O mapa “gestão e indicadores de desempenho” destaca o papel fundamental dos indicadores de desempenho.
Os Indicadores descrevem as mudanças operacionais, orientam a atenção nas intenções declaradas e resultados da empresa.
Indicadores operacionais são acompanhados de metainformações que explicam propósito, objetivo, metas, intensões, categoria e padrões.
A seleção e uso de indicadores revela a qualidade da gestão da empresa, como as pessoas pensam e percebem o mundo ao seu entorno, suas qualidades e quantidades, necessidades e suficiências.
Check List.
Gestão de Indicadores de Desempenho.
Quais são os propósitos, características e aplicações?
- Aplicação … gerenciar mudança, previsão, dimensionamento de recursos, produtos, serviços, solução de problemas, tomada de decisão.
- Propósito … conjunto de objetivos.
- Nome … identificar, significar, conceituar, memorizar e lembrar.
- Fonte … pessoa e empresa responsável pelo indicador.
- Formato … padrão estrutural.
- Grupo de Medidas … como cálcular e interpretar o indicador.
- Hierarquia …. posicionamento e relação de causa e efeito entre indicadores.
- Meta SMART … quantificação específica do indicador.
- Qualidade … atributo de ser eSpecífico, Mensurável, Relevante, Atingível e Temporal.
- Gráfico de Estado … diagramar ou esquematizar posicionamento e status.
- Histórico de Dados … coletar dados monitorados ao longo do tempo.
- Tendência … formular a expressão que avalia o valor esperado do indicador ao longo do tempo.
- Gráfico de Tendência … elemento visual para indicar valor do indicador no futuro.
- Valor … expressão numérica que retorna o valor real do indicador.
- Peso … expressão numérica que atribui uma importância relativa ao indicador.
- Temporalidade … sazonalidade, tendência, unidade de tempo, frequência, do indicador.
- Tipo … estratégico, tático, operacional, qualitativo, híbrido, quantitativo
- Observação … coleção de dados e informações relacionados ao indicador.
- …
Check List.
Indicadores de Desempenho Típicos na Empresa.
- Ativo …qualquer recurso de propriedade ou controlado por uma empresa ou entidade econômica, tangível ou não, usado para produzir valor econômico … valor de propriedade que pode ser revertido em dinheiro.
- Carga de trabalho … produto da quantidade de tempo e recursos para concluir uma tarefa ou gerar um resultado; demanda total de serviços no sistema num determinado momento, fundamental para previsão e dimensionamento de recursos e níveis de serviços.
- Ciclo Financeiro … é o tempo que uma empresa leva para transformar o capital investido em operações diárias em dinheiro, ou seja, o intervalo de tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das vendas.
- Competitividade … capacidade de superar concorrentes, pode ser medida como o produto de eficácia x eficiência x produtividade.
- Corretismo … habilidade de fazer correto segundo um plano (sequência e tempo), exige fundamentação e estabilidade de processo e comportamentos.
- Consistência ... gerar resultados estáveis (no entorno da meta (expectância) com baixa dispersão (variância), além de fazer correto, demanda habilidades para cuidar da periferia e ambiente para garantir resultados.
- Capacidade … garantir corretismo, consistência e dimensionamento de recursos.
- Custo … dinheiro gasto para realizar uma tarefa, produzir bens e serviços.
- Custo de Oportunidade … custo de renunciar algo seja custo ou benefício, comparado à maior receita gerada em alguma aplicação alternativa.
- Demanda … quantificação de necessidade, procura de produto ou serviço … insumo fundamental para a definição de preço.
- Demonstrativo de Resultado (DRE) … relatório contábil sobre desempenho financeiro da empresa no período, descreve lucro e prejuízo, áreas de maior rentabilidade, estratégias de redução de custo, aumento de eficiência operacional.
- Despesa … dinheiro gasto em atividades meio para aumentar a produtividade da empresa.
- Eficácia … taxa de sucesso, resultados esperados/obtidos, definições de critérios de sucesso, resultado/pessoa … resultados / recursos.
- Eficiência … quantidade de produtos/recursos utilizados, quantidade de recursos de entrada / quantidade de recursos de saída, despesas/receita.
- Faturamento … mede volume de vendas x nível de preço. é uma parte da receita.
- Gasto … sacrifício financeiro, soma dos custos, investimentos, despesas e perdas.
- Giro …. eficiência da empresa em gerar receita a partir dos seus ativos (giro de ativo), é um índice de rentabilidade.
- Giro de Caixa … indica quantos ciclos financeiros o caixa de uma empresa teve ao longo de um ano.
- Giro de Capital … a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.
- Hit Rate … taxa de sucesso de vcendas, vendas com sucesso / oportunidades prospectadas.
