Cliente Ideal é um conceito no marketing para servir de ferramenta para projetar perfis dos clientes para a empresa, servir de referência para planos de marketing, produtos, serviços, soluções, ofertas, campanhas de marketing, conteúdo.
- É uma ferramenta fundamental para o marketing tradicional e especialmente para o marketing digital.
- É referência fundamental e principal para campanhas, conteúdos, ofertas de marketing específicas.
- Facilita a gestão do marketing e vendas, nos planos estrategico, tático e operacional, para atingir alta eficiência operacional, pela escolha do melhor cliente e a gestão do seu ciclo de vida.
- Acrescenta uma série de informações de controle e desempenho da relação e comportamento cliente e empresa.
- Busca criar indicadores para monitorar e controlar mudanças na relação.
- O cliente ideal tem como filosofia e alinhar comportamentos da empresa para com o cliente alvo e o cliente alvo para com a empresa.
- Definir o cliente ideal é o primeiro passo estratégico do marketing.
- A afeta todas as ações subsequentes … plano, mix de produto e oferta, campanhas, linguagem, comunicação … tudo.
- Orienta a pesquisa, criação, inovação, desenvolvimento de produtos, ofertas, campanhas.
- Toda a campanha tem um cliente ideal, para servir de referência ao planejamento, execução, controle e ajustes.
- Uma campanha de aquisição, tem tipicamente clientes ideais diferentes, pela proposta da campanha/ofertas e necessidades dos consumidores envolvidas
- A gestão de clientes ideais é como a gestão de produtos (e serviços), com
- É recomendado para desenvolver um protifólio de clientes ideais para representar campanhas e ofertas.
- O cliente ideal se propões a esmiúçar o perfil do comprador, coletar e analisar dados, explorar atributos emocionais, além de dados quantitativos e demográficos, que levam as pessoas a comprar.
- O cliente ideal representa o olhar “estratégico do marketing”, o propósito comum da empresa e cliente.
- O cliente ideal reprenta o refino e precisão da empresa em olhar na perspectiva dos clientese mercados.
- É modelado ao longo do tempo via indicadores qualitativos, quantitativos e híbridos.
Um cliente ideal está na categoria dos “20% dos clientes mais prováveis de gerar 80% dos resultados para a sua empresa, campanha ou oferta, tal como preconizado pela lei de Pareto.
Atributos do Cliente Ideal.
Podemos modellar o cliente ideal como uma lista de atributos e hierarquias de necesidades.
- Nome … nome da persona que facilite imaginar o cliente real tal como ele é e função social.
- Contato … endereços físicos e digitais.
- Demografia … idade, gênero, naturalidade.
- Canais de Relacionamento … marketing, venda, informação, compra, logística, físicos e digitais.
- Histórico de Consumo … nível, faixa, passado, presente, taxa e tendência de crescimento
- Função … cargo, papel exercido no grupo social ou empresa, empresário, gerente, técnico, investidor.
- Frequência de Compra ... diária, semanal, mensal, trimestral, semestral, anual.
- Área de Gestão … empresa, operação, produtividade, pessoas, finanças, custo, preço, logística, transporte, segurança, marketing, vendas, processos, projetos, inteligência, conhecimento, governaça
- Frequência de Consumo … diária, semanal, mensal, trimestral, semestral, anual.
- Log de Contatos … histórico de contatos, participação em campanhas.
- Modelo de Negócio … B2B, B2C, B2B2C.
- Canal de Cobrança e Pagamento … físico, digital, pessoal, automático, parceiros.
- Ticket de Venda … valor monetário, quantidade e taxa de crescimento.
- Segmentação de Mercado … tipologia do segmento, varejo, micro, pequenas, médias empresas.
- Produtos … lista de produtos, serviços, soluções, acessórios.
- Quantidades … interações e produtos.
- Tempo de relacionamento … tempo de relacionamento de negócio.
- Conteúdos Digitais … títulos, mensagens, necessidades, informações para resolução de problemas, escolha de alternativas, análise de orçamentos, justificativas de custo benefício, histórias de sucesso.
