O objetivo desse sumário é explicar o grafo (estrutura de dados) como uma “ferramenta construtivista” para modelagem conceitual, cognitiva e aprendizagem “on the job”.
Grafo cognitivamente falando é uma abstração, um modelo mental, tal como é uma lista (check list), uma matriz (tabela) e outras estruturas de dados são.
Na ciência cognitiva e da computação, grafos são usados por algoritmos que simulam o comportamento humano (cérebro).
É um modelo para abstrair e descrever mudanças no ambiente interno e externo do sujeito.
Passe a observar e perceber o aumento cognitivo que o uso de grafos podem prover, tais como …
- Abstrair a realidade e transcrever graficamente para o papel de forma muitos mais eficiente e eficaz do que textos.
- Aumentar a capacidade de imaginar e visualizar contextos, conjunto de conceitos e circunstâncias.
- Aumentar a capacidade cognitiva, para atentar, perceber, memorizar, pensar, comunicar e aprender algo.
- Modelar funções cognitivas e servir de base para o estudo e aplicação de métodos e ferramentas construtivistas.
- Comunicar e descrever abstrações e formas de pensar.
- Descrever graficamente operações conceituais, como análise, síntese, analogia, deduções, induções e abduções.
- Facilitar a repetição espaçada de pensamentos, procedimentos, solução de problemas e planos de referência.
- Facilitar estratégias cognitivas para formular e solucionar problemas.
- Mapear, esplicitar e explicar caminhos do pensamento.
- Resumir pesquisas, textos, contextos, livros, teorias, experiências, de forma sintética e memorável.
- Formatar a informação para aumentar o desempenho do seu processamento pelo cérebro.
- Gestão do escopo do conhecimento e contextos.
- Prover uma linguagem de comunicação de alto nível, sintética, não ambígua que facilita a leitura e escrita ativa.
- revistos de uma forma muito mais rápida do que vistos na sua criação ou na repetição espaçada de nível anterior.
- Gestão de conteúdos e formatos.
- De um ciclo para outro fica mais fácil identificar graficamente as mudança.
- De uma forma geral, facilita representar qualquer coisa real ou abstrata.
- Grafos permitem a compreensão, costruir, Transferir e Expandir a Compreensão na Empresa, check list da compreensão da leitura] 1, 4, 5, 6, do sujeito em relação ao objeto do conhecimento.
- Pensar buttom up, linear, sequencial, indutiva e de baixo para cima.
- Pensar top down, não linear, matricial, dedutiva e de cima para baixo.
- Pensar abdutivo, para permitir o sujeito pensar de forma regressiva, à partir de objetivos e regras para inferir causas.
- Inserir metainformações para
- metacognição
( … as estruturas de dados lineares são aquelas em que os elementos são organizados em uma sequência linear, como listas, pilhas e filas. Já as estruturas de dados não lineares são aquelas em que os elementos são organizados de forma hierárquica, como árvores e grafos …)
Essas características tornam o grafo uma poderosa ferramenta cognitiva.
O grafo é uma forma de representar qualquer associação entre objetos, conceitos, funções cognitivas, fatos, fenômenos, etc.
Pelo fato de ter a capacidade de representar qualquer coisa, permite induzir estados mentais.
É excelente ferramenta para a racionalização, resolver problemas, descrever estados mentais.
Um grafo tal como uma imagem, vale mais do que mil palavras.
Provê visão contextual , analitica e significativa.
É a estrutura de dados subjacente de mapa conceitual.
Facilita a explicação e repetições espaçadas de representações e análises de contextos e circinstâncias.
Grafos são usados como ferramentas de metadados e metacocognição.
O grafo está na base de outros mapas, tais como: árvore de decisão, mapa mental, mapa conceitual, diagrama de fluxo de dados, mapa rodoviário, mapa de tráfego entre pontos de uma rede …
Metagrafo é o grafo que ajuda a desenhar grafos de mesma classe, ou categoria, envolvendo um gupo semelhamte ou similar de conceitos … reproduzir contextos.
Permite analisar instâncias de grafos ou contextos, análise de meios e fins para solução de problemas envolvendo múltiplas alternativas e restrições de tempo, em ambientes aleatórios.
O grafo pode ser desdobrado em mapas mental, mapa conceitual, diagrama de fluxo de dados, representações geométricas, mapa de tráfego de rede, e assim por diante, e vice versa.
Grafos e Cognição
Grafos permitem detalhar a relação entre sujeitos e objetos do conhecimento.
É uma estrutura de dados para representr a essencialidade de um contexto, sujeito, objeto de conhecimento e relações.
Representa conceitos (nós de uma rede ) e relações (conexões entre nós).
Provê uma visão gráfica.
É um mapa de caminhos.
Representa um contexto com sujeitos, objetos e suas relações, visíveis e “invisíveis” (não essenciais numa dada perspectiva ou instância, ou ocorrência).
