Análisar contexto na empresa é estudar, imaginar e visualizar o todo, cenários, situações de negócios, estratégias de venda, marketing e resolução de problemas … pensar global para agir local.
É uma análise sistemática do cenário em que a empresa está inserida, que pode ser sintetizada nas seguintes etapas:
identificação
classificação
organização
interpretação
consolidação
comunicação
São várias perspectivas através das quais se pode ampliar a visão do negócio, suas oportunidades e desafios.
Provê visão do “leão da montanha” ou visão privilegiada das situações, para antever mudanças e ganhar vantagem competitiva.
Check List
Métodos de Análise de Contextos
Existem vários métodos para visualizar contextos e desenvolver o pensamento estratégico.
Holístico … focar na visão integral ao invés na visão de suas peças individuais; capturar e preservar visão maior ou universal da realidade; analisar nuances contextuais ao objeto do conhecimento; práticar a observação de dados em sua totalidade, em vez de focar apenas em informações individuais; reconhecer a natureza complexa e multidimensional do assunto ou objeto do conhecimento investigado; capturar uma compreensão abrangente incorporada de várias dimensões, como fatores sociais, culturais, econômicos, ambientais e psicológicos.
Paradigmático … representar o exemplo típico ou modelo de algo ou padrão a ser seguido, sustentar o estudo de um campo científico para organizar o conhecimento; apresenta a concepção de que “um paradigma, é aquilo que os membros de uma comunidade ou empresa partilham.
Futurista … projetar cenários para o futuro com base em dados, pesquisas, tendências e o comportamento da sociedade; coletar informações, inovações, pesquisas e números; desenvolver capacidade analítica, a fim de interpretar os dados e identificar tendências.
Helicóptero … visualizar caminhos … mapear escopo que delimita fronteiras e componentes, relações e fluxos de informações, tal como imaginar e visualizar “uma floresta de cima”; visão topológica; visão rápida; panorâmica; visão de fora para dentro.
Periférico … visão contraposta a visão de helicóptero, com o o objetivo de vizualizar o seu entorno além do foco; é uma visão de dentro para fora, aplicada também à pequenos movimentos, como “subir numa escada e olhar acima do muro”.
Crítico … saber comutar visões, usar mapas de contextos e suas várias perspectivas como listadas aqui, saber se posicionar no mapa, usar o mapa de forma inteligente, tomar decisões e avaliar caminhos e resultados; olhar 360oavaliar e julgar, saber separar os componentes objetivos e subjetivos, baseado no contexto que muda o tempo todo; saber transitar intra e inter contextos; explorar a visão e análise dual.
Top Down … visão de cima para baixo, hierárquica, não linear (não sequencial no tempo) dedutiva, regras gerais determinam regras específicas, organizacional, analítica, divisão do todo em partes, todo domina as partes; em contraposição com a “visão bottom up”.
Bottom Up … é a visão linear (sequencial no tempo), que detalha um deterninado caminho, pensamento indutivo, dregras de contexto menor dominam as regras de contexto maior; em contraposição à “visão top down”.
De Fora para Dentro … visão do ambiente externo (mercado) para o interno (empresa), foco nas interações com o cliente, identificação de oportunidades e ameaças; visualização da cadeia de valor na perspectiva do cliente; mapear a utilidade da marca nos vários pontos de interface com o mercado, criar modelos e medidas para interpretar a experiência do ponto de vista externo para o interno; ganhar “visão outside”, formular proposta de valor, razão de existir, atributos de valor principais para motivar o mercado a comprar ofertas da empresa; em contraposição a “visão de dentro para fora”.
De Dentro para Fora … visão do ambiente interno (empresa) para o externo, foco nos processos, modelos, métodos, ferramentas para transformare e otimizar recursos para desenvolver produtos, serviços, soluções e ofertas de marketing; análise de forças e fraquezas frente à oportunidades e ameaça; em contraposição a visão de fora para dentro”
Circunstancial … evidenciar fatos, situações do contexto; visão 5W2H ( o que, porquê, quem, quando, onde, como, quanto); analisar e avaliar o comportamento de sistemas e pessoas; buscar fatos que justifiquem uma proposta ou crença ou verdade de uma afirmação; visão detalhada, minusciosa ou particular; para fixar ou descrever algo no tempo e espaço.
Situacional … enfatizar o papel e influência dos fatores contextuais no comportamento e mudanças de líderes, liderados e situações de negócios; selecionar melhores medidas e planos de referência para as situações estratégicas do modelo de negócio da empresa, fazer análise de SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), contrapor visões do sujeito e da estrutura da tarefa, prover insumos para a avaliação de objetivos, formulação de metas e estratégias situacionais, características ou motivações internas.
Condicional … natureza da pessoa ou objeto frente á uma situação e contexto específicos, maneira de viver resultante das circunstâncias; situação ou estado da pessoa ou objeto num certo momento ou período; circunstância necessária para prever a ocorrência de um fato ou situação específica.
Check List
Métodos de Análise de Contextos
Existem vários métodos para visualizar contextos e desenvolver o pensamento estratégico.
