A análise é um dos componentes fundamentais da gestão de processos e recursos.
Veja uma lista de principais tipos de análise usados na empresa:
- Análise de Clientes Ideais – identificar os clientes ideais dos seguimentos mais lucrativos para focar as atividades de marketing e vendas.
- Análise de Dados – transformar dados em informação para suportar a tomada de decisão e fazer previsões; coletar, avaliar qualidade, normalizar, resumir estatisticamente a amostra de dados, comparar com outra amostras do histórico de dados, identificar padrões, fazer previsões, integrar os dados de diferentes origens para uma visualização unificada e mais prática, para que sua empresa possa tomar decisões melhores e mais rápidas.
- Análise de Desempenho – avaliar os fatores de desempenho de um processo, tradeoffs, previsões e balanceamento para atingir metas.
- Avaliar Desempenho … modelar a equação de desempenho de um processo de negócio; avaliar os tradeoffs entre receita, custo, turn over , margem de lucro, tempo médio de serviço, tempo médio de fila de espera de serviços, carga de trabalho, taxa de conversão.
- Análise Estatística – representar um grupo de dados via um conjunto de métricas estatísticas – media, desvio, distribuição, e outros.
- Análise Estratégica – analisar o sucesso e a sustentabilidade do negócio no longo prazo.
- Análise Financeira – compreender, simular e comparar estratégias financeiras.
- Análise de Informações – transformar informações em conhecimento.
- Análise de Mercado – pesquisar e identificar os segmentos mais lucrativos para a sua empresa.
- Análise de Mix de Produto – definir a melhor mistura 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processos e Evidências Físicas.
- Análise de Meios e fins – é um um tipo de análise de gaps para analisar o contexto e o objetivo e à partir daí, os meios disponíveis (recursos) e melhores caminhos, à partir da situação corrente.
- Análise de Necessidades – ou analise gaps ou análise lacunas para avaliar o desempenho de uma unidade de negócios para determinar se os requisitos ou objetivos de negócios estão sendo atendidos e, caso contrário, quais etapas devem ser tomadas para alcançá-los; muito usado em resolução de problemas e técnicas de investigação de necessidades nos processos e abordagens de venda.
- Análise de Negócio – analisar a estratégia e viabilidade econômica e financeira do negócio.
- Análise de Modelo de Negócios – analisar os componentes e relacionamentos essenciais para representar e simular o negócio
- Análise da Oferta – analisar os recursos que compôem a oferta 7P – produto, preço, promoção, praça, pessoa, processo e evidÇeicas físicas.
- Análise de Problema – identificar as variáveis e relações de compromisso que resolvem um problema ou tomada de decisão.
- Análise de Problema … descrever detalhadamente o contexto do problema – situação, hierarquia de problemas, implicação e imagem de solução ; dividir o problema em partes menores, mapear a hierarquia de causas e efeitos dos problemas e identificar a causa raiz de todos os problemas para basear as alternativas de soluções viáveis.
- Análise de Proposta de Valor – formular estratégias de marketing e vendas para informar por que comprar com você, ao invés de seus concorrentes.
- Analise Qualitativa … usar ferramentas cognitivas para aplicar técnicas de pensamento, raciocínio, lógica, sentidos, subjetividade, percepção, observação de forma direta e pessoal, para descrever, compreender, resolver problemas de negócios, comunicar. argumentar, justificar valor de forma não numérica e sim explicativa; complementar a análise quantitativa.
- Analise Quantitativa … saber usar a ciência de dados e computação para coletar grandes volumes de dados, usar estatística, modelos, métricas … para entender, descrever e fazer previsões de comportamentos e resultados à partir dos dados; complementar a análise qualitativa.
- Análise Qualitativa x Quantitativa – argumentos e conclusões x formulas matemáticas e estatísticas.
- Análise de Risco – propor estratégias de mitigação de riscos baseadas na probabilidade de um evento acontecer e seus efeitos.
- Análise do ROI – analisar o valor de uma solução em termos do indicador finananceiro ROI; avaliar e comparar o retorno financeiro de projetos e soluções, avaliando custos reduzidos, custos evitados, aumento de receita, custo da solução.
- Análise de SWOT – avaliar competitividade, forças, fraquezas, ameaças, oportunidades e propor estratégias viáveis.
- Analise de Tradeoffs – análise compreender relações de causa e efeito e compromissos entre as variáveis de desempenho de um sistema, usando modelos matemáticos ou histórico de dados; fazer simulações, previsões de desempenho e tomar decisões de curto prazo; é uma ferramenta muita usada em de análise gráfica de gaps e de meios e fins para descrever as principais relações de causa e efeito em indicadores de desempenho e resultados específicos.
- Análise de Tradeoff – identificar padrões de relações de compromisso entre variáveis / indicadores de um sistema ou processo e fazer previsões.
- Análise de Valor – racionalizar ou formular o valor de uma solução em termos de Benefícios, Custos e Riscos.
- Autodiagnóstico –