Objetivo: Resumir os modelos de Erlang utilizados para dimensionar recursos troncos telefônicos, de recursos e agentes.
O modelo de erlang é um mdelo matemático estatístico criadono início do sistema de telefonia,
O seu objetivo é responder a pergunta: quantos troncos telefônicos (recursos) são necessários para atender um determinado volume de chamadas de usuários na unidade de tempo?
Para responder essa pergunta e modelar a equação de resposta, o engeiro Erlang,
O Erlang.
Erlang é uma unidade adimensional (um número puro ou uma razão entre quantidades) usada inicialmente em telefonia, tecnologia de informação e pesquisa operacional, como uma medida estatística de volume de tráfego (uma métrica para medir tráfego), carga de trabalho e facilitação da modelagem matemática. entendimento e o seu cálculo.
Conceito da unidade de Medida Erlang
Erlang refere-se a um único recurso em contínuo uso, durante um período de 1 hora, ou dois recursos (por exemplo, linha telefônica ou posição de atendimento), cada qual ocupado metade do tempo, num período de 1 hora. E assim por diante, sempre considerando 1 hora de tráfego.
Por exemplo, se num escritório dois agentes de atendimento estão ocupados o tempo todo atendendo chamados, os dois irão representar dois Erlang.
A teoria de Erlang faz parte de uma teoria maior chamada teoria de filas, cujo estudo é necessário em todas as situações que existe uma taxa de chegada aleatória de serviços, uma fila de atendimento e um servidor (ou um recurso em uso).
Modelo Erlang B.
O modelo de filas Erlang B não assume fila.
Se uma requisição não encontra um recurso livre ela encontra sinal de ocupado e não entra na fila.
Essa situação é bem aplicada no caso de dimensionamento de sistemas de rede de telecomunicações, entroncamentos de telefônicas, tanto de serviços fixos quanto celularres.
Quando uma solicitação de serviço encontra o destino ocupado, a solicitação de serviço é descartada.
Não existe formação de fila.
O usuário deverá tentar o acessar o recurso até conseguir.