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Para entender como funciona a governança TIC em uma organização é importante saber quais decisões devem ser tomadas e quem deve tomá-las …
- Para avaliar como a organização responde a estas perguntas veja o Mapa das 5 Decisões TIC.
- O processo e os responsáveis pelas 5 decisões TIC mudam conforme o modelo de governança.
- Independentemente disso, as 5 decisões podem ser desmembradas em 5 grupos de perguntas.
- Observe a sequência das perguntas e como orientam numa sequência ordenada de decisões de Governança de TI.
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Saiba mais. Tomada de decisão, Frameworks de TI, ITIL
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Check List – 5 decisões de TI
Principais perguntas para entender como funciona a governança de TI em uma organização …
1. Princípios de TI
- Qual o modelo operacional da empresa?
- Qual o papel de TI no negócio?
- Quais os comportamentos desejáveis em termos de TI?
- Como TI será custeada?
2. Arquitetura de TI
- Quais os processos centrais e como se relacionam?
- Qual a estrutura e a integração dos dados?
- Quais as capacidades para suportar TI?
- Quais atividades empresariais devem ser padronizadas?
- Qual a abordagem tecnológica da empresa?
3. Infraestrutura de TI
- Quais os serviços de TI críticos?
- Quais os SLAs?
- Como os serviços de TI devem ser avaliados?
- Quais serviços devem ser terceirizados?
- Qual o plano para a atualização das tecnologias de suporte?
4. Necessidades de Aplicações de Negócios
- Quais as novas aplicações e a que oportunidades de mercado e processos de negócios estão atreladas?
- Qual o valor e o ROI das novas aplicações?
- Como as necessidades de negócios devem ser atendidas no padrão atual da arquitetura de TI?
- Quais os desafios técnicos envolvidos?
5. Investimentos e Priorização de TI
- Quais mudanças de processos são prioritárias?
- Qual o portfólio de TI atual e proposto?
- Esses portfólios estão alinhados com os objetivos estratégicos empresariais?
- A distribuição de investimentos está adequada?
Quem toma as decisões de TI
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As cinco decisões-chave podem ser tomadas por diferentes grupos dentro da organização. Agrupamos estes grupos em 6 tipos diferentes … você verá na prática que as decisões de TI nas organizações são quase sempre realizadas por um desses grupos.
- Executivos (Board) – Decisões tomadas pelo board de executivos ou de altos gerentes; eles podem até ouvir especialistas ou consultores, mas a decisão é tomada por eles com o conhecimento que possuem inseridos no contexto cultural da organização, que pode ser conservadora, arrojada ou estar em um momento específico.
- Especialistas (Consultores) – Decisões tomadas por especialistas em TI. Quando as decisões sobre princípios são tomadas por este grupo, normalmente são organizações onde a equipe técnica tem uma força muito grande.
- Unidades de Negócio – Descentralizado – Cada unidade de negócio toma sua decisão.
- Cliente Interno – As unidades de negócio e a matriz tomam a decisão independente da área de TI. Normalmente a decisão é estimulada por uma necessidade tática ou dificuldade operacional e é baseada em conhecimento de análise de outras empresas que implementaram a mesma solução.
- TI – Tomada de decisão comandada pela TI em consenso com outra área ou unidade de negócio.
- Isolado – Tomada de decisão feita de forma isolada, individual ou por pequenos grupos.
O quadro a seguir associa as cinco decisões-chave com os tomadores de decisão. Verifica-se que em uma única organização podem e devem coexistir várias tomadas de decisão. Por exemplo, a decisão de princípios pode ser feita pelo Board, enquanto a decisão sobre aplicações pode ser feita pelos especialistas.
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Conclusão sobre Decisões de TI
Uma empresa de grande porte, com um processo bem estabelecido de Governança TIC, “teoricamente” toma suas decisões baseada em 5 dimensões: Princípios, Arquitetura, Infraestrutura, Aplicações, e Investimentos. E, nessa ordem.
Empresas com sistemas de governança TIC não maduros, tendem a focar mais em Aplicações e Investimentos. Apresentam um ciclo de decisão mais simplificado.
Empresas de menor porte, idem, e são menos formais.
Recomendamos usar “Perguntas para as 5 decisões TIC” como uma ferramenta para investigar e aferir o seu conhecimento do modelo, perfil e estágio de governança da sua conta.
Quanto melhor o mapeamento das 5 decisões de TI do seu cliente maior será o seu poder de influência sobre as decisões do cliente, melhores serão os os relacionamento da conta e, por conseguinte, o seu desempenho.