A flexibilidade e simplicidade do grafo o torna a ferramenta idel para modelar contextos, e servir de linguagem universal para que todos entendam, sejam pessoas, sejam computadors, de tal form que falem a mesma língua, sem necessidade de transduções e traduções.
Sendo o grafo uma estrutura maleável, com nós e relações que podem ser facilmente modelados, visibilizados, ampliados ou reduzidos, é “extremamente ideal” para modelagem de ambientes aleatórios e aprendizagem ativa do sujeito (eu e você).
A busca é mais fácil
A repetição espaçada
Compreensão
Fluência
Vale mais do que mil palavras
LER
Escrver memorizar
Colocar a informação na tona
Trazer o onconsciente parao consciente muito mais rápido
Todos os pontos mo mapa devem estar interconectados
Permite distinguir a relevância de cada questão para um contexto e medr distâncias enytre conceitos
O mapa pode ser usado paramemorizar e analisar em vários momentos
Meios e fins …
Caminhoa mínimoa
Máximos
Teoria de grafos
Colocar no computador
Inteligência artificial
Qual a diferença entre o mapa conceitual para o mental?
Qual a importância da teoria de grafos no novo contexto cognitivo, baseado no construtivismo?
APROVEITAR TODOS OS BENEFÍCIOS DA TEORIA DE GRAFOS.
Teoria de Grafos nas aprendizagem e mudança como ferramenta de conhecimento descritivo e procedural.
A aprendizagem construtivista usa técnicas diferentes.
Ela pergunta se tenho esses meios, como obter esses fins? Ou se tenho esses fins, como obter esses meioo?
Como resposta, teremos uma multiplicidade de caminhos e para a situação corrente (contexto|) poderemos escolher essa ou essa, por exemplo.
É dinâmico e extremamente circunstancial!
O mais importante é o posicional do sujeito perante a situação.
O ROTEAMENTO, MAPEAMENTO,.
Analogia a rede de pacotes e vantagens semelhantes.
Grafos permitem expandir o horizonte de analogias, tal como feitas aqui.
Um conceito leva ao outro …
São proposições, que são conexões entre conceitos.
Os grafos permitem “tricotar” conceitos.
O tricô é um bom exemplo de grafo e o estado mental que ele gera.
Basta ver uma pessoa tricotando, o seu sempnbante extremamente concentrado.
Grafos tem efeiro noa adultos como os celeulares que atualmente e infelizmente os bebês e adilescentes usam hoje.
Grafos estão na base da IA – Inteligência Artificial que – ensina computadores a aprender e se especializar como os humanos.
Permitem ensinar computadores, mas antes ensinam os homens.Grafos são as ferramentas da vez para aprender IA e aprender a aprender comn um computador e alinhado com as novas tecnologias.
Aprender a Aprender para ensinar humanos e computadores.
Praticamente falando, grafos permitem trabalharmos numa linguagem sintética, alto nível. Entendida por computadores e humanos.
Estão na base da IE e é uma forma nova e abrangente para direcionar a nossa f9rma de pensar para usar computadores, pensar de forma algorítmica, conectando o pensamento qualitativo (humano) com o pensamento quantitativo.
Uma nova e antiga forma de trabalhar e aprender on the job!
Onde os procedimentos e ferramentas, de uma forma geral teorias e práticas são explicadas e memorizadas e cognitivamente suportadas por grafos.
Redefinindo grafos no contexto cognitivo
É uma ferramenta para expressar o conhecimento usando conceitos, relacionamentos e proposições gráficas de tal forma que humanos e computadores entendam.
O objetivo é gerar maior velocidade de compreensão, que significa “qualidade do conhecimento”, que traduz também ganho de inteligência.
Essas e outrasquestões que poderíamos gastar mais do que um livro descrevendo, podem ser capatadas pelo grafo na sua essência, basta que todos os pontos do grafo sejam conectados com consiustência e vltados para a realidade dos fatos.
Grafos traduzem fatos em conceitos.
Cria uma nova linguagem Humana e artificial.
Tal como o ditado: Uma imagem vale mais do que mil palavras, o garfo vale mais do que muitas representações textuais e experiências.
A experiência está no fato de poder ser usado e explorado em qualquer situação do contexto de trabalho, já que ele explora processo e “na oassan” contweúdos.
O bom grafo sai de uma ambiente de trabalho para o outro com grande facilidade. Com diferenças de termos.
Ou seja mantem conteúdo procedural e serve como ferramenta de construção, compartilhamento e transferência de conhecimento.
Um ponto importante é que no quesito “ conhecimento tácito”, fruto do exercício do fazer” o gráfo como ferramenta on the jobátua como uma podersa ferramenta metacognitiva, para conectar conhecimento próximos ou distantes.
É então, incomparavelmente mais efetivo para a transferência dde conhecimento tácito e compreensão”, uma área de grande estudo e interesse e mexe com as fronteiras paradigmáticas da educação e formas de aprender.
A longo de vários “sumários gráficos”, pouco a pouco, mas cada vez mais rápido, é possível criar um sistema cognitivo empresarial inovador, criativo, inovativo e de alto desempenho.