O adulto tem necessidades específicas para o aprendizado
Há cerca de uma década, nasce a Andragogia (*) e sua busca para se firmar como área específica.
Posteriormente, a psicologia cognitiva e a neurof psiologia se unem para compreender melhor o processo de aprendizado, não se importando tanto com a idade do indivíduo, mas com a compreensão, dos diversos processos de aprendizado. Nasce então a Neurociência Cognitiva.
Recomendações na Andragogia têm sido comprovadas baseado em evidências.
O aprendiz não é “tábula rasa”, o seja, desprovido de conhecimento sobre o assunto”.
É coprovado que o processo de aprendizado inicia no estágio intra uterino.
Já nascemos sabendo e com capacidade de acrescentar algo.
Dessa forma o novo conceito de aprendizado pode ser definido como … “O processo onde o aprendiz seleciona um conteúdo relevante de informação que lhe é oferecido, confronta-o com o conteúdo que já dispõe armazenado e realiza a síntese entre o novo e o antigo num conteúdo mais significativo.
Desdobrando isso, é necessário perguntar: Quais os mecanismos de memória que dispomos?
Esquema da Memória Humana
Memória Sensorial.
Categoria: 1) capacidade limitada e maior que a memória de trabalho; 2) amplificada se diversos canais de comunicação estão sendo utilizados simultaneamente.
Localização: todas as áreas sensoriais do cérebro
Tipo: Memória de Trabalho.
Características: 1) capacidade limitada, 2) processar dados fornecidos pela memória sensorial e comparar com informação contida na memória de longo prazo, 3) possibilidade de ampliar capacidade de armazenamento por concatenação de informações.
Localização: lobos temporal e ocipital para origem da informação nova e o neocórtex para obter a informação prévia para integração
Tipo: Memória de Longo Prazo.
Características: 1) capacidade ilimitada, 2) requer esforço considerável para retenção de informação consciente e 3) requer processamento via “memória de trabalho” ou através de memória implícita.
Localização … neocórtex frontal.
Tipo: Episódica
Características … informação é armazendada dentro de um contexto específico.
Localização … Neocórtex e outras áreas de aacordo com contexto em que foi gerada
Tipo Semântica
Características … informação é armazenada desprovida de contexto, geralmente por exposições repetidas.
Localização … Neocórtex frontal
Tipo: Procedural
Caracaterísticas … informação pertinente à habilidades que requerem informações detalhadas e nem sempre conscientes.
Localização … áreas relacionadas à procedimentos repet e inconscientes.itivos
Memória Implícita
Características … 1) sistema relacionado ao aprendizado não-intencional, 2) Inormação estocada relacionada ao contexto, de forma inconsciente e não processada e 3) armazena informações diferentes daquela absorvida pela rota principal.