O mapa de gestão e indicadores de desempenho destaca o papel fundamental e central dos indicadores de desempenho no processo de gestão modelado aqui em 9 passos.
O monitoramento operacional da empresa, mede, controla e ajusta as mudanças do indicadores de desempenho operacional definidos no planejamento estratégico.
Planejamento estratégico e modelo operacional são lados de uma mesma moeda.
Os Indicadores descrevem as mudanças operacionais, orienta e faz com que as pessoas, funcionários, parceiros, clientes, interessados, prestem atenção nas intensões declaradas e resultados da empresa.
Indicadores operacionais são acompanhados de metainformações que explicam informações, intensões, objetivos, metas, desejos de cada indicador.
Qualidade do Planejamento e Operação
A seleção e uso dos indicadores revela a qualidade do planejamento e operação da empresa.
Indicadores de desempenho permitem contextualizar situações, analisar, tomar decisões e orientar as pessoas sobre o estado de mudança e o que fazer, porque fazer, quando fazer, onde fazer, como e quanto.
Toda a empresa medir a sua qualidade = realização / expectativa e os indicadores operacionais permitem isso.
Além disso, a qualidade pode ser alcançada e controlada pelo monitoramento de indicadores que depende de: coletar indicadores de forma direta, simples, flexível, econômica à todas as pessoas alvo.
Indicadoress operacionais expressam o pensamento estratégico, tático e operaciona da empres … conectam a teoria (estratégico e tático) com a prática (operacional).
Como Planejar e Monitorar Indicadores Operacionais
O planejamento de indicadores operacionais pode ser modelado por indicadores qualitativos.
Foco em Mudança … preparar para mudanças na empresa; redirecionar recursos, processos, orçamento, alteram o modelo de negócio e operação da empresa ou o modelo da tarefa; tem característica holística – empacota vários indicadores de desempenho diferentes, que podem ser técnicos, cognitivos e emocionais; pode se referir ao escopo de um projeto; são formalmente introduzidas e aprovadas, podem incluir: evolução contínua da tecnologia, revisões internas de processos, resposta a crises, mudanças na procura dos clientes, pressão competitiva, aquisições e fusões e reestruturação organizacional.
Foco em Tarefa … o monitoramento empresarial e seus indicadores deve se concentrar em tarefas ou unidade de trabalho; simplificadamente falando, a empresa é composta por conjunto de tarefas.
Rede de indicadores … qualquer indicador deve ser conceituado e contextualizado de forma integrada com os outros indicadores da empresa; para não deixar “buracos gerenciais”.
Parametrização … indicadores são insumos de modelagens e simulações matemáticas e computacionais; parametrizações explicitam tradeoffs (relações de causa e efeito) entre indicadors de mudanças, aprofundam a aprendizagem, previsibilidade, preditibilidade, reprodutiidades sobre mudanças específicas; são insumos para o uso da inteligência artificial e computação em rede.
Maturidade Técnica … outro aspecto estratégico da gestão, é medir o estágio evolutivo da tarefa (projeto ou empresa) para atingir uma hierarquia de objetivos e indicadores ao longo do tempo; visa facilitar o desempenho da gestão de longo prazo e alinhamento organizacional; modelar e monitorar projetos ou tarefas em estágios. ajuda a evidenciar o papel central e estratégico, tático e operacional, das tarefas.
Modelo de Negócio … descreve como o negócio funciona na teoria, seus componentes e relações – proposta de valor, ofertas, parceiros, recursos, atividades, canal, relacionamento, segmentos de mercado, estrutura de custo e receitas; monitorar e controlar a direção de um negócio a longo prazo; cenário competitivo e ajustar a estratégia do negócio conforme necessário; tem como contraparte o modelo operacional.
Modelo Operacional … descreve como o modelo de negócio funciona na prática; a cadeia de valor interna; como deve funconar o controle de tarefas diárias, como logística, desenvolvimento e transformação de recursos em bens e serviços, distribuição e entrega; inclui atividades como rastreamento da produção, monitoramento dos níveis de estoque e controle de despesas; foco no curto prazo, objetivos operacionais imediatos; tem como contraparte o modelo de negócio.
Monitoramento Operacional … garantir que o modelo operacional funcione diariamente – sistema de coleta medidas; análise, identificação de padrões, desvios e resultados de indicadores de desempenho; avaliar a qualidade das previsões de demanda, dimensionamento de ofertas, recursos, escalas de trabalho, faixas de tolerância, limites de eficiência e segurança; geração de relatórios e recomendações de melhorias.
Características dos Indicadores Operacionais
Nome … identificar como o indicador deve ser referenciado, conhecido e acionado dentro das categorias de indicadores na empresa.
Grupo de Medidas … descrever a expressão ou instrução de como fazer os cálculos ou interpretações do indicador.
Contexto temporal … descrever a expressão de mudança de posicionamento e propriedades do indicaor no tempo; histórico de padrões, tendências e sazonalidades.
Descrição … enumerar as características do indicador: ( estratégico, tático, operacional, qualitativo, híbrido, quantitativo)
Formato … descrever a estrutura que molda e agrega o conteúdo da informação, que pode ser: texto, número, percentual, imagem, variável, vetor, matriz, fila, lista, grafo, árvore..
Meta do indicador … informar número ou cálculo que retorna o valor ou referência para cálculo ou comparação de valor.
Indicador pai … posicionr o indicador na estrutura e hierarquia de indicadores de desempenho envolvidos.
Fonte … pessoa e empresa responsável pela divulgação da informação.
Estado … expressar o “estado de gestão” do indicador, num momento especificado (síntese do posicionamento no contexto).
Gráfico de estado … elemento visual que fornece uma indicação rápida do status do indicador.
Histórico de dados … coleção de dados monitorados sobre o indicador e suas relações com outros indicadores.
Tendência … expressão que avalia o valor do indicador ao longo do tempo.
Gráfico de Tendência … elemento visual que fornece a indicação rápida da tendência do indicador.
Valor … expressão numérica que retorna o valor real do indicador.
Peso … expressão numérica que atribui uma importância relativa ao indicador.
Observação … coleção de dados relacionados ao indicador, coletadas por indivíduos.
Metainformações
Metainformações descrevem pontos de atenção sobre o propósito, contexto, ambiente, uso, controle e ajustes, do ambiente e pessoas para o monitoramento de desempenho de indicadores de desempenho.
As propriedades listadas são exemplos de metainformações ou metaindicadores associados ao indicador de desempenho.
Funcionam tal como a “bula do remédio”, não foca em fornecer as características do conteúdo do indicador em si.
Se preocupa na estrutura, em acrescentar uma “faceta” julgada importante como dimensão para a empresa “aprender a aprender” sobre o indicador de desempenho.
Acrescenta informações qualitativas para o melhor encaixe e aprimoramento do indicador na empresa.
Avalia e detalha o uso estratégico, tático, operacional, cognitivo e emocional do indicador.
Foca na utilidade do indicador para a pessoa e empresa.
Contêm tudo julgado necessário, suficiente e diferenciado, para despertar a atenção de indivíduos e times, para os fundamentos teóricos e práticos do indicador para a tarefa.
A aplicação efetiva de um indicador de desempenho chave, envolve esforço cíclico e continuado de gestão PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes.