Plano é o “espelho da gestão”.
O plano traduz a capacidade do indivíduo e empresa de projetar o futuro, sintetizar, alinhar e sincronizar intensões, objetivos, estratégias, recursos, para atingir metas.
É um componente de gestão fundamentalpara garantir intensões, comportamentos e desempenho na execução de tarefas.
“Digas teu plano que eu te direi quem és”.
“Pessoas ou empresas sem planos são barcos sem leme”
“Planos exigem intelecto e são frutos do processo de gestão”.
Bons planejadores e processos de gestão, avaliam propósito, objetivos, situação, metas, estratégias execução das tarefas, explicitam indicadores de controle, que todos devem compreender e monitorar, para prover autonomia controlada na excução.
Planos precisam ser precisam ser simples, apresentados num formato enxuto, objetivo, prático, mnemônico, com alta qualidade de compreensão, que permita comunicação e leitura ativa(interativa),.
Planos sãoprojetados par facitar executar as tarefas de forma esperada, alinhada e síncrona, com foco central na uma proposta de valor da empresa.
Planos educam e alinham estratégias, táticas e técnicas e geram trabalho cooperado em time e em rede, com alto desempenho e dentro das faixas de tolerância de serviço e qualidade.
Planos são “fotos da gestão” para registrar os ciclos; são documentos vivos, usados e aprimorados em todas as fases da gestão – planejamento, execução, controle e ajuste.
Plano é uma ferramenta voltada para atingir a excelência técnica para a execução de tarefas.
O plano do ciclo passado seu histórico, resultados e ajustes são insumos do ciclo corrente.
O ciclo de gestão corrente tem o compromisso de superar o desempenho do o ciclo passado e gera ajustes para o plano do ciclo seguinte.
Um dos objetivos da gestão é gerar planos cada vez melhores que suportem execuções cada vez mais primorozas e excelentes.