O mapa conceitual da figura (parte de cima) descreve o conceito de valor e suas relações com outros conceitos.
- Crença … estado mental de quem acredita em algo, fé.
- Necessidade … algo imprescindível, inevitável.
- Qualidade … característica, propriedade, atributo de valor.
- Quantidade … número total de elementos, medida ou quantificação de uma qualidade.
- Conhecimento … crença verdadeira justificada
- Objetivo … onde se quer atingir, qualificação do alcance.
- Meta … quantificação do objetivo.
- Justificativa … argumento que explica a crença ou confirma a existência de um fato.
Na parte de baixo do mapa são destacados os principais tipos de valor ou perspectivas e seus diferentes significados.
- Valor Social … benefício para a sociedade, qualidade de vida e solução de problemas sociais.
- Valor Percebido … valor subjetivo devido à percepção da pessoa (cliente), em relação ao preço, considera também fatores como experiênia, atendimento, relacionamento.
- Valor de Marketing …valor percebido pelas ações de marketing, valor da marca, vantagem competitiva que gera atração e preferência pela compra das ofertas da marca.
- Valor Contábil … valor do ativo ou passivo da empresa, segundo “livro contábil”, é o custo original e outros custos, como depreciação (desgaste, obsolescência, uso, idade e mudanças no mercado), amortização (pagamento de dívida à prestação) ou outra forma de redução de valor.
- Valor Financeiro ... valor monetário (dinheiro) de um ativo, passivo ou investimento, para avaliar a viabilidade, rentabilidade, potencial de retorno, atratividade, de uma transação ou investimento.
- Valor Econômico … importância ou utilidade de um bem ou serviço em termos demonetários.
- Valor Humano … ética, moral, intenções, normas de conduta, direitos e deveres, crenças, que direcionam as decisões, convivência pacífica, honestidade, responsabilidade, tolerância, humildade, empatia, educação, juntica, etc.
- Valor Monetário … preço do produto, serviço ou patrimônio, relação com a moeda circulante.
- Valor de Mercado … é o preço que um ativo pode ser comprado ou vendido em um mercado competitivo e aberto, e é determinado pelo equilíbrio entre a oferta e a demanda.
O conceito de valor é fundamental para comparar coisas, materiais, imateriais, bens, serviços, tarefas, projetos, alternativas.
Valor é uma medida de importância relativa que o sujeito tem sobre o objeto do seu conhecimento ou observação.
Valor, que é uma abstração, um conceito, muda já que tudo muda … sujeito, objeto, ambiente, recursos, ferramentas … cada partícula de todas as subpartículas que qualquer sistema muda.
Tem vários significados e tipos em vários domínios do conhecimento científico.
Valor é “multi conceitual deve “sempre” ser avaliado combinando várias perspectivas.
É indicador de mudança e varia o tempo todo em função de vários fatores., tal como ilustrado no mapa.
Valor depende do estado mental e capacidade intelectual do sujeito e uma variedade de fatores e domínios do conhecimento.
Relação Valor e Crença
- Valor e Crença … são conceitos fortemente interconectados e fundamentais para a filosofia, antropologia, psicologia, economia, contabilidade, finanças, marketing, vendas, gestão, cognição.
- Valor … é a medida relativa da importância da crença … um conjunto de atributos de valor, grau de importância atribuído pelas pessoas sobre qualquer coisa ou crença.
- Crença … é a convicção do sujeito que algo é verdadeiro.
- Crença verdadeira … representada na lógica (filosofia e matemática) como axiomas, teoremas e justificações empiricas e não como simples opinião subjetiva.
- Conhecimento … crença verdadeira justificada.
- Valor …, que pode ser representado por um conjunto de atributos de valor, representa o grau de importância atribuído pelas pessoas sobre qualquer coisa ou crença.
- Valor e Crença … não são inatos, são aprendidos, de acordo com a sociedade, cultura, época e empresa.
Crenças e Valores são desenvolvidos com ferramentas de metacognição, reflexão e autoconhecimento e autoconscientização, que facilitem “pensar sobre pensar”, conhecer a si próprio, avaliar e justificar crenças, formas de pensar e perceber o mundo, sentir e emocinar … estão por trás das decisões e comportamentos.
Valor e Necessidade
- Necessidades e valores estão intimamente associados.
- Necessidade é algo (recurso físico ou abstrato) imprescindível para a vida.
- Necessidades são dinâmicas, ficam latentes e ativas.
- Valor é algo útil para satisfazer necessidades.
- Valor está relacionado à escala de necesidade de cada pessoa.
- Valores e necessidades de afiliação são : relacionamentos, pertencimento, trabalho em equipe,
- A conscientização da relação “necessidade e valor” “aumenta a probabilidade do sujeito atingir metas.
- Necessidade e valor estão no núcleo da motivação do sujeito.
- Valores e necessidades fisiológicas são: comer, descansar, beber, dormir, etc.
- Necessidades podem ser fisiologicas, segurança, afiliação, estima e realização pessoal.
- Necessidades e valores guiam decisões e desempenham um papel fundamental para o sucesso.
