Preste atenção no mapa da figura … um check list gráfico que tem o propósito de explicar “porquês”, benefícios, vantagems e aplicações de mapas mentais … motivar, facilitar aprender, refletir, usar e refinar.
De uma forma geral, um “mapa mental” é produzido para ser utilizado várias vezes, em
Mapas Mentais s na empresa são muito mais práticos que o uso de textos em muitas situações
São mais rápidos, fáceis de fazer, compartilhar em rede.
São efetivos para instrumentar tarefas em tempo real, por serem gráficos, mais perceptíveis, com acesso não linear e rápido, via vários caminhos, direções e sentidos.
São ferramentas práticas.
O compartilhamento de mapas mentais, conceituais em rede provê uma uma “linguagem de alto nível”, já que são pensados e analisados num contexto bem determinados, descrever caminhos, origens e destinos.
Faciltam o monitoramento e regulação.
Um mapa é uma linguagem de alto nível e fruto de um trabalho gráfico de conceituação.
Visa prover alto desempenho para objetivos cognitivos epecíficos, por exemplo aprender uma tarefa, planejar, executar, controlar, comunicar e assim por diante.
Mapa une forma e conteúdo e gera alta eficiência e eficácia na compreensão do objeto do conhecimento que a empresa quer destacar e investir.
Isso significa possibilitar confeccionar e refinar a forma e conteúdo da informação, ganhar conhecimento e habilidades de forma padronizada e científica e gráfica, via imagens que valem mais do que mil palavras.
Mapas pemitem serem atualizado de forma muito mais fácil por humanos e máquinas, , ao longo do tempo, pela interação individual e em rede do sujeito com o objeto do conhecimento.
Mapas são ferramenta para descrever um modelo, método, outras ferramentas e compartilhar qualquer tipo de pensamento ou tarefa na empresa.
- Check List Gráfico … para enumerar pontos de atenção (vale todos os benefícios do check list)
- Compartilhar ideias
- Compartilhar informação … facilitar pesquisa, alteração, inclusão, exclusão de conceitos e relacionamentos.
- Conceituar
- Comunicar de forma clara … rápida e alto nível de compreensão
- Descrever contexto … visibilizar conceitos, relações, caminhos e hierarquias.
- Descrever e gerenciar escopo … enumerar todas as partes e componentes do todo.
- Ensinar …
- Escrever, ler, falar eouvir de forma estruturada.
- Estruturar o pensamento, fala, escrita no entorno de uma ideia ou conceito central.
- Explicar qualquer coisa … conceito, tarefa, atividade, projeto, recurso, sistema, modelo, operação, ferramenta, método.
- Facilitar repetições espaçadas.
- Focar na essencialidade.
- Gerenciar … descrever plano, execução, controle e ajuste.
- Integrar informações e conceitos de várias origens.
- Ler de forma Ativa … transformar texto em mapa mental e vice versa.
- Mapear tarefas e atividades.
- Memorizar de forma secundária.
- Refletir
- Resumir …
- Sintetizar …
- Visibilizar rápidamente o todo.
- Trabalhar em Equipe