- Foco de Necessidades e Problemas … perfil da hierarquia de necessidades (de Maslow).
- Status … suspeito, potencial, eventual regular, preferencial, insatisfeito.
Cliente ideal e Necessidades.
- O marketing visa atender necessidades dos clientes ideais.
- Quando usamos a hierarquia de Maslow como ferramenta de marketing fica aparente que existem necessidades distintas que exigirão um conjunto de específico de mensagens, conceitos e estímulos diferentes para direcionar os clientes ideais para a jhornada de cmpra.
- A mensagem para uma pessoa que procura satisfazer necessidades fisiológicas é totalmente diferente da mensagem de uma pessoa que busca “estima”, por exemplo.
- Nessa linha de pensamento, podemos elaborar o marketing de forma específica para compradores ideais específicos por tipos de atributos específicos , sociais e necessidades.
- Por exemplo, prover um artigo de luxo para quem quer satisfazer uma necessidade de autorealização, artigo básico que possa usar e confiar no dia a dia, e ssim por diante.
- Usar com isso um modelo para medir o cliente ideal e como se comporta para comprar.
- O cliente ideal é uma ferramenta para estidar o comportamento do consumidor alvo.
- Existem infinitas possibilidades de alcançar novos clientes quando você usa essas duas ferramentas – “Cliente ideal” como “modelo de cliente” e “Hierarquia de Necessidades de Maslow – como “modelo de necessidades”.
- A combinação de insights, compreensão de uma causa e efeito específicos dentro de um contexto, particular, ajuda a identificar melhor as necessidades de seus clientes e posicionar melhor a sua empresa para atendê-las, ao longo do tempo.
A aplicação de modelos permite tornar a sua empresa mais responsiva ao que os seus clientes procuram quando mais precisam, ajudando a adaptação, antecipação de constantes mudanças.
Benefícios do uso de “Clientes Ideais”.
O objetivo do marketing moderno e do marketing digital é conquistar pessoas e empresas através do marketing de relacionamento em vários estágios, o primeiro passo estratégico do plano de marketing de uma empresa é definir claramente os seus clientes ideais …
- Monitorar e estudar os comportamentos de compra, fatores motivadores, critérios de seleção e preferências, tempo e esforço, criar indicadpres de controle de clientes para monitorar comportamento e influenciar no processo de tomada de decisão,.
- Neste contexto, a segmentação do mercado alvo “via clientes apresenta vários benefícios.
- Facilita a modelagem, mentalização e materialização dos clientes ideais que representa o potencial comprador, tal como uma “maquete”.
- Aumenta a capacidade para análisar comportamentos de compra dos consumidores pela criação de modelos de clientes ideais e a partir daí simular situações do marketing e vendas, ofertas e campanhas.
- O cliente ideal vira referência para a aprendizagem, aprimorar técnicas de fazer prospecções, selecionar potenciais compradores para facilitar e aumentar o deempenho de vendas, e contribuir para representar o consumidor cliente em TODAS as atividades de marketing e vendas.
- O conceito de cliente ideal cria o hábito de “colocar sempre” o conhecimento do comportamento de compra como fator primário para resolver problemas e vender produtos.
- Quanto mais específicos forem os cliente ideais, maior será o conhecimento sobre os potenciais compradores, mais específicas e efetivas serão as campanhas, contatos de negócio e as atividades de marketing.
- Como resultado, você e empresa, poderão se especializar em atrair e converter potenciais compradores mais valiosos.
- Alinha equipes, campanhas de marketing, abordagens, roteiros e scripts de venda para o “cliente ideal”.Facilita todas as atividades de marketing, independentemente do porte da empresa ou negócio.
O propósito do uso de clientes referência ou ideais, é melhorar a capacidade de análise e qualidade do planejamento de marketing e vendas pelo detalhamento da “persona” do potencial comprador, facilitar a analise do seu comportamento de compra, simular situações, refinar as prospecções e selecção de potenciais compradores e servir de referência para toda a cadeia de atividades de marketing e vendas.
