A filosofia é a busca da sabedoria.
Tem como propósito desenvolver a capacidade intelectual para contemplar (observar atentamente) e agir usando compreensão aprofundada e bom senso.
A filosofia (ocidental) tem mais de 2500 anos, seu estudo nasce na Grécia.
Está no nascedouro da ciência.
O pensamento filosófico é um traço da civilização humana.
É agente fundamental do conhecimento moderno.
O termo ciência foi criado, tal como hoje concebemos, no século XIX, antes era tudo filosofia desdobrada em várias áreas.
Através do estudo da filosofia, podemos: entender o mundo, natureza, evolução do pensamento ao longo dos tempos, representar a realidade, perceber e compreender mudanças “não visíveis a olho nu” e contínuas no ambiente.
O estudo filosófico (racional através da “lógica” e do “pensamento crítico” alavanca o estudo científico (experienciação) e vice versa.
A filosofia cria uma “camada intelectual” ou “artificial”, via ferramentas mentais, que permitem o “sujeito epistêmico” “mediar e medir” o seu desenvolvimento e do seu círculo de convivência e reproduzí-lo segundo um “padrão filosófico”.
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Check List.
Filosofia na Empresa.
Propósito, Características e Aplicações da Filosofia.
1. Arte e Ciência …
- A filosofia conecta arte e ciência …via o estudo da emoção e razão,.
- Permite “experiências ampliadas” … na forma de pensar, perceber com o objeto do conhecimento (tarefa, projeto, etc).
- Desenvolve novas intuições e compreensões … através da incorporação de processos artísticos e investigativos.
2. Deliberação …
- Usar a ffilosofia para evidenciar e ajuda a conscientizar … de que não se nasce sabendo, que o conhecimento precisa ser desenvolvido de forma deliberada e construtiva e sob o controle do sujeito.
- Conhecer e compreender … são processos de ponderação cuidadosa de opções.
- Usar a lógica … razão, criatividade, diálogo (conversação dialética e socrática).
- Tomar decisões … após deliberação, votação ou consenso (concordância) dos envolvidos.
3. Ferramentas da Filosofia …
- As ferramentas filosóficas … são “métodos e processos mentais” usados para analisar e avaliar ideias, conceitos, valores, ética.
- Perguntas e problemas filosóficos … estão no núcleo da filosofia e voltados para resolver categoria e problemas abertos, que não têm uma resposta certa, apontam para mudanças, futuro
- Raciocínio lógico … analisar informações e chegar a conclusões válidas, baseado em premissas, afirmações que podem ser verdadeiras ou falsas, fazer inferências ou argumentos para chegar a uma conclusão
- Discurso dialético … onde pessoas com diferentes pontos de vista argumentam para estabelecer a verdade como objetivo comum.
- Raciocínio ético … refletir sobre questões e ações éticas, seguir códigos e princípios de conduta, seguir normas, valores e princípios que orientam o comportamento humano em sociedade.
- Ceticismo metodológico … método que usa a dúvida sistemática e o princípio de que só se pode dizer que algo existe se for possível provar e tudo que é duvidoso deve ser considerado falso.
- Método fenomenológico … estuda o que se pode perceber através dos sentidos, para fazer investigação filosófica, além dos dados empíricos, buscar a conpreensão e não a explicação dos fenômenos, interpretação subjetiva da experiência humana.
- Análise conceitual : Um método de filosofar.
4. Forma …
- Focar nas características ou qualidades dos objetos, pensamentos, percepções, interações transformações do sujeito e da natureza.
5.Inovação … desenvolver a fundamentação teórica, base e elos, da cadeia de criação e produção de produtos e serviços.
6.Intelectualização … formular discurso lógico e fazer abstrações, operações conceituais, transitar da opinião para o conhecimento filosófico e científico
7. Metodologias … construir modelos e ferramentas, para suportar a operações mentais mais elaboradas, tratar a subjetividade e falhas do sujeito.
8. Mudança … Investigar continuamente a si, meio e objeto do conhecimento e as interações.
9. Propósito … ensinar o sujeito a trabalhar com o meio e objeto do conhecimento com ferramentas filosóficas (mentais, teóricas, abstratas) para gerenciar tarefas de forma lógica, ética, racional, política, artística.
10. Reflexão … usar princípios (fundamentos, normas, diretrizes, modelos) para desenvolver ferramentas mentais que sejam subjetivas e objetivas ao mesmo tempo; pensar de forma aprofundada e conceitual, as atividades humanas.
11.Sabedoria … ganhar competência para equilibrar conhecimento e comportamento e tomar decisões avaliando causas e efeitos.
12.Ser epistêmico … intelectualizar, transforma o homem em “ser social” que busca conhecimento verdadeiro e científico.
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O check list síntetiza características e aplicações da filosofia.na empresa.
Para que seja efetivo e prático, deve estar atrelado a uma área / tarefa específica.
Filosofia na empresa está relacionad e subjacente com tudo relacionado as pessoas, existência, essência, ao conhecimento científico, ciêncis sociais, economia, finanças, governança, marketing e vendas.
Estratégia de Negócio … inclui planos que definem como a empresa pretende alcançar seus objetivos, crescimento e lucratividade … inclui ações, metas, políticas e decisões … análise de contexto, circunstâncias e situações, oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, vantagens competitivas
- Cognição …
- Conhecimento …
- Economia e Finanças
- Governança
- Lógica
- Marketing
- Vendas
- Pessoa
Podem ser aplicados a qualquer área da empresa
Visa ajudar a reflexão e desencadear perguntas e problemas filosóficos sobre o sujeito, meio, objeto do conhecimento e ferramentas humanas ou ferramentas filosóficas., de caráter qualitativo e aberto.
Deve ser endereçado para sujeitos, objetos, ambientes específicos na empresa.
e ferramentas específicos de conhecimento da empresa, ou analisar comportamento do sujeito na empresa ou em diferentes tarefas e usos de diferentes ferramentas mentais.
Tente acrescentar um novo ítem
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