- Conceito de Governança
- Modelo Geral de Governança
- Origens da Governança Corporativa
- 2 Tipos de Governança
- Governança Corporativa no Brasil
- Princípios da Governança
- Governança para evitar Erros
- Indicadores Estratégicos
- Governança Corporativa e Governança de TI
Governança Corporativa é “a criação de uma estrutura que determine os objetivos organizacionais e monitore o desempenho para assegurar a concretização destes objetivos” (OCDE).
- O objetivo principal é garantir a confiabilidade de uma organização de capital aberto para atender os interesses dos acionistas.
- Resolver o chamado “conflito de agência“, gerado pelo fato de que a gerência da organização não é feita pelos donos (acionistas), e, portanto, é necessário estabelecer um mecanismo que garanta a realização dos interesses dos donos (acionistas).
- A governança de TI está inserida na governança corporativa, ao lado de RH, Financeiro, Ativos físicos, Relacionamentos / Parcerias, dentre outras.
Saiba mais. Objetivos Empresariais, Objetivos Estratégicos, Gerenciamento de Risco. Tipos de Risco, Risco Estratégico.
Modelo Geral de Governança Corporativa
Existem vários modelos de Governança Corporativa … de uma forma geral são compostos por conselho de administração, equipe de executivos seniores e várias áreas subordinadas de governança dos ativos da organização.
Conselho de Administração tem como principal função garantir o controle de propriedade (valor da ação) da empresa e proteção dos direitos dos acionistas e stakeholders … implementar princípios de governança que assegurem a eficiência dos processos empresariais.
Equipe Executiva Senior articula as estratégias para cumprir as determinações do conselho e estimular os comportamentos desejáveis que agreguem valor ao negócio e à cultura da organização; segundo a OCDE, a governança corporativa mostra dois lados articulados e complementares …
- Lado Comportamental que orienta os relacionamentos e confere direitos decisórios a indivíduos ou grupos.
- Lado Estratégico e Normativo que estabelece regras e procedimentos operacionais para garantir que os objetivos sejam alcançados.
Governança dos Ativos utilizados pela equipe de executivos seniores para implementar as estratégias
- Humanos – pessoas, habilidades, planos de carreira, treinamento, relatórios, mentoring e competências.
- Financeiros – dinheiro, investimentos, passivo, fluxo de caixa e contas a receber.
- Físicos – fábricas, equipamentos, manutenção e segurança.
- Propriedade Intelectual – propriedade intelectual (PI), incluindo know-how de produtos, serviços e processos.
- Informação e TI – dados digitalizados, informações e conhecimentos sobre clientes, desempenho de processos, finanças e sistemas de informação.
- Relacionamentos – relacionamento dentro da empresa, reputação junto a clientes, fornecedores, unidades de negócio, órgãos reguladores concorrentes e revendas autorizadas.
(*) Este exemplo de framework usa 6 ativos principais, mas isso varia de acordo com mercados e empresas.
Saiba mais. Frameworks
Origens da Governança
Historicamente a Governança Corporativa ganhou força por ocasião dos escândalos corporativos de 2002 da Enron, Worldcom e Tyco, que reduziram a confiança do mercado nas organizações e contribuíram para uma queda dos preços das ações no mercado mundial.
Nesta ocasião o governo dos EUA criou novas legislações para as empresas de capital aberto nas bolsas de valores de NY.
A mais importante dessas leis é a Lei Sarbanes-Oxley, também conhecida por SOX, que exige padrões elevados de governança corporativa, e severas punições para seu descumprimento, principalmente para o CEO e o corpo de administradores, mas também para auditores de empresas negociadas nas bolsas norte-americanas.
Saiba mais. Lei Sarbanes-Oxley
2 Tipos de Modelos de Governança
As bases da governança corporativa estão atreladas ao ambiente social, econômico, corporativo e regulatório. … mas existem dois modelos básicos adotados no mundo …
Outsider System – EUA e Reino Unido | Insider System – Europa e Japão |
Acionistas pulverizados e fora do comando diário da organização | Grandes acionistas ou prepostos no comando da operação diária. |
Estrutura de propriedade dispersa | Concentração da estrutura de propriedade |
Ativismo e grande porte dos investidores institucionais | Baixo ativismo e menor porte dos investidores institucionais. |
Papel importante do mercado de ações para o crescimento | Papel importante do mercado de dívida e títulos no crescimento e financiamento da empresa |
Ameaças de aquisições hostis do controle | Relevância de controle familiar ou governamental; grandes grupos empresariais diversificados |
Orientado para o acionista | Reconhecimento de outros stakeholders não financeiros como funcionários. |
Governança Corporativa no Brasil
No Brasil existem várias iniciativas de governança governamentais e de mercado no sentido de estimular e assegurar as boas práticas da governança corporativa.