- Quando não articulamos ou balanceamos necessidades e valores acontece conflitos
- Necessidade é de natureza subjetiva e ao mesmo tempo objetiva.
- Valor é um processo em que o sujeito e objeto interagem considerando necessidades, desejos, paixões e interesses.
As fronteiras conceituais de valor e crenças, estão sempre em movimento e precisam ser monitoradas ajustadas pelo sujeito, empresa, sociedade, continuamente.

Tipos de Valor
Uma boa forma de compreender os significados de valor é enumerá-los …
1. Valor Humano
- Mede características humanas do sujeito.
- Exemplos de valores humanos são honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância, humildade, etc.
- Faz parte da formação da nossa consciência e da maneira como vivemos e nos relacionamos em uma sociedade.
2. Valor Contábil
- É um indicador da situação financeira da empresa.
- Figura em prestação de contas e relatórios de desempenho.
- Mede o valor de uma empresa de acordo com suas demonstrações financeiras ou “livros” contábeis.
- Representa o valor total de dinheiro restante se a empresa vender todos os ativos e pagar todas as obrigações financeiras.
- Mede o custo ou valor de aquisição atualizados monetariamente ou o preço pago expresso em nota fiscal.
- É usado por investidores e credores que desejam verificar se uma organização é capaz de cumprir com suas obrigações.
3. Valor em Marketing
- Mede a expectativa do consumidor.
- Racionaliza a percepção de valor, a relação entre benefício e custo da solução.
- Conhecido como “valor percebido pelo cliente”.
- É a avaliação do cliente sobre a relação custo e benefício de um produto em comparação a outros.
- É a importância de um bem, com base na necessidade, utilidade, limitação relativa da riqueza.
- Pode ser expresso como uma relação direta entre benefícios percebidos e custos percebidos.
- O profissional de marketing usa pesquisas, grupos focais e ferramentas para ter uma ideia de quanto valor os consumidores darão aos produtos com base em suas características e coportamentos de compra.
Necessidades Humanas são subjacentes ao valor de marketing e são moldadas pela cultura e personalidade individual e transformam-se em desejos, que suportados pelo poder de compra resultam em exigências e demandas.
Valor Percebido
- Valor percebido é um “conceito sinònimo” de Valor de Marketing.
- Mede o “nível de percepção” do consunidor do custo-benefício de um produto, serviço ou empresa.
- É alvo de atenção na gestão do relacionamento comercial, estratégias de preços e serviços.
O profissional de marketing pode e usar no seu cotidiano, pesquisas, grupos focais, campanhas de marketing digital e outras ferramentas para ter uma ideia de “quanto valor” os consumidores, em diferentes segmentos alvo, darão aos seus produtos, com base em suas características.
4. Valor Financeiro.
- Valor financeiro mede o valor de um ativo na empresa.
- Avaliação financeira é o processo analítico de determinação do valor atual (ou projetado) de um ativo ou empresa.
- É afetada pelos lucros empresariais, eventos econômicos ou projetos que forçam os analistas a reformularem os seus modelos de avaliação.
- Expressa quanto o ativo, passivo ou investimento é atrativo ou considerado valioso monetariamente, pelo sujeito.
- É usado para controlar, registrar e contabilizar ativos, empresas, priorizar, otimizar ações e tempo empregado em tarefas.
- Investidores, analistas de ações e executivos estimam valor de empresas com base em diversas métricas financeiras.
- Valor financeiro é insumo para justificativas e decisões de valor economico.
- Embute Conceitos de valor, como, valor para o acionista, valor da empresa, valor justo e valor de mercado.
- O processo de avaliação financeira fornece gráficos e relatórios que ajudam a interpretação de informações.
Embora de natureza quantitativa, a avaliação financeira muitas vezes envolve algum grau de informações ou suposições subjetivas.
5. Valor Econômico
- Mede a importância ou preferência que o indivíduo e empresa dão a um bem ou serviço, para uso ou troca.
- É uma medida de riqueza, utilidade, satisfação, necessidade e valorização de tecnologias subjacentes.
- Está ligado à capacidade de geração de resultados ou benefícios futuros para o sujeito.
- É subjetivo e difícil de medir, embora existam abordagens para estimá-lo.
- É uma qualidade subjetiva, depende da intenção do sujeito.
- Valor econômico é usado em marketing como insumo para definir preços de produtos.
- Considera fatores tangíveis (funcionalidades) e intangíveis, (nome da marca).
- O valor econômico depende da intenção subjetiva da pessoa e portanto, não pode ser medido diretamente.
- O valor econômico não deve ser confundido com valor de mercado.
Uma forma de avaliar o valor econômico de um bem ou serviço é observar e medir o preço que as pessoas pagam por eles, histórico estatístico e também comparação com o histórico de outros bens interdependentes.
6. Valor de Mercado.
- Valor de mercado é o preço de mercado de um bem, serviço ou empresa.
- Mede o quanto vale uma empresa no mercado de ações.
- É usado para se referir à capitalização de mercado de uma empresa de capital aberto.
- Pode ser superior ou inferior ao valor econômico.
