A regra de Pareto é uma “distribuição de probabilidade” que tem a seguinte formulação: “para muitos eventos, aproximadamente, 80% dos efeitos vêm de 20% dos resultados.
Graficamente falando, ela pode ser representada num “eixo cartesiano” pela curva regra 80/20″.
É um modelo estatístico de distribuição de probabilidade, simples, útil e efetivo.
Tem o propósito de fundamentar a tomada de decisão via a definição de prioridades de tarefas, baseada em teotis de probabilidade.
A figura ilustra a curva exponencial, que está por trás da regra de Prareto.
É uma forma compreensível, quantitativa, precisa, para representar e quantificar realidade, que não é precisa.
A regra de Pareto divide o todo em duas partes.
À direita está a cauda longa (80%) e à esquerda estão os poucos (20%) que dominam.
É uma distribuição de probabilidade com muitas aplicações no dia a dia para descrever, explicar e prever muitos fenômenos e recursos associados.
Lei de Potência
Em estatística , uma lei de potência é uma relação funcional entre duas quantidades, x e y ou y = função (x), onde uma mudança relativa em uma quantidade x, resulta em uma mudança relativa proporcional na outra quantidade, independentemente do tamanho inicial dessa quantidade.
Por exemplo, considerando a área de um quadrado em termos do comprimento de seu lado, se o comprimento for dobrado, a área é multiplicada por um fator de quatro, ou seja, a área de um quadrado (y) é igual ao quadrado do lado (x), y = x2
Observação
Existem muitos exemplos empíricos, envolvendo distribuições de probabilidades de uma ampla variedade de fenômenos que seguem “aproximadamente” uma lei de potência em uma ampla gama de magnitude.
Fenômenos astrológicos, comportamento animal, padrão de alimentação de vários espécies, tamanhos dos padrões de atividade das populações neuronais, frequências de palavras, nomes, tempos de indisponibilidades de serviços utilitários, julgamentos humanos da intensidade do estímulo.
Poucas distribuições empíricas se ajustam a uma lei de potência para todos os seus valores, mas seguem uma lei de potência na cauda longa
Aplicação da distribuição 80 / 20.
A regra 80/20 tem todas as características de uma boa teoria.
É uma regra extremamente simples e fácil de entender.
É medida facilmente pelos principais indicadores de negócio.
Por exemplo … 20% dos produtos que geram 80% dos resultados, 20% dos clientes que geram 80% dos resultados … e assim para todos os recuuros e ativos da empresa.
A regra é a mesma.
É um método criativo, racional e padronizado, de classificar, priorizar e selecionar recursos num “padrão universal 80/20”, por toda a cadeia de valor da empresa.
Permite identificar o valor relativo do recurso, o quanto contrinui para o todo e ranquear os recursos alvo sob análise de desempenho.
Ajuda organizar o pensamento para definir prioridades.
De uma forma geral a regra é … os recursos do grupo dos 20% serão os priorizados, já o grupo dos 80% serão enxugados, transformados, terceirizados ou substituídos.
A regra “80/20” é apenas uma regra prática.
Não deve ser considerada uma lei imutável da natureza, mas funciona quando desenvolvido um histórico de dados de qualidade.
É uma modelagem e método excelente para alinhamento e sincronismo na empresa, pela aplicação istribuição de a mesma regra.
Pode servir de metadados (ou metainformação) dos recursos da empresa … ou seja, o seu valor 80/20.
Cada atividades e tarefas podem ser gerenciadas com a ajuda da érspecta 80/20.
Essa classificação 80/20 do recurso, que pode ser historiada e aplicada a análise de dados, ao logo do ciclo de vida de qualquer recurso, de forma automática.
O princípio da análise de Pareto 80/20 é um “remédio de grande espectro” e pode ser aplicado na gestão de processo, recurso, tempo, conhecimento, força de trabaho, clientes, mercados, ofertas … permite separar os 20% dos 80% (e outras categotias intemediárias) e focar nas situações e estratégias que têm maior impacto na gestão de negócio da empresa.
O uso de métodos científicos, baseados em modelos matemáticoa aproxima a objetividade e afasta a subjetividade.
Ajuda o sujeito (eu, você, time) se conscientizar que todos nos humanos somos atraídos por “tarefas 80%”, mais fáceis de fazer, mas e menos impactantes.
Que é bem mais difícil tomar decisões, executar a tarefa com perfeição e provocar saltos de valor.
E que é mais fácil executar rotinas, fazer melhorias marginais ou perifèricas.
A atividade de priorização de tarefas de uma forma geral é difícil porque as tarefas mais importantes são difíceis de serem executaasr, exigem criatividade, diligência, foco, reflexão profunda, ciência, arte e esforço mental.
No entanto, as tarefas de menor importância podem levar até mais que 80% do seu tempo, pela regra de Pareto.
A regra ajuda a lembrare reavaliar priridades 80/20 de forma consistente, identificar desvios e tratá-los.
Ajuda a ver o quadro geral (visão de helicóptero).
Identificar quais 80% dos recursos podem ser otimizados, ou reduzidos.
A cada ciclo, de PDCA, a regra de Pareto pode ser aplicado para as principais recursos empresariais e identificar “padroes e desvios 80/20”
Encurtar a agenda de reuniões am até 80%.
Sintetizar e-mails, fluxos e blocos de informação em até 80%
Encontrar clientes semehantes ao clientes do grupo seleto de 20%.
Permite usar o princípioio a seu favor e reduzir esforços e aumentar resultados de forma holística, analisando o todo (80/20) e selecionando as partes mais eficazes.
Esse conceito é universal.
Exemplos de Aplicação de Pareto no dia a dia.
Clientes Alvo e Prospecção … identificar 80% da receita que vem de 20% dos clientes e focar neles e prospectar “clientes semelhantes”.
Produção … focar em 20% de fatores de produção (recursos naturais + trabalho (homem) + capital (máquinas, equipamentos e instalações) )
(*)
Em economia, fatores de produção ou recursos são elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais.
- fatores de produção = terra + trabalho + capital
- terra = natureza.
- trabalho = homem
- capital = máquinas + equipamentos + instalações
Satisfação …. Quais os 20% do seu trabalho que o cliente mais valoriza, que gerram 80% dos resultados? Quais as atividades, tarefas associadas?
Gestão do Tempo ... quais os 2 dentre 10 desperdiçadores de tempo, que resultam em 80% do desperdício, que devem ser eliminados ou rasticamente resolvidos?
Exemplos ….
- e-mail.
- reunião.
- interrupção de colegas.
- telefonemas
- redes sociais.
- mensagens instantâneas.
- notícias diárias.
- logística.
- TV.
- fofocas.
Interações e reuniões … quais os 20% de interações e reuniões de negócio que geram 80% dos resultados, que devemos dar foco.
Ofertas … quais são os 20% das ofertas representam 80% dos resultados, de atributos de valor que representam 80% da percepção do cliente ou são mais importantes para ele.
Tarefas … quais os 20% das minhas tarefas realmente fazem a empresa crescer?
Carreira e Comportamento … quais os 20% tarefas que o ajudarão mais a ser promovido.
O princípio 80/20 pode ser usado para a vida profissional e pessoal … ajuda analisar quais atividades perdemos tempo e não chegamos a lugar nenhum, porque são fáceis de fazer e quais atividades são mais difíceis e devem ter prioridade no tempo livre