Leis, Normas e Boas práticas da governança corporativa no Brasil …
- Melhores Práticas de Governança Corporativa editado pelo IBGC.
- Lei 6.404/76 – Sociedades por Ações
- Normas e Instruções da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para empresas de capital aberto.
- Classificação Bovespa (Novo Mercado, Nível 2, Nível 1, Bovespa Mais) de boas práticas de governança.
- Intruções CVM para regular a efetividade dos princípios fundamentais da Governança Corporativa.
- Compliance e empresas especializadas para definição de políticas e procedimentos para mitigar riscos, melhorar processos, proteger ativos e reputação da empresa, disponibilizar informações adequadas, gerar confiabilidade, promover a eficácia operacional e a aderência às leis e regulamentos aplicáveis.
Melhores Práticas auxiliam avaliar e melhorar o enquadramento ético, jurídico, regulamentar, institucional para a governança das sociedades, além disso, fornecem orientações para as bolsas de valores, investidores, sociedades; buscam estimular o uso consciente e efetivo dos instrumentos de governança.
Saiba mais. Lei Sarbanes-Oxley, Melhores Práticas de Governança Corporativa, Lei 6.404/76, Normas e Instruções da CVM, Classificação Bovespa, Intruções CVM , Compliance
Princípios da Governança Corporativa
A Governança Corporativa fundamenta-se em 4 princípios: Responsabilidade, Transparência, Consenso e Prestação de Contas
- Responsabilidade Corporativa. Distribuição das responsabilidades de maneira clara e sistemática.
- Transparência. Divulgação e acesso a indicadores empresariais e direcionamento estratégico.
- Orientação por consenso. Equidade para definir estratégias que atendam interesses de acionistas, gestores, clientes, sociedade e comunidade.
- Prestação de Contas. Divulgação de relatórios empresariais confiáveis.
Os quatro pilares da governança corporativa são estendidos a outras áreas específicas das empresas, como tecnologia da Informação, contratos, gestão de riscos, compliance.
Governança Corporativa para Evitar Erros
A boa governança permite uma organização evitar os seguintes erros que levam a desvalorização das ações:
- Abusos de poder do acionista controlador sobre minoritários, da diretoria sobre o acionista e dos administradores sobre terceiros.
- Erros estratégicos advindos de muito poder concentrado no executivo principal.
- Fraudes como uso de informação privilegiada em benefício próprio, atuação em conflito de interesses.
Investidores atribuem à governança o mesmo peso que a indicadores financeiros quando avaliam as decisões de investimento. Uma boa governança eleva o preço das ações.
Indicadores Estratégicos
É preciso ter um conjunto de indicadores estratégicos da empresa monitorados em tempo real … que traduzam o “pensamento estratégico” e seus desdobramentos na gestão da empresa …
- Envolver todos os administradores na gestão de TI e não somente a área TI.
- Deixar claro quais são as estratégias de negócio e o papel de TI.
- Mensurar e gerenciam o que se gasta e o que se ganha com a TI.
- Definir matrizes de responsabilidades.
- Fazer com que todos aprendam com cada implementação, em ciclos, tornando-se mais hábeis em compartilhar e reutilizar seus ativos de TI.
Saiba mais. BSC, Objetivos Empresariais
Exemplos de Indicadores Estratégicos
- Preço da ação no mercado.
- Receitas / Custos e Lucros, por região e produto.
- Quantidade de clientes.
- ROI – lucro / investimento.
- Pontos de venda.
- Quantidades unidades de venda, produção e faturamento.
- Ticket médio da venda.
- Quantidade de unidades vendidas.
- Devolução de produtos.
- Taxa de reclamações.