Atividades e usos do “Cliente Ideal”.
O conceito de cliente ideal é uma ferramenta estratégica e multiuso do marketing … está em tudo.
- DEFINIR PERFIL de POTENCIAIS COMPRADORES … definir perfil e comportamento de compra dos clientes ideais para as campanhas.
- REFERÊNCIA PRINCIPAL … criar ofertas, campanhas, conteúdos, linguagem, formatos, imaginação, emoções, sentimentos.
- CRIAR PERSONAGENS PARA CAMPANHAS … associar a clientes reais, facilitar a memorização, reconhecimento e prospecção de vendas.
- SEGMENTAR MERCADOS… associar mercados a clientes ideais, identificar novos nichos e relações entre segmentos.
- PREVER COMPORTAMENTOS … facilitar a análise de dados, fazer previsões e monitorar os efeitos e resultados das campanhas.
- FORMULAR PROPOSTA de VALOR.. definir foco, singularidade e formulação de campanhas e ofertas com foco na “persona específica”.
- PROMOVER … servir como referência geral (maior) para comunicar, definir ofertas, meios, fontes e mensagens promocionais.
- FORMULAR ESTRATÉGIAS … modelar o comportamento de compra e estratégias de marketing e vendas.
- PESQUISAR … orientar a pesquisa qualitativa e quantidade dE mercado, consumidor e ofertas.
- IMAGINAR … facilitar uma “pessoa específica” visualizar, refletir, atentar, se interessar, desejar a compra.
- INFORMAR … reduzir incerteza, gerar confiança, transmitir blocos de informação para facilitar a aprendizagem e tomada de decisão.
- GERIR INFORMAÇÃO … construir blocos de infomação e biblioteca de clientes, estratégias e histórico de dados.
- CONTAR HISTÓRIAS… de sucesso envolvendo a empresa, suas ofertas e personas.
- JUSTIFICAR VALOR … facilitar a avaliação do retorno do investimento das ofertas para diferentes potenciais compradores.
- GERENCIAR a MARCA …olhar com os olhos dos clientes ideais e integrar todas as ações de marketing com foco nos clientes ideais.
O conceito de cliente ideal nos ajuda a tratar do problemas que enfrentamos quando perseguimos metas: perder o foco e se abrir à distrações … quando você visualiza regularmente seu alvo de forma vívida você fortalece a sua vontade.

- O conceito de avatar, além de desenvolver a visão estratégica, ajuda a desenvolver a fluência situacional – planejar, simular e executar contatos … aplicar roteiros e scripts, histórias de sucesso, conteúdos digitais.
- Uma boa prática é criar uma “bibliotecas de avatares”, que funciona como um “álbum de histórias, fatos e dados das personas da empresa” … quais são os seus avatares?
- O uso de avatares (personas) facilita muito a visualização e análise do comportamento do consumidor via diferentes personagens.
- Facilita a transferência de conhecimento (aprendizagem), planejamento e execução do marketing e vendas.
- Quanto mais específicos forem os avatares, fruto de refinamentos sucessivos, mais efetivas serão as campanhas de marketing e vendas.

Saiba mais.
- Conceitos,
- Conceitos e Ferramentas de Marketing,
- Ferramentas B2B,
- Ofertas,
- Produtos,, Serviços e Soluções
- Empresa.
Perfil do Avatar

Explorar atributos emocionais e intangíveis, além de dados demográficos e quantitativos, que levam as pessoas a comprar.
O perfil do Avatar é um conjunto de atributos de valor ou característica que representam um comprador ideal do seu modelo de negócio, ofertas ou campanhas.
- IDENTIFICAÇÃO … nome que o cliente ideal será identificada na empresa
- NECESSIDADES e PROBLEMAS … coisas imprescindíveis, obstáculos para atingir objetivos.
- DESEJOS … tipos de solução, valores, emoções e sentimentos para resolver as necessidades e problemas.
- VALORES … atributos de valor mais importantes para alcançar objetivos.
- FUNÇÃO … papel exercido no grupo social ou na empresa.
