Análisar contexto na empresa visa interpretar dados, informações e situações de forma mais completa e precisa.
Analisar estudar, imaginar e visualizar o ambiente de negócios e vários cenários possíveis, mudanças, nas situações de negócios, estratégias de venda, marketing e resolução de problemas … pensar global para agir local.
Envolve pesquisa qualitativa principalmente, mas també, pesquisa quantitativa, de forma complementar.
devem ser aplicadas várias perspectivas, aspectos histórico, social, econômico, tecnológico que influem na missão e resultados da empresa ou empreendimento.
Prover a visão do “leão da montanha” … visão privilegiada do contexto, situações e circunstâncias, causalidades fundamentais, formas de ganhar vantagem competitiva.
Você e empresa devem usar a análise de contexto para entender melhor o mercado, a concorrência, o comportamento do consumidor para embasar as decisões do seu dia a dia.
Produtos da Análise de Contexto.
- Monitorar o ambiente externo … que afeta a empresa, fatores sociais e culturais essenciais.
- Pesquisa e Previsões … identificar, classificar, organizar, interpretar, consolidar e comunicar os fatores internos e externos que afetam a empresa, projeto ou situação.
- Tomar Decisões … baseadas em fatos, dados, evidência e análise.
- Identificar os pontos fortes e fracos … identificar forças para aproveitar oportunidades e identificar fraquezas para mitigá-las, afastar ameaças e reduzir os riscos e incertezas.
- Elaborar planos de ação … inovar em valor, quebrar paradigmas, reduzir custos, aumentar desempenho, reduzir riscos, reinventar e reaproveitar produtos e serviços.

Check List.
Métodos e Conceitos da Análise de Contexto.
Existem vários métodos para visualizar contextos e desenvolver o pensamento estratégico.
Holística … focar na visão integral ao invés na visão de suas peças individuais … capturar e preservar visão maior ou universal da realidade … analisar o entorno do objeto do conhecimento … praticar a observação de dados em sua totalidade, em vez de focar apenas em informações individuais …reconhecer a natureza complexa e multidimensional do assunto ou objeto do conhecimento investigado … capturar uma compreensão abrangente incorporada de várias dimensões empresariais, como fatores sociais, culturais, econômicos, ambientais e psicológicos.
Paradigmático … analisar o modelo de negócio da empresa, escopo, principais componentes, limites, fronteiras, padrões, princípios, conceitos e práticas a serem seguidos, eliminados, ajustados ou criados, para diferenciar e garantir a proposta de valor da marca … isso pode afetar modelos teóricos, educação, ensino, competências, seleção de conteúdos, organização de recursos e gestão de processos, recursos e melhorias contínuas de qualiddae.
Futurista … projetar cenários para o futuro com base em dados, pesquisas, tendências e o comportamento da sociedade; coletar informações, inovações, pesquisas e números; desenvolver capacidade analítica, a fim de interpretar os dados e identificar tendências.
Visão Helicóptero … visualizar caminhos … mapear escopo que delimita fronteiras e componentes, relações e fluxos de informações, tal como imaginar e visualizar “uma floresta de cima”; visão topológica; visão rápida; panorâmica; visão de fora para dentro.
Periférico … visão contraposta a visão de helicóptero, com o o objetivo de vizualizar o seu entorno além do foco; é uma visão de dentro para fora, aplicada também à pequenos movimentos, como “subir numa escada e olhar acima do muro”.
Crítico … saber comutar visões … usar mapas de contextos, explorar várias perspectivas como listadas aqui, saber se posicionar no mapa, usar o mapa para comparar caminhos, tomar decisões e avaliar resultados … olhar 360o, avaliar e julgar … separar componentes objetivos e subjetivos, monitorar o contexto que muda o tempo todo, saber transitar mentalmente nos contextos e explorar a visão e análise dual.
Top Down … de cima para baixo … visibilizar o contexto e situações de cima para baixo, hierárquica, não linear (não sequencial no tempo) dedutiva, regras gerais e de natureza externa influenciam regras internas específicas … focar no organizacional, ivisão do todo em partes, onde todo domina as partes … está em contraposição com a “visão bottom up”.
Bottom Up … de baixo para cima … visibilzar o fcontexto forma simplificada e linear (sequencial no tempo), detalhar um caminhos, pensar indutivo, onde regras do contexto menor dominam as regras de contexto maior; em contraposição à “visão top down”.
De Fora para Dentro … visão do ambiente externo (mercado) para o interno (empresa), foco nas interações com o cliente, identificação de oportunidades e ameaças; visualização da cadeia de valor na perspectiva do cliente; mapear a utilidade da marca nos vários pontos de interface com o mercado, criar modelos e medidas para interpretar a experiência do ponto de vista externo para o interno; ganhar “visão outside”, formular proposta de valor, razão de existir, atributos de valor principais para motivar o mercado a comprar ofertas da empresa; em contraposição a “visão de dentro para fora”.
De Dentro para Fora … visão do ambiente interno (empresa) para o externo, foco nos processos, modelos, métodos, ferramentas para transformare e otimizar recursos para desenvolver produtos, serviços, soluções e ofertas de marketing; análise de forças e fraquezas frente à oportunidades e ameaça; em contraposição a visão de fora para dentro”
Circunstancial … evidenciar fatos, situações do contexto; visão 5W2H ( o que, porquê, quem, quando, onde, como, quanto); analisar e avaliar o comportamento de sistemas e pessoas; buscar fatos que justifiquem uma proposta ou crença ou verdade de uma afirmação; visão detalhada, minusciosa ou particular; para fixar ou descrever algo no tempo e espaço.
Situacional … enfatizar o papel e influência dos fatores contextuais no comportamento e mudanças de líderes, liderados e situações de negócios; selecionar melhores medidas e planos de referência para as situações estratégicas do modelo de negócio da empresa, fazer análise de SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), contrapor visões do sujeito e da estrutura da tarefa, prover insumos para a avaliação de objetivos, formulação de metas e estratégias situacionais, características ou motivações internas.
Condicional … natureza da pessoa ou objeto frente á uma situação e contexto específicos, maneira de viver resultante das circunstâncias; situação ou estado da pessoa ou objeto num certo momento ou período; circunstância necessária para prever a ocorrência de um fato ou situação específica.

