemplo, tranca de portas, cadeados para notebooks e câmeras de vigilância; passando pela gestão de pessoas, o comportamento esperado de cada usuário e o aperfeiçoamento da política de segurança.
- Também inclui a gestão de incidente propriamente dita.
- Os padrões ISO / IEC são vendidos diretamente pela ISO, principalmente em inglês, francês e chinês. Os pontos de venda associados a vários organismos de normalização nacionais também vendem versões traduzidas diretamente em outros idiomas.
Família ISO 27000 – Principais Regulamentações
- ISO / IEC 27000 – São informações básicas sobre as normas da série.
- ISO / IEC 27001 – Bases para a implementação de um SGSI.
- ISO / IEC 27002 – Certificação profissional, catálogo de práticas de segurança da informação.
- ISO / IEC 27003 – Diretrizes mais específicas para implementação do SGSI.
- ISO / IEC 27004 – Normas sobre as métricas e relatórios do SGSI – monitoramento, medição, análise e avaliação
- ISO / IEC 27005 – Gestão de riscos de segurança da informação.
- ISO / IEC 27006 – Requisitos para organismos de auditoria e certificação de SGSI.
- ISO / IEC 27007 – Diretrizes para auditoria de SGSI.
- ISO / IEC 27017 – Código de prática para controles de segurança da informação para serviços em nuvem.
- ISO / IEC 27018 – Código de prática para proteção de informações de identificação pessoal (PII) em nuvens públicas.
- ISO / IEC 27033 – Segurança de rede de TI.
- ISO / IEC 27040 – Segurança de armazenamento.
- ISO / IEC 27701 – Sistemas de gerenciamento de segurança da informação – Privacy Information Management System (PIMS).
Saiba mais. PCN
ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
ITIL – Information Technology Infrastructure Library – é um conjunto de práticas para operações e gerenciamento de serviços de TI (como gerenciamento de service desk, incidente, mudança, capacidade, nível de serviço e segurança).
Os seis principais benefícios dos serviços defidos pelo ITIL são:
- Alinhamento mais forte entre TI e negócios.
- Melhor prestação de serviços e satisfação do cliente.
- Custos reduzidos por meio de uma melhor utilização de recursos.
- Maior visibilidade dos custos e ativos de TI.
- Melhor gerenciamento de risco de negócios e interrupção ou falha de serviço.
- Ambiente de serviço mais estável para apoiar mudanças constantes nos negócios.
- Versatilidade – as práticas são escaláveis e flexíveis, permitindo que as empresas assumam tanto ou tão pouco delas quanto queiram.
- O ITIL pode até ser adaptado para funcionar em conjunto com outras práticas, incluindo COBIT , Six Sigma e TOGAF .
Saiba mais. ITIL – Information Technology Infrastructure Library
Palavras chave – Frameworks de TI, maturidade gerencial, planejamento, processos, necessidades, inteligência, estratégias, BSC, SOX, governança corporativa, COSO, COBIT, ISACA , gerenciamento de risco, modelar análises, confiança, valor, cubo do COBIT, PMBOK, PMI, ISO 9000, CMMI, ISO 27001, ITIL.
Conclusão sobre Frameworks de TI
- Frameworks de TI são preditores da maturidade gerencial de uma empresa … são direcionados para alavancar negócios, ganhar vantagem competitiva … ensinar sobre planejamento, processos, atividades, situações, necessidades, problemas e desejos … permitem ganhar inteligência num determinado tipo de negócio … ajudam a formular estratégias financeiras, de processos, marketing e vendas.
- BSC é uma práticas de gestão estratégica importante e muito utilizada … se organiza em torno de 4 dimensões estratégicas … financeira, clients, processos e aprendizagem, com o objetivo de aumentar o “sincronismo” entre o planejamento estratégico e execução.
- SOX ou Lei Sarbanes-Oxley, foi redigida em 2000 pelos EUA com o objetivo de evitar a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança da governança corporativa … é uma referência de conformidade para todas as empresas de capital aberto … o conhecimento e a aplicação dos seus princípios contribui para maiores níveis de maturidade de governança de TI das grandes empresas.
- COSO é uma organização privada criada nos EUA em 1985 para prevenir e evitar fraudes nas demonstrações contábeis das empresas … suas recomendações são amplamente praticados e são referência no Brasil e no mundo … estabelece um modelo de controle interno para assegurar o atingimento dos objetivos, de maneira correta e com a mínima utilização de recursos.
- COBIT é o framework de boas práticas da ISACA para a Governança de TI para reduzir risco, aumentar a confiabilidade e segurança das empresas … estabelecer governança empresarial, técnicas de gerenciamento, aplicar boas práticas, ferramentas … e modelar análises para ajudar a aumentar a confiança e o valor de TI; o cubo do COBIT é o modelo que representa como os seus componentes se inter-relacionam em 3 dimensões – como os processos de TI devem gerenciar os recursos de TI para suportar os requisitos de negócios.
- PMBOK é um livro que apresenta um conjunto de práticas em gestão de projetos e constitui a base do conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI; contempla dez áreas de conhecimento: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisiçõe, envolvidos do projeto.
- ISO 9000 grupa normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão … ISO 9001 trata dos requisitos que as organizações devem cumprir; tem várias aplicações … inserir cláusulas contratuais, unificar padrões de qualidade na cadeia de abastecimento, reduzir vários conjuntos de informações e conhecimentos em um único conjunto integrado … gerar benefícios financeiros ou retorno sobre os ativos superior em comparação com organizações semelhantes sem certificação.
- CMMI é um modelo de referência que contém práticas para desenvolver “maturidade” em disciplinas específicas em engenharia de sistemas, engenharia de software nos seus vários estágios, concepção, desenvolvimento, aquisição, entrega e manutenção.
- ISO 27001 é um padrão para sistemas de gerência da segurança da informação; sugere domínios a serem observados e gerenciados por qualquer empresa para uma visão completa da segurança.
- ITIL – Information Technology Infrastructure Library – é um conjunto de práticas para operações e gerenciamento de serviços de TI, tais como como gerenciamento de service desk, incidente, mudança, capacidade, nível de serviço e segurança.
Teste seu conhecimento sobre Frameworks de TI
- Quais os frameworks de TI mais utilizados?
- Quais são as 4 dimensões estratégicas do BSC?
- Qual o objetivo da SOX?
- Qual o objetivo das recomendações COSO?
- Explique o modelo de governança do COBIT através do “cubo COBIT.
- O que é PMBOK?
- O que significa maturidade gerencial de uma empresa segundo a CMMI?
- Qual o papel da ISO 9000 para a governança de TI? Qual a sua relação com gerenciamento de qualidade?
- O que são domínio da ISO 27001?
- Quais são os benefícios potenciais do ITIL?