- FONTES e CANAIS DE INFORMAÇÃO – livros, revistas, blogs, mídias de massa e sociais.
- PERFIL DEMOGRÁFICO – idade, gênero, estado civil, nacionalidade e preferências.
- OBJEÇÕES – possíveis causas para não comprar produtos.
- PROPOSIÇÃO de VALOR – citação ou slogan que inspira a comprar e reune os principais valorews do cliente.
- PODER DE COMPRA – quantidade e valor de produtos e serviços que podem ser adquiridos.
- TIPO DE INDÚSTRIA – segmento de mercado ou área de negócio.
Toda a ação de marketing precisa ser idealizada para atrair um comprador ideal eSpecífico, de forma Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
- A modelagem de clientes ideais é um método eficaz e eficiente para formular modelos de negócios e objetivos.
- Provê “concretude”, ativa a imaginação … faz você ver pessoas além de fatos e dados,.
- Ajuda a imaginar, criar contextos, se imaginar nele e visualizar situações, alcance de objetivos, emoções e sentimentos.
- Clientes ideais sinconizam e alinha a empresa e equipes para o público alvo.
(*) … Essa é uma lista de referência inicial.
Quantos Avatares?
Na prática você deve definir e trabalhar com alguns avatares, um avatar para cada campanha ou oferta (produto, serviço ou solução).
- Os avatares são dinâmicos … mudam comportamentos ao longo do tempo, já que as necessidades são dinâmicas e os interesses e estratégias de negócio, também.
- O perfil, quantidade, dinamicidade de avatares é uma medida de maturidade de marketing … deve ser monitorada via análise de fatos e dados, avaliação de desempenho, campanhas de marketing
- Uma campanha de marketing de conscientização terá avatares diferentes de uma campanha de monetização ou fidelização.
- Um produto terá n avatares e um avatar terá n produtos … transitar entre essas duas perspectivas amplia e refina as estratégias de marketing e vendas.
O Avatar antes de tudo, é uma ferramenta de aprendizagem, facilita você e a empresa aprender sobre marketing e seu negócio … na perspectiva do cliente … de forma estratégica, continuada e consistente … serve como referência principal para a empresa fazer tudo … desenvolver produtos, planejar e executar campanhas de marketing e conteúdos digitais, fazer contatos.

Resumo sobre Avatar
- “Avatar”, ou “persona” é uma ferramentade marketing para descrever o cliente ideal para as ofertas e campanhas de marketing.
- Na prática você deverá ter alguns avatares: um avatar para cada campanha ou oferta (produto, serviço ou solução).
- O primeiro passo estratégico para desenvolver estratégias de marketing e vendas é definir os seus avatares.
- O Avatar pode ser definido pelos seguintes atributos : nome, objetivo, valores, função, problemas/necessidades, objeções, proposição de valor e funil de marketing … essa é uma referência, cada modelo de negócios e empresa têm diferentes avatares, em diferentes momentos e atividades.
- A escolha dos avatares influenciará na base das campanhas e ofertas de marketing .
- Quanto mais específico for o seu avatar, mais objetiva e sob medida será a sua campanha de marketing e maior será a probabilidade de chamar a atenção, despertar o interesse do seu público alvo e vender as suas ofertas.
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Palavras chaves – avatar, persona, cliente ideal, perfil do avatar, potencial comprador, campanhas, funil de vendas.
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Teste seu conhecimento sobre Avatar
- O que é AVATAR?
- Quantos AVATARES a sua empresa deve ter?
- Quais são as características de um AVATAR?
- Quais as implicações das escolhas dos AVATARES para as campanhas de marketing?
- Devemos especificar os AVATARES de forma específica ou genérica? Qual a explicação?
- Cite 5 principais funções dos seguintes avatares: empresário, gerente de RH, gerente de vendas, representante de vendas, gerente de serviço, gerente de canal e gerente de TI.
- Qual a diferença entre Avatar e Potencial comprador.
- Descreva da forma mais sintética possível o papel dos principais avatares: empresário, marketing,