O conhecimento é uma combinação organizada de dados, assimilados com um conjunto de regras, procedimentos e operações aprendidos por meio de experiência e prática.
Uma hierarquia de conhecimento modelada de forma piramidal, tal como da figura, representa de forma simples e clara componentes essenciais da estrutura do conhecimento … e existem várias outras representações.
Com “um sentido”, o conhecimento é um “significado” construído pela mente que causa uma mudança de comportamento … e “sem um sentido”, o conhecimento é informação, ou dado.
Olhando na perspectiva dual (contrapolo), é somente por meio da significação, associação e contextualização, que a informação se torna conhecimento e a sua capacidade de interpretar o contexto.
Então, a distinção entre informação e conhecimento depende da pessoa, o usuário que processa a informação (eu, você) para transformá-la em conhecimento.
O sujeito é causa e efeito da mudança, além do ambiente externo.
O homem é produto do meio e interfere nele, é “criador e é criatura” ao mesmo tempo.
O Conhecimento … dependente do contexto, uma vez que ‘significados’ são interpretados em referência a um paradigma particular … o ambiente externo ao sujeito influi e provoca mudanças de fora para dentro.
A Sabedoria … é o conhecimento adquirido e refinado ao longo dos tempos; equilibra o racional e emocional; é sensato, crítico, ponderado … fruto da “reflexão mediada”; exige conhecimento filosófico e científico acumulados pela experiência; e com maior capacidade de comprender as pessoas e a realidade e iluminar os caminhos das pessoas.
Informação e Conhecimento são Recursos Diferentes
Informação e conhecimento são recursos diferentes dos outros tipos de recursos das empresas.
A gestão da “informação e do conhecimento como produto”, significa que dados, informação, conhecimento e competência são tratados como ativo, recursos geradores de receita e custos … mas com características distintas.
Principais diferenças …
Agregação … informação e conhecimento estão “sempre” agregados a outros produto ou serviços.
Intangíbilidade … a informação e o conhecimento é intangível (abstrato), subjetivo, seu uso é bem diferente do uso de recursos tangíveis ou físicos … e são muitas diferenças que precisam ser exploradas para diferenciar a gestão do produto informação – conhecimento.
Espacialização … recursos tangíveis são escassos, precisam ser transportados, distribuídos ou “espacializados”, já a informação e o conhecimento não são espacializados … não ocupam espaço .
Pessoalidade … dados podem ser transformados em informação pelo homem, artefatos, ferramentas, máquinas inteligentes, o conhecimento é transformado apenas por pessoas, embora a IA busque quebrar essas barreira.
Valor … conhecimento é o recurso de maior valor na empresa; o segundo são informações e o terceitro são os dados; se não usado com o tempo e num local específico, perde valor; se não usado, deteriora.
Limites … o conhecimento não tem limites.
Crescimento … o conhecimento cresce com o uso.
Relevância … a sociedade de bens e serviço dá maior relevância ao conhecimento do que de habilidades manuais / físicas.
Criar, compartilhar e usar conhecimento estão entre as mais importantes atividades e habilidades de quase qualquer pessoa em quase qualquer empresa.