É comum descrever o marketing como um misto de ciência e arte.
- Para cumprir o seu propósito, o marketing “mistura” ciência e arte.
- O “marketing como ciência” explora o conhecimento, métodos e ferramentas de várias outras ciências, como economia, educação, psicologia, sociologia, antropologia, neurociência, tecnologia da informação … é racional, com hipóteses que são provadas em teoria e prática .
- O “marketing como arte” explora a habilidades artísticas e emocionais, a sensibilidade humana para: criar “coisas”, conceitos de estética e beleza, emoções, expressar o conhecimento, dar asas a imaginação, desenvolver habilidade técnica, “inteligência emocional” para atrair as pessoas e gerar prazer
- O marketing como ciência explora o método e como arte a emoção.
Marketing como Ciência.
Na hierarquia das ciências, o marketing é uma ciência aplicada à gestão de negócios.
- EDUCAÇÃO CIENTÍFICA … o marketing desenvolve ferramentas e métodos para desenvolver teorias, modelos, práticas e competências para aprender e adquirir conhecimento para comprar produtos e serviços, com alto desempenho, reúne um conjunto de atividades para criar, planejar, desenvolver, comunicar e vender ofertas para satisfazer necessidades do consumidor e superar a concorrência, à luz da ética.
- PSICOLOGIA … o marketing através da psicologia, usa princípios e esquemas para estudar mudanças de comportamento do consumidor através de estímulos, as ferramentas da psicologia tanto behavioristas quanto cognitivistas, são relevantes para o sucesso do marketing, campanhas e ofertas, criação de conceitos e mensagens de produtos alinhados com as necessidades e desejos dos clientes alvo … aumenta o poder de persuasão do marketing (atrair) e vendas (converter) … significa investigar o uso de estímulos, motivações, emoções, processos mentais, gatilhos, que influenciam as decisões de compra de consumidores e a construção ou adaptação de estratégias de promoção de produtos e serviços … influenciar os consumidores de forma ética, eficaz e eficiente para os perfis psicológicos planejados.
- COGNIÇÃO … o marketing usa princípios da psicologia cognitiva para modelar e monitorar como os consumidores processam informações, como as decisões são tomadas e como podem ser influenciados por estímulos, memórias, investiga e desenvolve métodos não intrusivos para despertar atenção das pessoas, aumentar a percepção de valor de ofertas, usar uma linguagem significativa de fácil compreensão para ativar pensamentos e desejos, criar campanhas mais eficazes que atraem a atenção, despertam o interesse e incentivam a ação.
- SOCIOLOGIA … o marketing é completamente influenciado pelas estruturas sociais, normas, culturas, padrões de comportamentos, hábitos e na relação e interação de indivíduos e grupos sociais com a marca … a sociologia está subjacente ao marketing, tem ferramentas que ajudam a identificar tendências, mudanças sociais, causalidade entre consumo e cultura, respeito a normas culturais, uso de redes sociais na comunicação e nas relações sociais, fornece insights para o marketing digital, construção de comunidades da marca, engajar o público e gerar conteúdo relevante.
- ECONOMIA … o marketing é uma ferramenta que impulsiona a economia, e ao mesmo tempo é afetado por ela … o marketing atua para influenciar, demandas, ofertas, preços, w em contrapartida, depende da macroeconomia (economia como um todo, produção, emprego, inflação) e a microeconomia (conportamento individual da empresa em um mercado específico).
- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO … o marketing é fortemente influenciado pela tecnologia digital e inteligência artificial, uso de estruturas de dados e algoritmos computacionais para automação de processos em rede, processamento de grandes volumes de informação e compreensão mais profunda do comportamento do consumidor e antecipar mudanças nas suas origens, permite automatizar atividades repetitivas e padronizáveis, liberar trabalho humano para o “core business” e incluir uma grande variedade de ferramentas e serviços digitais para relacionamento via internet e redes digitais e móveis … antes os profissionais de marketing dependiam do instinto, agora contam também com os insights (compreensão) obtidos a partir de análises de dados, e tecnologia de informação e comunicação digital para garantir qualidade, interpretar, padronizar, modelar, testar hipóteses e prever mudanças.
Marketing como Arte
O objetivo do marketing é criar demanda, atrair as pessoas e estabelecer uma conexão emocional com elas.
- A arte pode formar conexões profundas com clientes e criar campanhas que engatilham desejos, medos, frustrações, emoções e sentimentos.
- Nenhuma campanha de marketing vem sem uma dose de criatividade, que é necessária para criação de campanhas únicas e excepcionais, que apelam para as emoções.
- Sem elementos artísticos, as campanhas perdem a essência da vida que faz as pessoas agirem.
Arte, criatividade e inovação usam métodos para serem expressadas …
- Conceituar modelo de negócio, modelos de produtos, ofertas e campanhas, com foco, singularidade e mensagens de valor e persuasão.
