O que é QoS – Quality of Service – e quais são as classes e parâmetros de desempenho que o definem?
Quality of Service ( QoS ) é um recurso avançado de rede de serviços IP – Internet Protocol – que prioriza o tráfego para dispositivos aplicações críticas, que exigem garantia de serviços, como jogos online, portas LAN Ethernet ou endereços MAC especificados para minimizar o impacto da largura de banda ocupada.
O congestionamento é um requisito importante a ser controlado em redes.
Quando o tráfego aumenta muito, os roteadores começam a perder pacotes –
Várias são as causas de congestionamentos: memória insuficiente de roteadores, CPUs de roteadores lentas, linhas de baixa capacidade de transmissão, e outras. O controle do congestionamento é necessário para o desempenho de redes, mas não é suficiente. Outros requisitos devem ser também atendidos:
- Confiabilidade – erro de pacotes;
- Retardo – Tempo de propagação do pacote;
- Jitter (Variância) – variância de tempo de propagação entre pacotes;
- Largura de Banda – taxa de transmissão de pacotes.
O conjunto desses parâmetros definem o QoS – Qualidade de Serviço, que variará para diferentes aplicações.
Existem várias técnicas para QoS, que são usadas de forma combinada. A mais utilizada atualmente é baseada em classes de serviços. As classes de serviço são definidas para suportar diferentes tipos de aplicações. Os pacotes de clientes que entram no “domínio de uma administração de serviços” incluem um campo Tipo de Serviço. Neste tipo de esquema não é exigido nenhuma configuração antecipada, nenhuma reserva de recursos e nenhuma negociação fim-a-fim para cada fluxo de dados, como ocorre no caso de serviços integrados, tornando os serviços diferenciados fáceis de serem implantados. Nos serviços diferenciados, cada serviço obtém seus recursos e suas garantias segundo a classe e os recursos que lhe estiverem reservados e que não podem ser tirados por pacotes de outras classes.
Até logo!