
Para entender como funciona a governança TIC em uma organização é importante saber quais decisões devem ser tomadas e quem deve tomá-las …
- Para avaliar como a organização responde a estas perguntas veja o Mapa das 5 Decisões TIC.
- O processo e os responsáveis pelas 5 decisões TIC mudam conforme o modelo de governança.
- Independentemente disso, as 5 decisões podem ser desmembradas em 5 grupos de perguntas.
- Observe a sequência das perguntas e como orientam numa sequência ordenada de decisões de Governança de TI.

Saiba mais. Tomada de decisão, Frameworks de TI, ITIL

Check List – 5 decisões de TI
Principais perguntas para entender como funciona a governança de TI em uma organização …
1. Princípios de TI
- Qual o modelo operacional da empresa?
- Qual o papel de TI no negócio?
- Quais os comportamentos desejáveis em termos de TI?
- Como TI será custeada?
2. Arquitetura de TI
- Quais os processos centrais e como se relacionam?
- Qual a estrutura e a integração dos dados?
- Quais as capacidades para suportar TI?
- Quais atividades empresariais devem ser padronizadas?
- Qual a abordagem tecnológica da empresa?
3. Infraestrutura de TI
- Quais os serviços de TI críticos?
- Quais os SLAs?
- Como os serviços de TI devem ser avaliados?
- Quais serviços devem ser terceirizados?
- Qual o plano para a atualização das tecnologias de suporte?
4. Necessidades de Aplicações de Negócios
- Quais as novas aplicações e a que oportunidades de mercado e processos de negócios estão atreladas?
- Qual o valor e o ROI das novas aplicações?
- Como as necessidades de negócios devem ser atendidas no padrão atual da arquitetura de TI?
- Quais os desafios técnicos envolvidos?
5. Investimentos e Priorização de TI
- Quais mudanças de processos são prioritárias?
- Qual o portfólio de TI atual e proposto?
- Esses portfólios estão alinhados com os objetivos estratégicos empresariais?
- A distribuição de investimentos está adequada?
Quem toma as decisões de TI

As cinco decisões-chave podem ser tomadas por diferentes grupos dentro da organização. Agrupamos estes grupos em 6 tipos diferentes … você verá na prática que as decisões de TI nas organizações são quase sempre realizadas por um desses grupos.
- Executivos (Board) – Decisões tomadas pelo board de executivos ou de altos gerentes; eles podem até ouvir especialistas ou consultores, mas a decisão é tomada por eles com o conhecimento que possuem inseridos no contexto cultural da organização, que pode ser conservadora, arrojada ou estar em um momento específico.
- Especialistas (Consultores) – Decisões tomadas por especialistas em TI. Quando as decisões sobre princípios são tomadas por este grupo, normalmente são organizações onde a equipe técnica tem uma força muito grande.
- Unidades de Negócio – Descentralizado – Cada unidade de negócio toma sua decisão.
- Cliente Interno – As unidades de negócio e a matriz tomam a decisão independente da área de TI. Normalmente a decisão é estimulada por uma necessidade tática ou dificuldade operacional e é baseada em conhecimento de análise de outras empresas que implementaram a mesma solução.
- TI – Tomada de decisão comandada pela TI em consenso com outra área ou unidade de negócio.
- Isolado – Tomada de decisão feita de forma isolada, individual ou por pequenos grupos.
O quadro a seguir associa as cinco decisões-chave com os tomadores de decisão. Verifica-se que em uma única organização podem e devem coexistir várias tomadas de decisão. Por exemplo, a decisão de princípios pode ser feita pelo Board, enquanto a decisão sobre aplicações pode ser feita pelos especialistas.

Conclusão sobre Decisões de TI
Uma empresa de grande porte, com um processo bem estabelecido de Governança TIC, “teoricamente” toma suas decisões baseada em 5 dimensões: Princípios, Arquitetura, Infraestrutura, Aplicações, e Investimentos. E, nessa ordem.
Empresas com sistemas de governança TIC não maduros, tendem a focar mais em Aplicações e Investimentos. Apresentam um ciclo de decisão mais simplificado.
Empresas de menor porte, idem, e são menos formais.
Recomendamos usar “Perguntas para as 5 decisões TIC” como uma ferramenta para investigar e aferir o seu conhecimento do modelo, perfil e estágio de governança da sua conta.
Quanto melhor o mapeamento das 5 decisões de TI do seu cliente maior será o seu poder de influência sobre as decisões do cliente, melhores serão os os relacionamento da conta e, por conseguinte, o seu desempenho.