- É calculado multiplicando o número de suas ações em circulação pelo preço atual das ações.
- É mais fácil de determinar para instrumentos negociados em bolsa.
- É uma boa indicação da percepção de investidores sobre um negócio específico e envolve ou grupa várias perspectivas de valor, como financeira e econõmica.
7. Valor Social.
- O valor social é o benefício que a empresa proporciona à sociedade por meio de suas atividades, produtos e serviços.
- Significa contribuir para o desenvolvimento sustentável, melhoria da qualidade de vida, redução de desigualdades e a solução dos problemas sociais.
- Valores Sociais são princípios e normas orientativas para permitir que as pessoas da mesma empresa trabalharem coletivamente e em comunidade, articuladas e alinhada sob um mesmo ritmo.
- Os valores sociais são importantes não só por que alinham pessoas aos interesses da empresa, mas influenciam o comportamento de compra e o desempenho da marca.
- A comunicação social via redes sociais, interação e comunicação tem o propósito de aculturar, identificar princípios, elaborar normas, seleciona indicadores de tempo real e ensinar monitorá-los.
- Regras sociais formalizam a comunicação no grupo social, aumentam a coesão social, geram sentimento de pertencimento, e desenvolvem hierarquia de necessidades.
- Além de maximizar o valor para os acionistas, a empresa orienta ações para operar de uma forma que beneficie a sociedade.
- Para promover a inovação social, é preciso criar uma cultura de inovação na empresa, que incentive a criatividade, a experimentação, a colaboração e a aprendizagem e aumentar o network da empresa, inserindo novos atores na cadeia de valor.
- Empresas socialmente responsáveis adotam políticas para o bem-estar da sociedade e do ambiente e diminua os impactos negativos sobre eles.
- Isso pode ser feito de várias formas …movimentos voluntários, geração de mudanças que beneficiem o meio ambiente, adoção de práticas trabalhistas éticas, participação de eventos sociais, etc.
- Os consumidores procuram comprar bens e serviços de empresas socialmente responsáveis, com a crença de que afetam positivamente a sua rentabilidade.
- A percepção do mercado sobre o valor social da empresa é um importante atributo de percepção de valor da marca.
8. Valor Monetário
O valor monetário é um indicador e medida quantitativa do poder de compra da moeda em relação a bens e serviços, num momento e local, e influenciado e determinado por vários fatores externos como inflação, taxa de câmbio, oferta e demanda..
Denota a quantia em dinheiro que um produto, serviço ou mercadoria geraria se fosse vendido.
É a representação do valor econômico de uma moeda em um determinado momento e local.
O maior determinante do valor monetário é a lei da oferta e da procura, que estabelece: “quando a oferta é elevada, a procura cai, resultando numa diminuição dos preços”.
A melhor definição de valor monetário refere-se ao preço de bens, produtos ou serviços.
O conceito indica o valor material que os itens ou serviços gerariam quando adquiridos.
É medido em termos de dinheiro.
É de grande importância para a economia do país, avaliar poder de compra e competitividade
O valor monetário é medido e monitora índices de preço ao consumidor, índice de preço no atacado, preços de cestas de produto.
É um a forma de medir as oscilações de mercado e inflação e impactos na moeda.
Entram também no cômputo do cálculo do valor da moedao produto interno bruto (PIB) e taxa de desemprego.

O objetivo desse sumário é servir de ferramenta básica cognitiva para ampliar a compreensão e precepção do conceito de valor.
Servir como glossário rápido para significar, compreender e revisar os vários tipos de valor.
Ampliar a compreensão e visão periférica de valor para ajudar a tomada de decisões específicas e diárias.
Ajudar a pensar sobre estratégias de criar valor e inovar valor.
Ser acionado nas várias fases do desenvolvimento de produtos e serviços e ajudar auto regular o valor e alinhamento de valores na empresa.
Invariavelmente usamos um grupo de conceitos de valor (tangíveis e intangíveis) para fazer uma avaliação de valor.
Valores conferem um senso coerente de identidade e continuidade e devem ser gerenciados pelos tomadores de decisão.
Ao avaliar metas e objetivos e tomadas de decisão, os valores são verificados e devem estar alinhados entre si.
Justificar Valor é uma “habilidade cognitiva nuclear” onipresente, está em todos os lugares ao mesmo tempo.

- O que é valor?
- Valor é uma medida quantitativa ou qualitativa? Explique.
- Valor pode ser usado como indicador de mudança? Explique.
- O que significa valor como um processo?
- Qual a diferenças entre valor financeito e valor econômico?
- Qual a relação entre valor e metacognição?
- Porque a avaliação de valor deve ser feita considerando várias perspectivas?
- Quais são os fatores que podem influenciar a abaliação ou justificativa de valor?
- Qual a relação entre valor e crença?
- Para que serve justificar o valor humano?
- Qual a utilidade de avaliar o valor financeiro?
- Qual a diferença entre valor financeiro e valor econômico?
- Para que serve a medida e uso de indicadores de valor econômico?
- Valor econômico é uma medida ou indicador objetivo ou subjetivo?