O check list SMART, “inteligente” em inglês. é um “acrônimo” que representa: eSpecífico, Maensurável, Acessível, Relevante e Temporal; é um “método de análise” para estabelecer metas conscientes e motivadoras, de maneira sistemática, organizada, eficaz e eficiente.
O “conceito SMART” foi criado em 1981 por George T. Doran e referenciado por Peter Druker.
É um um roteiro claro para definir metas.
É muito utilizado na gestão de processos de negócios.
Especifica 5 qualidades “indispensáveis” para definir uma “meta de qualidade”, ou “meta SMART”, para um dado objetivo.
Essas 5 qualidades SMART, são perspectivas mutuamente exclusivas: e completamente exaustivas, e permitem desdobrar um objetivo em metas qualitativas e quantitativas.
ESPECÍFICO é o primeiro passo para estabelecer objetivos; ser simples, conciso, focado, sem ambiguidades; é condição fundamental para a meta ser mensurável, atingível, relevante e temporal.
MENSURÁVEL é especialmente importante para acompanhar o progresso, identificar desvios, fazer previsões, agir proativamente, manter o foco para cumprir prazos, permanecer motivado e sentir a empolgação com a aproximação da meta.
ATINGÍVEL exige que a meta seja controlada por você e não dependa de outras pessoas.
RELEVANTE significa agregar valor aos objetivos vigentes.
TEMPORAL significa estabelecer prazos, gerenciar o tempo e evitar que tarefas diárias tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo; evitar a procrastinação.
Escrever metas garante não perder nenhum detalhe crítico da definição de metas, refletir em várias perspectivas, e avaliar os “objetivos hieráquicos e vizinhos” da empresa.
Facilita a comunicação e sinergia quando trabalhado em equipe.
Quando desdobramos objetivos em metas usando o método SMART, o refinamos ambos – objetivo e metas, e suas relações de compromisso de cima para baixo (objetivo > meta), de baixo para cima (meta > objetivo) e lateriais.
Palavras Chave – objetivo, meta, desafio, SMART, específico, mensurável, acessível, relevante, temporal.
O objetivos e metas são importante para:
ser eficaz.
olhar para o presente.
criar desafios.
instigar e direcionar o futuro.
identificar necessidades ou problemas.
atrair pessoas,.
servir de referência e avaliar o sucesso.
Formular objetivos é o “feijão com arroz” da empresa … tudo tem objetivo e meta.
O objetivo é qualitativo e depende de metas que são quantitativas.
Objetivos são expressos por palavras e as metas por números, percentuais.
Quando desdobramos objetivos em metas, aplicamos automaticamente, análise qualitativa e quantitativa, respectivamente.
Isso permite vermos um fenômeno ou problema de forma 360o ou avaliar os dois lados da moeda.
O objetivo aponta para um fim a ser alcacançado, a meta aponta para os meios e estratégias para alcançá-lo.
Existe vários caminhos e metas para se chegar a um objetivo.
Diante disso, objetivos e metas necessitam ser analisados e avaliados em conjunto.
Objetivo sem metas e inalcançável.
A meta é a referência para estratégia alcançao o objetivo.
Quando avaliamos a meta devemos “sempre” considerar a situação atual, o objetivo a estratégia de alocação dos recursos disponíveis.
Um desses recursos de peso relevante, são as pessoas, que com seus conhecimentos, transformam recursos em ferramentas físicas e mentais para atingir metas e objetivos.
É comum as pessoas terem dificuldades em estabelecer objetivos e essa inabilidade impacta negativamente toda a cadeia da gestão, tal como ilustrado no modelo de gestão.
Ser altamente eficiente para atingir uma meta não atrelada à um objetivo bem definido previamente não é eficaz. É como agir sem pensar!
Formular objetivos e metas é a base para todo o processo de planejamento empresarial e influi em “todos” os outros estágios.
A boa prática é desdobrar os objetivos em metas para: 1) quantificar os objetivos, 2) definir indicadores, 3) atrelar estratégias , 4) monitorar e 5) criar planos de ação e reação a desvios.
A ferramenta SMART é uma “prática inteligente”, permite esclarecer suas ideias, concentrar esforços, usar o tempo e recursos de forma produtiva e aumentar a probabilidade de alcançar o que você deseja na vida.
Uma razão provável quando você não atinge objetivos é porque seus planos foram vagos ou irrealistas e não atrelados aos demais objetivos do escopo do projeto oum ambiente de tarefa.
Teste seu conhecimento sobre Objetivos e Metas
- O que é um objetivo? Qual o benefício de formular objetivos?
- Os objetivos de negócios precisam ser planejados? Explique.
- O que é um desafio? Qual o benefício avaliar o desafio para atingir um objetivo?
- Qual a relação entre objetivo, situação atual e desafio?
- O que é uma meta? Qual o benefício da formulação de metas?
- Qual a relação entre meta e objetivo?
- Qual a relação entre meta e estratégia?
- Quais são as características de uma boa meta?
- Porque as metas são importantes na execução do plano?
- Qual a importãncia da habilidade de formular objetivo e metas?
- Qual a utilidade da ferramenta SMART?
- Cite algumas razões das pessoas não atingirem os seus objetivos?
- Qual o benefício de definir metas específicas?
- Qual o benefício de definir metas mensuráveis?
- Quais são os cuidados que você deve tomar para tornar as suas metas acessíveis?
- O que significa uma meta relevante?
- Qual o aspecto analisado na ferramenta SMART para evitar que atividades diárias prejudiquem as suas metas de longo prazo?
- Dê um exemplo de objetivo de negócios SMART.
- Dê um exemplo de um objetivo de marketing SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de vendas SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de contato ou visita de venda SMART.