- Gerenciar a marca … criar e desenvolver uma identidade e padrão de conexão emocional prazerosa da empresa e suas ofertas com o mercado … desenvolver elementos artísticos, logo, identidade visual
- Criar campanhas de marketing para promover e memorizar a marca, monetizar e fidelizar, que apelem para valores, crenças e emoções.
- Criar designs de ofertas … conjugar produtos e serviços, atributos e funcionalidades inovadores, incluindo preço, promoção, praça, pessoa, processo e evidências físicas (mix de marketing 7P).
- Desenvolver conteúdos digitais e títulos de alto impacto para percepção de valor e compra da oferta de marketing.
- Criar peças do marketing digital, website, páginas da web, vídeos, posts, título, slogans, gatilhos emocional, uma chamada para ação (call to action), e-books,
Marketing e Criatividade
A criatividade é exigida do profissional de marketing para a criação de um site / página da web, vídeo, post, título, slogan, gatilho emocional, uma chamada para ação (call to action), um e-book.
- A criatividade é necessária para a criação de campanhas únicas e excepcionais, que apelam para as emoções.
- A criatividade vai muito além do contexto do design … é exigida no nascedouro da formulação do conceito ou ideia.
- O marketing tradicional demanda mais arte do que ciência; o marketing digital acrescenta muito mais ciência em termos de informação e equilibra os dois lados da balança ciência e arte.
O marketing tradicional demandava mais arte do que ciência; o marketing digital acrescenta muito mais ciência e equilibra os dois lados da balança ciência e arte.

Saiba mais. Dados, Informação e Conhecimento, Análise de Dados,
Sinergia Ciência e Arte no Marketing
A tabela a seguir explora diferenças e sinergias do marketing como ciência e arte e permite compreender melhor o cenceito de marketing como ciência e arte, e com isso entender melhor o todo.
Marketing como Ciência | Marketing como Arte |
Usar o lado esquerdo do cérebro – métricas, lógica, fatos e dados, análise e resolução de problemas, interpretação racional das coisas. | Usar o lado direito de cérebro – pensamento criativo, intuição artística, interpretação “emocional” das situações. |
Focar em método científico. | Usar Inteligência Emocional |
Focar em Fatos e Dados … coletar, processar, organizar, analisar, provar cientificamente, segundo métodos e leis gerais. | Focar na qualidade … produção, expressão, princípios estéticos, no que é belo e atraente. |
Focar em funções de marketing … planos de marketing, mix de marketing, procedimentos, experiências de clientes, análise de dados, marketing digital, conteúdos, estratégias de SEO e gerência da marca. | Focar na experiência … produção de materiais de qualidade, conceitos, artefatos, cor, contorno, dimensão, espaço, textura, design visual, harmonia e proporção. |
Desenvolver campanhas … conhecer o processo, seus componentes, tipos e segmentações, tipos de conteúdos, e-mails personalizados, interações e mensagens específicas, direcionadas a interesses, desejos e necessidades específicas. | Criar campanhas … criar situações, captar corações e mentes … formar conexões com clientes que engatilhem desejos, emoções e sentimentos … |
Descrever detalhes … diferenciais, funcionamento de produto, preço, onde comprar, processos, serviços complementares, com foco no conteúdo e produto. | Atrair e envolver … transformar conteúdos técnicos e enfadonhos em conteúdos envolventes, manchetes, imagens, histórias, com foco na forma e experiência de uso. |
Usar mais a razão para a tomada de decisão … explorar as etapas de conscientização, informação, critérios de valor e justificativa de valor. | Usar mais a intuição para a tomada de decisão … conectar o inconsciente à mente consciente e trazer conhecimentos latentes. |
Desenvolver Capacidades Analíticas ... coletar e analisar dados, segmentar o público alvo, identificar as personas com traços e características dos clientes ideais, fazer previsões. | Desenvolver Inteligência Emocional … Criar situações e conexões emocionais, compreender o comportamento do público alvo, crenças, valores e motivações. |
Usar métricas quantitativas por meio de sistemas ou ferramentas de gerenciamento de relacionamento com clientes … leads gerados, custo por lead, taxa de cliques, taxa de conversão, receita gerada, ROI. | Usar métricas qualitativas por meio de pesquisas , como sentimento do público, liderança, reconhecimento da marca, por meio de pesquisas. |
64% dos executivos de marketing “concordam fortemente” que o marketing baseado em dados é crucial para o sucesso em uma economia global hipercompetitiva | 47% dos compradores B2B consomem de três a cinco peças de conteúdo antes de se envolver com um vendedor |
Os principais conceitos envolvidos no marketing ciência são: métricas, lógica, coleta de fatos e dados, análise, resolução de problemas, interpretação racional das coisas, plano de marketing, mix de marketing, marketing digital, representar a realidade com precisão, tomada de decisão racional,

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