- Entender estados mentais em outros indivíduos.
- Compreender que aos outros são diferentes em crenças , desejos , intenções , emoções e pensamentos.
- Possuir uma teoria funcional (modelos) da mente para o sucesso nas interações sociais humanas cotidianas, tomada de decisão, solução de problemas.
- As pessoas utilizam uma teoria da mente ou um modelo ao analisar, julgar e inferir os comportamentos de outras pessoas.
- A teoria da mente investiga fatores que afetam a mente, como consumo de drogas e álcool, o desenvolvimento da linguagem, atrasos cognitivos, idade e cultura, etc.
- Assumir estados mentais como possível causa, explicação e previsão, do comportamento dos outros.
- Conceber a mente como um gerador de representações.
- Assumir que se uma pessoa não trabalha com modelos ou esquemas mentais isso pode indicar problemas mentais ou no seu desenvolvimento.
A teoria e modelos mentais parece uma habilidae inata que se aprende e requer experiência social ao longo do tempo … “digas modelos e ferramentas mentais que usas que te direis quem és”.
- Pessoas diferentes podem desenvolver teorias da mente mais ou menos eficazes.
- As teorias neopiagetianas do desenvolvimento cognitivo sustentam que a teoria da mente é um subproduto de uma habilidade hipercognitiva mais ampla da mente humana de registrar, monitorar e representar seu próprio funcionamento.
- teóricos neopiagetianos, produziram modelos de desenvolvimento cognitivo que integram conceitos da teoria de Piaget com conceitos mais novos da psicologia cognitiva e da psicologia diferencial