Holístico … focar na visão integral ao invés das partes.
Paradigmático … representar o modelo ou padrão de algo a ser seguido.
Futurista … projetar cenários para o futuro com base em dados, pesquisas, tendências.
Helicóptero … visualizar de cima para baixo rapidamente escopo, caminhos, fronteiras, posicionamento, topologia.
Periférico … visualizar de dentro para fora o entorno além do foco.
Crítico … separar componentes objetivos e subjetivos do contexto, para avaliar e julgar.
Top Down … visualizar de cima para baixo, hierárquica, contraposta a “visão botton up”.
Botton Up … visão linear (sequencial no tempo), que detalha um determinado caminho, pensamento indutivo, regras no contexto menor dominam as regras de contexto maior; em contraposição à “visão top down”.
Situacional … prover insumos para a avaliação de objetivos, formulação de metas e estratégias situacionais, características ou motivações internas.
- De Fora para Dentro … visão do ambiente externo (mercado) para o interno (empresa).
- De Dentro para Fora … visão do ambiente interno (empresa) para o externo.
Circunstancial … evidenciar fatos, situações do contexto; visão 5W2H ( o que, porquê, quem, quando, onde, como, quanto).
Condicional … analisar o sujeito ou objeto frente a situações e circunstâncias possíveis e específicas, para prever a ocorrência de um fato ou situação específica.
De uma forma geral usamos uma combinação desses métodos quando analisamos contextos.
Cada tipo de visão acrescenta perspectivas diferentes, em várias “camadas de significância”, compondo uma visão 360o .
Esses vários modos de pensar desenvolvem a criatividade e inovação do sujeito.
Ajuda a fazer analogias, descobertats, deduzir do geral para o específico e induzir novas informações, no específico para o geral;
Analisar contextos, abre e mapeia novas oportunidades, caminhos e estratégias de se atingir objetivos coletivos de forma articulada, sincronizada e em rede.
De uma forma geral usamos uma combinação desses métodos quando analisamos contextos.
Cada tipo de visão acrescenta perspectivas diferentes, em várias “camadas de significância”, compondo uma visão 360o .
Esses vários modos de pensar desenvolvem a criatividade e inovação do sujeito.
Ajuda a fazer analogias, descobertats, deduzir do geral para o específico e induzir novas informações, no específico para o geral;
Analisar contextos, abre e mapeia novas oportunidades, caminhos e estratégias de se atingir objetivos coletivos de forma articulada, sincronizada e em rede.
Mercado (ou assunto) que se deseja analisar e focar todas as técnicas de análise no que foi definido. Um assunto, por exemplo, pode ser uma ideia de produto recentemente proposta.
Análise de tendências … Análise de fatores macroambientais no ambiente externo de um negócio, também chamada de análise PEST
Na análise de negócios , a análise PEST (“política, econômica, sociocultural e tecnológica”) descreve uma estrutura de fatores macroambientais utilizados no componente de varredura ambiental da gestão estratégica .
Faz parte de uma análise do ambiente externo na realização de uma análise estratégica ou de uma pesquisa de mercado e fornece uma visão geral dos diferentes fatores macroambientais a serem levados em consideração.
É uma ferramenta estratégica para compreender o crescimento ou declínio do mercado, a posição do negócio, o potencial e a direção das operações.
Análise do Concorrência
Análise competitiva é um essencial da estratégia da empresa
Normalmente inserida na análise de SWOT.
Análise comparartiva de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças com principais competidores
modelos de negócio
contexto estratégico ofensivo e defensivo.
Afastar a subjetividade, impressões, conjecturas informais e individuais.
Reduzir o risco de pontos “cegos” competitivos.
Permear os vários estágios dos processos de negócios e avaliar
utilidade
Análise de contexto visa otimizar experiência, significância, tempo, aprender mais rápido, economizar energia , ganhar vantagem competitiva e uma cadeia de outros valores que você queira acrescentar a essa lista.
Por outro lado significa alocar tempo para a gestão e análise metacognitiva do planejamento, desempenho, controle e ajustes de tarefas e modos de refletir e pensar a empresa,.
Sempre lembrar que uma boa estratégia tem como uma de suas característica o “foco” inserido no contexto
Analisar contexto é selecionar os melhores caminhos alternativos (meios) para se alcançar um fim.
A contextualização está na base da compreensão, aprendizagem conceitual, explicação, cooperação, trabalho em time.
Contextualizar é um pensamento de nível superior.
Exige pensamento crítico e desenvolve o “ser epistêmico”.
É insumo para vários processos mentais (cognitivo – emocional), como formulação de objetivo, análise de situação, estabelecimento de metas, formulação de estratégias e planos, resolução de problema, tomada de decisão de compra e venda.
A análise de contexto tem alta correlação com inteligência emocional.
Seu “uso basal”, ajuda a tomar decisões num “piscar de olhos”, mapear comportamentos, atitudes e intensões para prever futuros comportamentos.
A habilidade de análisar contextos é dependente: 1) da quantidade de experiências que vivemos e 2) dos métodos e ferramentas de gestão de trabalho e aprendizado que temos acesso.