De uma forma geral existem 2 categorias de métodos para aumentar a memorização: 1) melhor representação na memória (mnemônicos ) e 2) repetição espaçada.
-; ,,
A repetição espaçada distribui as atividades de aprendizagem ao longo de vários dias ou horas, de forma espaçada, de acordo com objetivos de aprendizagem.
A revisão e repetição de blocos de aprendizagemo é fundamental para reduzir o esquecimento natural do cérebro.
Não se pode deixar passar muito tempo para recordar, caso contrário a informação será apagada da memória de longo prazo e você terá que recomeçar do zero.
A releitura é um método adequado para fazer exercícios de “ repetição espaçada” quando se passou um tempo significativo após a leitura de um bloco de informação, mas é um método custoso.
No entanto, o “relembrar” é muito mais poderozo do que a releitura.
É preciso cuidar para não exagerar na repetição ou sobre-aprendizagem, para não desperdiçar o seu tempo, continuar o estudo quando você já entendeu ou compreendeu.
A formulação de objetivo específico da repetição espaçada específica, evita esse tipo de erro.
Para transferirmos informações entre as memórias de curto e longo prazos e recuperá-las quando necessário, de forma eficiente, é necessário tempo e prática …
Uma forma de fazer isso é usar a técnica de “repetição espaçada” … repetir o que você deseja reter (solução de problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias.
Entender ou compreender alguma não são suficientes para criar e enraizar blocos de informação na memória de longo prazo, é necessário o sujeito interagir, repetir, e refletir sobre a relação com o objeto do conhecimento.
Quando o sujeito se dedica a entender repetidamente um determinado assunto, são criados traços de memória ou conexões na memória.
Quando o sujeito pratica uma técnica, busca interação via uma ferramenta mental ( ou física), ele manipula com bloco de informação mentalmente, de forma estruturada, repetidas vezes, e essa interação desenvolve traços de memória mais fortes e “enraízados” e são criados caminhos e marcas na memória de longo prazo, para conecta-los
Diante disso, é importante no proceso de aprendizado, criar esquemas/ferramentas que facilite a repetição e reforço do do “padrão de aprendizagem ou construção mental” para facilitar o trabalho do cérebro.
A repetição espaçada é o método recomendado para avisar ao cérebro o que não deve ser lembrado e como deve ser lembrado, qual o camimho para chegar a uma memória específica.
–
O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho, mas não é possível aprender sem repetição e o que podemos fazer é criar esquemas, práticas que tornem a repetição mais prazeroza, facilitada, efetiva, natural e consciente.
A “repetição espaçada” constrói estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários dias.
A Repetição Espaçada é a técnica de repetir o que você deseja reter (palavra, problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias … trabalhar o “objeto do aprendizado” diversas vezes em diferentes perspectivas, para que possa ser tratado de forma mais profunda em diferentes momentos … isso exige saber reconhecer e aplicar a melhor técnica cognitiva para as diferentes situações.
A prática de repetir o que você deseja reter faz a diferença.
Experiências demonstram que a prática de repetição espaçada por alguns dias, via sprints (pequens blocos de informação e tempo) que dá tempo ao cérebro assimilar um novo conhecimento é muito mais efetiva do que o sujeito tentar assimilar, adequar e equlibrar um novo conhecimento em apenas um bloco de aprendizado, num único dia.
Podemos constatar isso quando deixamos para estudar apenas na véspera de provas ou tarefas/discursos e poucos dias depois já esquecemos boa parte do todo.
O nosso cérebro esquece rápido e uma de suas características fundamentais é a plasticidade, que é a capacidade de se renovar e gerar novos neurônios … jogar fora o que não está em uso e criar novas conexões.
Diante disso, para não esquecermos uma informação, precisamos repeti-la até que ela seja gravada na nossa memória de longo prazo.
Um aprendizado ativo que passa por um processo de repetições espaçadas reduz o esquecimento e aumenta a velocidade e qualidade da aprendizagem.
A repetições espaçadas constroem estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários ciclos e dias.
O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho … no entanto não é possível aprender sem repetição.
Uma boa prática é saber configurar repetições espaçadas usando diferentes ferramentas de aprendizagem, apropriadas para as diferentes situações da jornada de aprendizagem.