- lnvestimento … aplicação de capital com a expectativa de lucro futuro.
- Lucratividade … relação lucro líquido/receita total ou eficiência operacional.
- Lucro … saldo financeiro, lucro = total de receitas – total de custos, significa … ganho ou vantagem obtidos.
- Margem de Contribuição …
- Margem de Lucro … relação despesas / receita total ( incluindo custo de produção, depreciação e amortização).
- Perda …despesas sem retorno financeiro, com prejuízo para a lucratividade e fluxo de caixa.
- Ociosidade … inatividade, redução de produtividade, crescimento econômico e oportunidades de lucro.
- Oferta … quantidade de produtos disponíveis para venda e consumo e insumo para a variação de preço.
- Passivo … conjunto de obrigações financeiras, despesas e dívidas com terceiros, podem ser circulantes (curto prazo até 1 ano) ou não circulantes (longo prazo acima de 1 ano), exemplos: contas a pagar, empréstimos, financiamentos, obrigações fiscais e sociais, folhas de pagamento, gastos trabalhistas.
- Produção …. medir volume de produção / unidade de tempo, independente da venda.
- combinar fatotores de produção para satisfazer necessidades humanas, em termos de bens e serviços.
- Produtividade … medir eficácia x eficiência, produção/fatores de produção, produção/pessoa, produção/máquina, produção/material.
- Receita … total de rendimentos da empresa, vendas e outras fontes.
- Retorno sobre o Investimento … indicar lucro ou prejuízo com um investimento, produto eficácia x lucratividade, retorno = (receita – custos + investimentos/ custos + investimentos)
- Sobrecarga … quantidade de demanda trabalho / capacidade de trabalho.
- Congestionamento … efeito da sobrecarga, aumento do tempo de espera e serviço.
- Sazonalidade … prever flutuações da demanda e oferta de forma previsível e repetitiva.
- Competitividade … capacidade de fazer e atingir resultados melhor que os concorrentes.
- Tendência … prever mudanças ou taxa de crescimento, baseados no histórico de dados e informações.
- Tempo de Espera na Fila … período de tempo que um cliente aguarda por um serviço.
- Receita … dinheiro que uma empresa obtém com a venda de produtos ou serviços, avaliar desempenho de vendas, tendências de demanda, ajustes de preços e promoções, prever crescimento da empresa.
- Taxa de Sucesso … medida de eficácia de estratégias e ações, desempenho e satisfação, identificar oportunidades de melhorias, definir níveis de serviço, otimizar estratégias de marketing, basear tomada de decisão com base em dados concretos.
- Tempo de Médio de Atendimento … tempo médio de serviço ou atendimento de uma solicicitação de um cliente, TMA = soma de todos os tempos de espera de serviços com sucesso / número de solicitações de seviço.
- Turnover de Produção … ou taxa de rotatividades, taxa de entrada e saída de funcionários na empresa por período de tempo.
- Valor Econômico … importância de um bem ou serviço em termos monetários, mede a quantidade de dinheiro que os consumidores estão dispostos a pagar por um produto ou serviço.
- Valor Financeiro …mede o valor de um ativo ou passivo na empresa.
- Valor Contábil … valor total de dinheiro restante se a empresa vender todos os ativos e pagar todas as obrigações financeiras.
- Valor Humano … honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância, humildade, etc.
- Valor de Marketing … valor percebido = benefícios / custos da solução
- Valor de Mercado … valor de um produto ou empresa no mercado, maior ou menor que o valor econômico.
- Valor de Propriedade … valor do ativo que consta no contrato de compra e venda.
- Valor Social … conjunto de benefícios, ou valores que uma empresa provê a sociedade, como qualidade de vida, inclusão, redução de desigualdades e problemas sociais.
- Ponto de Equilíbrio … mede o momento ou tempo em que receita e custo se igualam e o negócio não tem lucro nem prejuizo, indica a quantidade de vendas necessária para gerar lucro.
- Liquidez Corrente …
- EBITDA … lucro antes de juros, tributos, depreciação e amortização, avaliar a capacidade a saúde e geração de caixa da empresa e saúde, mede eficiência e produtividade.
Esse check list ajuda a significar e selecionar os indicadores principais ou KPIs de uma empresa.
- Indicadores de desempenho permitem gerenciar mudanças, planejar, monitorar. controlar e ajustar a empresa.
- Tomar decisões e orientar as pessoas sobre o estado de mudança e o que fazer, porque fazer, quando fazer, onde fazer, como e quanto.
- Medir a qualidade do trabalho … se a realização atende as expectativas declaradas ou padronizadas.
- Depende de coletar informações estruturadas indicadores de forma direta, simples, flexível, econômica, para públicos alvo específicos.
