Abdução … raciocínio lógico; determinar uma premissa à partir de uma clonclusão e regra; tipo de inferência.
Argumento … é um conjunto de sentenças declarativas, ou premissas, que leva a uma conclusão.
Argumento Válido … na lógica do raciocínio dedutivo, quando “se e somente se” o argumento toma uma forma que o torna impossível que as premissas sejam verdade e a conclusão falsa.
Argumento Sólido … ou solidez, significa que o argumento pode ser validado pelas regras formais do sistema lógico.
Axioma … verdade absoluta, postulado, sentença ou proposição que é considerada óbvia ou um consenso inicial, não demonstrada ou provada.
Conclusão … proposição que se defende num argumento.
Consequência Lógica …é a relação entre as premissas e a conclusão de um argumento válido … uma frase é uma consequência lógica de um conjunto de frases se todas as frases do conjunto forem verdadeiras … é definida como a preservação da verdade das premissas para a conclusão.
Corolário … afirmação deduzida de um teorema.
Decisão … escolha informada, baseada em evidências, análise crítica de vários fatores e alternativas.
Declaração … sentença que pode ser verdadeira ou falsa.
Dedução … método de raciocínio que parte de uma ideia generalista para chegar a uma conclusão específica … tipo de raciocínio lógico para garantir que uma conclusão seja “necessariamente verdadeira à partir de duas premissas verdadeiras.
Enunciado … é uma frase verdadeira ou falsa, para afirmar, negar, apresentar argumentos ou dizer algo.
Falácia
Fato …
Falcidade … inverso da verdade.
Forma
Ética … conjunto de padrões, valores e justificativas morais de um grupo ou indivíduo para viver e agir.
Ética Normativa … o que devo fazer? estudo do comportamento ético, como se deve agir no sentido moral.
Ética Descritiva … pesquisa empírica sobre o que as pessoas acham que é certo, observar o processo de tomada de decisão moral com o objetivo de descrever o fenômeno, descobrir as crenças das pessoas sobre coisas como valores, quais ações são certas e erradas, investigar os ideais éticos, quais ações as sociedades recompensam ou punem na lei ou na política.
Ética Aplicada … como colocar o conhecimento moral em prática, na da ciência, economia, empresa, e assim por diante.
Ética empresarial … conjunto de regras e normas, valores, conformidades, reputação, comportamento, conduta, resultados.
LógicaFilosófica … estudar a relação de “consequência lógica” entre as premissas e a conclusão e como as pessoas devem fazer inferências.
Evidência
Indução
Inferência para
Lógica – é uma área da filosofia que estuda a estrutura formal das proposições e suas regras.
Lógica da Gestão … é conceituação do processo de negócio e tomada de decisão crítica de alocação de recursos … decidir quais ações tomar com dados coletados com base nos requisitos de negócios é e representação de como as partes de um negócio trabalham juntas na vida real.
Embora a criatividade e a inovação sejam, sem dúvida, aspectos essenciais, a espinha dorsal de práticas comerciais sólidas está no pensamento lógico. O pensamento lógico capacita líderes e funcionários a analisar situações complexas, identificar problemas, elaborar estratégias eficazes e fazer escolhas bem informadas .
Lógica Epistêmica … compreender e justificar crenças e valores, como as crenças são transferidas para a premissas e para a conclusão.
Lógica Informal …
Lógica de Probabilidade … estuda como a probabilidade das premissas de uma inferência afeta a probabilidade de sua conclusão.
Lógica Matemática … esdobra-se na análise das proposições, a fim de verificar se uma afirmação é verdadeira ou falsa, nas suas várias aplicações destaca-se a ciência da computação, programação de algoritmos e inteligência artificial.
Lógica informal …
Meta Ética … o que é o bem, como diferenciar o certo do errado, qual a natureza das propriedades, afirmações, julgamentos e atitudes éticas.
Método
Moral …”maneira, caráter, comportamento próprio”, diferenciação de intenções, decisões e ações epróprias e e impróprias.
Norma
Padrão
Premissa
Princípio
Proposição
Raciocínio
Razão … capacidade mental humana para concluir a partir de ideias e premissas, identificar e operar conceitos, resolver problemas cotidianos, avaliar coesão, contradição, criar, mudar ou descartar conceitos, padronizar o pensamento, formular objetivos, raciocinar e aprender … uma das formas mais viáveis de descobrir o que é verdadeiro ou melhor.
Realidade … tudo que existe, perceptível ou não,
Regra …
Teorema … verdade demonstrada, norma, regra, fundamentado em axiomas ou outros teoremas.
Valor …
Verdade … estar de acordo ao fato real ou realidade; conclusão baseada em evidências, resultado do exame de todos os fatos e dados, não influenciada por desejo, autoridade ou preconceito.
Verdade Lógica … declaração verdadeira em diferentes mundos, interpretações,
Inferência … levar a diante; etapas do raciocínio cujas conclusões seguem as premisas.
Premissa … ou proposição, é uma sentença declarativa, que pode ser verdadeira e falsa, usada num argumento para provar a verdade de outra proposição chamada conclusão.
Raciocínio Dedutivo … é um processo mental de fazer inferências dedutivas.
Regras de inferência …. são definitórias ou determinativas (dizem respeito a forma) e diferem de regras diretivas (regras técnicas) e regras prescritivas (que devem ser cumpridas à risca).
Psicologia cognitiva … investiga os processos mentais da dedução para modelar como as pessoas cognitivamente formatam as inferências; analisa que tipos de dedução são mais preferidas e em que situações, como são abstraídas e usadas nos argumentos, tanto para estabelecer e interpretar as premissas e as conclusões.