De uma forma geral usamos uma combinação desses métodos, formas de pensar e traçar perspectivas quando analisamos contextos.
- Cada tipo de visão acrescenta perspectivas diferentes, em várias “camadas de significância”, compondo uma visão 360o .
- Esses vários modos de pensar desenvolvem a criatividade e inovação do sujeito.
- Permite transitar entre foco e periferia.
- Ajuda a fazer analogias, descobertas, deduzir do geral para o específico e induzir novas informações do específico para o geral.
Pensar estratégico e analisar contextos, abre e mapeia novas oportunidades, caminhos e estratégias de se atingir objetivos coletivos de forma articulada, sincronizada e em rede.
Análise da Concorrência
- Pensar estratégico é avaliar o contexto e as várias forças que nele atuam.
- Transitar entre o futuro distante e o momento presente.
- Olhar o horizonte de longo prazo, que sustenta as forças de médio e curto prazo.
- Uma dessas forças fundamentais presentes na análise de contexto e no planejamento estratégico é a concorrência.
- Concorrência ou competição é formada por empresas que competem direta ou indiretamente com venda de produtos, serviços e soluções no mesmo espaço de mercado que a sua empresa atua.
- Análise competitiva ou análise da concorrência, é essencial na estratégia da empresa, já que influi nas táticas e operações.
- Ou seja, é uma análise que articula visão de longo prazo, médio e curto prazo.
- Olhar o global para agir local.
- É uma atividade meio fundamental, sistemática e diária.
- É uma habilidade fundamental a ser desenvolvida por todos na empresa.
Análise de SWOT.
A análise de contexto normalmente está inserida na análise de SWOT (ingles), também chamada de FOFA (portugues) – forças, fraquesas, ameaças e oportunidades, que compara ambiente externo e interno, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças e os movimentos dos principais competidores.
- A análise de contexto é uma pesquisa qualitativa, é altamente dependente do sujeito seus conhecimentos, experiências e habilidades, além de sistemas de coleta, processamento e análise de informação.
- Exige olhar em várias perspectivas de diferentes componentes do modelo de negócio, comparar propostas de valor, ofertas, público alvo, parceiros, recursos, processos, segmentos, canais de relacionamento, estrutura de custos e receitas.
- Avaliar a estratégia para conjugar recursos, pessoas, ambiente, frças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Afastar a subjetividade, impressões, conjecturas informais e individuais.
- Reduzir o risco de pontos “cegos” competitivos.
- Permear os vários estágios dos processos de negócios.
- Avaliar as alavancas de utilidade diferenciais das ofertas

Análise de contexto visa sustentabilidade … conservar e permanecer ao longo do tempo, envolvendo aspectos sociais, ambientais e económicos.
Atender às necessidades atuais sem comprometer o futuro da empresa.
Pode ter uma combinação de objetivos e estratégias para ganhar vantagem competitiva.
Significa a habilidade de pensar estratégico e e desenvolver planos estratégicos.
Em outras palavras, significa alocar tempo para a gestão do planejamento, desempenho, controle e ajustes de tarefas e modos de refletir e pensar a empresa.
Analisar o contexto, significa analisar os melhores caminhos (meios, recursos) para se alcançar os objetivos.
A contextualização está na base e orienta a compreensão, aprendizagem conceitual, significado, explicação, cooperação, trabalho em time.
Contextualizar é um pensamento de nível superior.
Exige pensamento crítico.
É insumo para vários processos mentais (cognitivo – emocional), como formulação de objetivo, análise de situação, estabelecimento de metas, formulação de estratégias e planos, resolução de problema, tomada de decisão de compra e venda.
Tem alta correlação com inteligência emocional.
A habilidade de análisar contextos é dependente: 1) da quantidade de experiências que vivemos e 2) dos métodos e ferramentas de gestão de trabalho e aprendizado que temos acesso.