A ferramenta qualitativa tem o propósito de orientar pessoas e empresas aplicar métodos qualitativos (não numéricos e não estatísticos) aos modelos e processos, de forma integrada e com desempenho controlado.
Fazendo uma analogia com ferramentas físicas, como chave de fenda, alicate, martelo, etc, que “usam alavancas físicas”, as ferramentas qualitativas usam alavancas mentais, cognitivas, emocionais, agregadas às técnicas.
Feramentas qualitativas incorporam fatores subjetivos, à objetividade do método de pesquisa.
Tais como, opiniões, valores, atitudes, significados e percepções.
São representadas princípos que o formulam.
São explicados via mapas conceituais, princípios, relações, caminhos, alternativas,escolhas, meios e fins,; via grafos, imagens, que facilitam a cognição (atenção, percepção, memória, pensament, linguagem, aprendizagem, compreensão (entender as relações de causa e efeito e ganhar autonomia para interpretar e resolver classes de problemas, iprogresso das mudanças.
Qualificar significa atribuir uma qualidade ou conceito … enumerar características identificadoras das coisas, pessoas, tarefas, ofertas, etc.
Transformar, interpretar, aumentar o significado das informações … compreender comportamentos, contextos, notas, entrevistas, fotografias, registros, lembretes, relações causais ( de causa e efeito )… explicar fenômenos em seu contexto natural.
( … obs .. estamos particularmente interessados em “fenômenos empresariais”…)
Dar mais importância a significação … qualidade, associação do novo conhecimento com o conhecimento corrente, ao invés de aspectos quantitativos( números, percentuais, estatísticas, generalizações.
Os resultados da análise qualitativa procuram explicar … e não quantificar fenômenos e … não são capazes de serem generalizados estatisticamente.
Princípios da Análise Qualitativa
Um princípio é uma verdade ou proposição fundamental que serve de base para um sistema de crenças ou comportamento ou uma cadeia de raciocínio.
Princípios funcionam como guias de comportamento ou avaliação.
Princípios são regras essenciais para a construção de sistemas recomendadas que devem ser seguidas.
Princípios de sistemas são características essenciais do sistema, refletem a finalidade projetada do sistema.
A operação e uso eficaz depende de todos os princípios.
Um sistema pode ser explicitamente baseado e implementado a partir de um documento de princípios.
Princípios da Pesquisa Qualitativa
Conduzir a pesquisa no ambiente natural.
O pesquisador é a ferramenta chave da coleta de dados.
Aplicar múltiplos métodos para perceber as várias perspectivas.
Raciocínar de forma complexa.
Transitar mentalmente entre dedução e indução.
Visualizar as várias perspectivas das pessoas participantes do contexto.