Saiba mais. Planejamento Empresarial, Objetivos Empresariais, Objetivos Estratégicos.
Governança Corporativa e Governança de TI
A governança de tecnologia da informação ( TI ) é um subconjunto da disciplina de governança corporativa , com foco em tecnologia da informação (TI) e seu desempenho e gerenciamento de risco .
evoluiu dos Princípios de Gestão Científica elaborados por “Taylor” – , Gestão da Qualidade Total e sistema de gestão da Qualidade ISO 9001 .
Uma das palavras-chave nas definições de governança é MONITORAR … é necessário que toda a organização seja monitorada por tecnologia da informação …
- Este aspecto da governança afeta diretamente a estrutura de TI …
- Prover transparência para acionistas, conselho de administração, diretores e hierarquia gerencial, para controlar a produtividade, lucratividade, capacidade de inovação.
- A Governança de TI precisa garantir rapidamente a solicitações de informações dos órgãos de fiscalização governamental, assegurar que os investimentos em TI estejam alinhados com a estratégia da organização e garantam os resultados esperados para o negócio.
A questão que surge é “como garantir que os investimentos em TI promovam os resultados esperados?”. Esta é a proposta da governança de TI.
Saiba mais. 5 Decisões chave de TI,
Palavras chave – Governança Corporativa, modelo de governança, valorização de ações, boas práticas, princípios, responsabilidade, transparência, consenso, prestação de contas, monitorar, indicadores estratégicos.
Conclusão sobre Governança Corporativa
- Governança Corporativa é “a criação de uma estrutura que determine os objetivos organizacionais e monitore o desempenho para assegurar a concretização destes objetivos” (OCDE).
- Existem vários modelos … de uma forma geral são compostos por conselho de administração, equipe de executivos seniores e várias áreas subordinadas de governança dos ativos da organização, tais como finanças, TI, ativos físicos, recursos humanos, patentes.
- As bases da governança corporativa estão atreladas ao ambiente social, econômico, corporativo e regulatório.
- Existem dois modelos básicos que podemos generalizar que são adotados no mundo … o modelo americano e o modelo europeu.
- Historicamente a Governança Corporativa ganhou força por ocasião de corporativos de 2002 nos Estados Uinidos, que reduziram a confiança e contribuíram para uma queda dos preços das ações no mercado mundial.
- No Brasil existem várias iniciativas no sentido de estimular e assegurar boas práticas da governança corporativa.
- Melhores práticas auxiliam avaliar e melhorar o enquadramento ético, jurídico, regulamentar, institucional para a governança das sociedades, além disso, fornecem orientações para as bolsas de valores, investidores, sociedades … buscam estimular o uso consciente e efetivo dos instrumentos de governança.
- A Governança Corporativa fundamenta-se em 4 princípios: Responsabilidade, Transparência, Consenso e Prestação de Contas.
- Permite a organização evitar erros que desvalorizem o valor das ações no mercado, como abusos de poder, erros estratégicos e fraudes.
- Investidores atribuem à governança o mesmo peso que a indicadores financeiros, quando avaliam as decisões de investimento … uma boa governança eleva a percepção de valor de uma empresa e o preço das ações.
- Uma das palavras-chave nas definições de governança é monitorar um conjunto de indicadores estratégicos da empresa em tempo real.
- Exemplos de indicadores estratégicos usados para governança corporativa e de TI são: quantidade e preço da ação no mercado, participação de mercado, receitas, custos, lucros, ROI, capacidade de produção,
Teste o seu conhecimento sobre Governança Corporativa
- Qual o objetivo da governança corporativa?
- Faça um desenho de um modelo geral de governança corporativa com seus principais componentes.
- Quais as diferenças principais gerais entre os padrões de governança corporativa americano e europeu?
- Cite leis e boas práticas da adoção de mecanismos de governança corporativa no Brasil.
- Explique os 4 princípios de governança corporativa: responsabilidade, transparência, equidade e prestação de contas.
- Quais os tipos de erros que a governança corporativa evita?
- Qual a influência do nível de governança corporativa no preço da ação no mercado?
- Dê exemplos de 5 indicadores estratégicos normalmente monitorados pela governança corporativa?
- Qual a relação entre governança corporativa e governança de TI?