- Indicadoress operacionais expressam o pensamento estratégico, tático e operaciona da empres … conectam a teoria (planos estratégico e tático) com a prática (plano operacional).
- Dá uma visão geral e detalhada das áreas e atividades de gestão da empresa.
- Diagnosticar a saúde econômica e financeira e operacional da empresa.
Como Planejar e Monitorar Indicadores Operacionais
O planejamento de indicadores operacionais pode ser modelado por indicadores qualitativos, não baseados em números, mas em modelos, padrões, normas e descrições …. de tal forma que a gestão possa planejar, desempenhar, controlar e ajustar: 1) corretismo, 2) consistência e 3) capacidade do trabalho realizado … essas 3 dimensões.
Focar em Mudança …
- Preparar mudanças na empresa.
- Redirecionar recursos, processos, orçamento.
- Ajustar modelo de negócio e operação da empresa ou o modelo da tarefa.
- Agrupar vários indicadores em uma rede de indicadores
- Definir escopo e limites de um projeto ou sistema.
- Monitorar a evolução contínua de mudanças e tecnologias
- Rever processos internos, atividades e tarefas.
- Responder a crises, mudanças de mercado, consumidores e produtos, pressões competitivas.
- Fazer aquisições, fusões e resstruturação empresarial.
Foco em Tarefa …
o monitoramento empresarial e seus indicadores deve se concentrar em tarefas ou unidade de trabalho; simplificadamente falando, a empresa é composta por conjunto de tarefas.
Rede de indicadores … qualquer indicador deve ser conceituado e contextualizado de forma integrada com os outros indicadores da empresa; para não deixar “buracos gerenciais”.
Parametrização … indicadores são insumos de modelagens e simulações matemáticas e computacionais; parametrizações explicitam tradeoffs (relações de causa e efeito) entre indicadors de mudanças, aprofundam a aprendizagem, previsibilidade, preditibilidade, reprodutiidades sobre mudanças específicas; são insumos para o uso da inteligência artificial e computação em rede.
Maturidade Técnica … outro aspecto estratégico da gestão, é medir o estágio evolutivo da tarefa (projeto ou empresa) para atingir uma hierarquia de objetivos e indicadores ao longo do tempo; visa facilitar o desempenho da gestão de longo prazo e alinhamento organizacional; modelar e monitorar projetos ou tarefas em estágios. ajuda a evidenciar o papel central e estratégico, tático e operacional, das tarefas.
Modelo de Negócio … descreve como o negócio funciona na teoria, seus componentes e relações – proposta de valor, ofertas, parceiros, recursos, atividades, canal, relacionamento, segmentos de mercado, estrutura de custo e receitas; monitorar e controlar a direção de um negócio a longo prazo; cenário competitivo e ajustar a estratégia do negócio conforme necessário; tem como contraparte o modelo operacional.
Modelo Operacional … descreve como o modelo de negócio funciona na prática; a cadeia de valor interna; como deve funconar o controle de tarefas diárias, como logística, desenvolvimento e transformação de recursos em bens e serviços, distribuição e entrega; inclui atividades como rastreamento da produção, monitoramento dos níveis de estoque e controle de despesas; foco no curto prazo, objetivos operacionais imediatos; tem como contraparte o modelo de negócio.
Monitoramento Operacional … garantir que o modelo operacional funcione diariamente – sistema de coleta medidas; análise, identificação de padrões, desvios e resultados de indicadores de desempenho; avaliar a qualidade das previsões de demanda, dimensionamento de ofertas, recursos, escalas de trabalho, faixas de tolerância, limites de eficiência e segurança; geração de relatórios e recomendações de melhorias.
Metainformações
Metainformações descrevem pontos de atenção sobre o propósito, contexto, ambiente, uso, controle e ajustes, do ambiente e pessoas para o monitoramento de desempenho de indicadores de desempenho.
As propriedades listadas são exemplos de metainformações ou metaindicadores associados ao indicador de desempenho.
Funcionam tal como a “bula do remédio”, não foca em fornecer as características do conteúdo do indicador em si.
Se preocupa na estrutura, em acrescentar uma “faceta” julgada importante como dimensão para a empresa “aprender a aprender” sobre o indicador de desempenho.
Acrescenta informações qualitativas para o melhor encaixe e aprimoramento do indicador na empresa.
Avalia e detalha o uso estratégico, tático, operacional, cognitivo e emocional do indicador.
Foca na utilidade do indicador para a pessoa e empresa.
Contêm tudo julgado necessário, suficiente e diferenciado, para despertar a atenção de indivíduos e times, para os fundamentos teóricos e práticos do indicador para a tarefa.
A aplicação efetiva de um indicador de desempenho chave, envolve esforço cíclico e continuado de gestão PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes.